Campos e QuadrasTênis

Copa Davis começa nesta sexta-feira para Brasil e Barbados

Atletas prontos para o desafio. Crédito: Luiz Candido, CBT

A estreia da Copa Davis está marcada para esta sexta-feira em Criciúma (SC). A partir das 12h, na Sociedade Recreativa Mampituba, Brasil e Barbados dão início ao duelo válido pelo Zonal Americano I da competição. Número 2 do Brasil, João Menezes abre o confronto diante de Darian King, principal tenista do país caribenho. Na sequência, Thiago Monteiro, número 1 do Brasil, duela contra Haydn Lewis.

A ordem dos confrontos foi definida nesta quinta-feira, durante o sorteio promovido pela Federação Internacional de Tênis (ITF). O duelo tem sequência no sábado, a partir das 11h. A ordem é a seguinte: Marcelo Melo/Bruno Soares x Darian King/Haydn Lewis; Thiago Monteiro x Darian King; e João Menezes x Haydn Lewis.

“Sempre existe o frio na barriga de jogar pela primeira vez alguma coisa, mas é aquele frio na barriga gostoso, que todo atleta anseia por isso. Tem que tirar proveito e fazer isso virar motivação. Jogando em casa, com apoio da torcida, temos tudo para desempenhar bem”, destaca o mineiro João Menezes, estreante em duelos na Copa Davis.

O frio na barriga não é exclusividade de quem vai encarar a competição pela primeira vez. Mais experiente, o cearense Thiago Monteiro é membro da equipe desde 2016 e fará sua 12ª partida pelo torneio. “Jogar a Copa Davis é a realização de um sonho. Todo atleta quando começa quer chegar aqui, quer jogar um Grand Slam, representar o país. Então, tento fazer valer o máximo possível essa oportunidade, desde a semana de treinamentos até os jogos”, afirma.

Nas duplas, o Brasil contará mais uma vez com a parceria Melo/Soares. Juntos, eles atuaram em 16 partidas na Copa Davis, com um histórico de 12 vitórias e quatro derrotas. No sábado, eles irão colocar a experiência dentro de quadra para tentar ajudar o país mais uma vez.

“Estamos jogando em casa, nas condições que a gente escolheu e quer jogar. Chegamos com antecedência para nos adaptar ao que vamos encontrar no fim de semana. A gente vem treinando super bem, toda a equipe está fazendo um grande trabalho e a expectativa é muito positiva”, diz Bruno Soares. “Jogar a Copa Davis é muito importante, é algo que sempre colocamos como prioridade no calendário. Fico feliz, tenho aquele frio na barriga, ao mesmo tempo fico muito contente porque não temos muitas oportunidades de jogar no Brasil”, completa Marcelo Melo.

O vencedor do duelo entre Brasil e Barbados irá avançar para o World Qualifiers, que será disputado em março do próximo ano. O vencedor deste confronto tem a chance de chegar ao Grupo Mundial da Copa Davis, em novembro, em Madrid.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.