Campos e QuadrasVôlei de Praia

CIRCUITO BRASILEIRO: Vila Velha (ES) recebe primeiro Open da temporada 19/20

Arena montada na Praia da Costa recebe as principais duplas da modalidade no país e com entrada franca ao público

As areias da Praia da Costa, em Vila Velha (ES) já estão acostumadas a receberem grandes eventos esportivos. E, nesta semana, a partir desta quarta-feira (25.09), um dos principais balneários do Espírito Santo receberá as maiores feras do vôlei de praia nacional na primeira etapa Open do Circuito Brasileiro 2019/2020.

Um dos principais polos da modalidade no Brasil, o Espírito Santo já revelou diversos nomes de destaque para o cenário mundial. Saíram do estado medalhas olímpicas com Alison (ouro e prata), Fábio Luiz (prata) e Larissa (bronze), além de medalhas de campeonato mundiais com o trio já mencionado, além de Loiola, melhor jogador da década de 90 e atualmente técnico, André Stein e Lili.

Na temporada passada, Vila Velha recebeu a segunda etapa, em outubro de 2018, com títulos para Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), que se sagraram campeãs brasileiras, e Guto/Saymon (RJ/MS). Agora, a cidade inaugura mais um Circuito, o 29° da história, com a participação de nomes importantes do voleibol de praia do estado, como o campeão olímpico Alison e o campeão mundial André Stein.

Campeão brasileiro na temporada 2018/2019, o carioca Evandro joga ao lado de Bruno Schmidt, campeão olímpico, nascido no Distrito Federal, mas radicado em Vila Velha. A dupla é a cabeça de chave número um na etapa que abre a temporada. Para o bloqueador de 2,10m a motivação para o recomeço do Circuito Brasileiro é grande.

“Este torneio acontece logo depois de uma sequência longa de eventos do Circuito Mundial. A gente chega um pouco desgastado, mas sabemos que a frente temos grandes desafios ainda por vir. Tivemos um período de descanso nas últimas semanas e chegamos aqui muito motivados. O Bruno está jogando em casa, então, automaticamente, eu também me sinto em casa. Vamos nos dedicar ao máximo para começar da melhor forma esta nova temporada nacional”, contou Evandro.

A competição conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino).

No naipe masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Ricardo/Vítor Felipe (BA/PB), Oscar/Pedro Solberg (RJ), Thiago/Guto (SC/RJ), Arthur Lanci/Saymon (PR/MS), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), André/George (ES/PB), Fernandão/Luciano (ES), Moisés/Harley (BA/DF), Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Bruno/Averaldo (AM/TO), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Arthur/Adrielson (MS/PR) e Anderson Melo/Felipe Cavazin (RJ/PR).

Já no torneio feminino, as 16 duplas pré-classificadas são Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Taiana/Talita (CE/AL), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Tainá/Victoria (SE/MS), Carol Horta/Ângela (CE/DF), Josi/Juliana (SC/CE), Andrezza/Neide (AM/AL), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Andressa/Diana (PB/RJ), Érica Freitas/Val (MG/RJ), Aline/Juliana Simões (SC/PR), Rafaela/Índia (PA), Izabel/Thati (PA/PB), Verena/Hegê (CE) e Thamela/Ingridh (ES/PR).

Os jogos da fase de grupos, a partir de quinta-feira (26.09), terão transmissão ao vivo pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (28.09), a partir das 20h, e domingo (28.09), a partir das 10h30.

A segunda parada do Brasileiro ocorre em Cuiabá (MT), de 23 a 27 de outubro. A terceira etapa, em novembro de 2019 e as outras quatro a serem realizadas no primeiro semestre de 2020 ainda terão datas e cidades divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.