Escalada

Escalada de Velocidade acontece neste domingo (12), em Niterói (RJ)

Crédito: Renato Vasconcelos

Aberta ao público, competição será ao lado do Teatro Popular, no centro da cidade, a partir das 10h

Foi dada a largada! A Escalada de Velocidade traz disputas de tirar o fôlego para abrir o ano de estreia da modalidade em Jogos Olímpicos. Neste sábado, as atletas brasileiras fizeram suas tomadas de tempo e conheceram suas adversárias de amanhã. Com os dois melhores tempos, Luana Riscado (13s88) e Camila Macedo (16s83) se enfrentam na primeira bateria, enquanto Camila Flores (17s00) disputa uma vaga na semifinal contra a russa Elizaveta Ivanova.

Nesta manhã de sábado com sensação de quase 40ºC (talvez mais), os demais atletas também estrearam no paredão instalado ao lado do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. Com entrada gratuita a competição será realizada neste domingo (12), a partir das 10h.

Dona do melhor tempo entre as brasileiras, Luana destacou a qualidade das vias e projetou uma briga pelo pódio neste domingo, “as expectativas para amanhã são altas. Espero melhorar ainda mais o meu tempo e, de repente, ganhar um pódio. É mais difícil escalar debaixo do sol, mas a textura da via está bem boa e não vamos ter problema”.

Escalada de Velocidade traz uma estrutura inédita para o Brasil, com parede e agarras de padrão internacional e atletas de elite no cenário mundial. O evento reúne nomes como os brasileiros Cesar Grosso (brasileiro mais bem colocado no ranking mundial na IFSC) e Camila Macedo (atual campeã brasileira de Velocidade); os russos Vladislav Deulin (atual campeão europeu) e Stanislav Kokorin (campeão mundial em 2010); e a polonesa Aleksandra Kalucka (quinta colocada no último Mundial).

Líder do ranking mundial de Velocidade, Deulin também traz boas expectativas para o domingo: “Eu escalei hoje pela primeira vez. A parede estava com uma aderência boa, as agarras são ótimas, então vai dar para fazer um tempo rápido amanhã”.

Além dos duelos entre Luana e Camila Macedo e Camila Flores e Elizaveta Ivanova, a competição feminina terá o confronto entre a russa Mariia Krasavina e a polonesa Aleksandra Kalucka. No masculino, os brasileiros César Grosso e Lucca Macedo abrem a disputa, que também conta com os duelos Stanislav Kokorin (Rússia) x Konstantyn Pavlenko (Ucrânia) e Vladislav Deulin (Rússia) x Danny Valencia (Equador). O melhor tempo entre os vencedores vai direto à final, enquanto os outros atletas disputam a outra vaga em uma semifinal.

Formato da competição

Para a realização da Escalada de Velocidade será instalado um paredão de 15 metros, com inclinação de 5º negativos. Duas vias idênticas em superfície texturizada, os atletas se enfrentam de dois em dois e quem chegar ao topo da parede de 15 metros no menor tempo avança para a etapa seguinte.

SERVIÇO

Escalada de Velocidade

Quando: domingo (12), a partir das 10h

Onde: Teatro Popular, no Caminho Niemeyer

(Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ)

Entrada gratuita

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.