Covid 19

Como praticar seu esporte em tempos de covid-19

Não há necessidade de interromper a sua atividade física

Muito se está falando desse tal coronavírus na mídia e que já suspendeu o esporte pelo mundo em pleno ano olímpico. Mas e você que pratica atividades físicas com regularidade. O que você deve fazer? Se isolar do mundo e virar um eremita? Ou continuar como pode?

Muita calma nessa hora! O mundo não está perdido e apenas passando por uma situação bem complicada. Você deve continuar seus treinos por ser uma questão de saúde e certamente parar vai fazer você perder todo o seu condicionamento. Mas será necessário uma série de adaptações para seguir daqui em diante.

1- Evite aglomerações

Se você se sente melhor treinando em grupo, é hora de pensar em uma nova estratégia e passar a treinar sozinho. O convício social é algo a ser evitado nesse momento. O Covid 19 é uma doença que se espalha muito rapidamente. Ela é como uma gripe, uma tosse ou um espirro próximo a você sem proteção é a chance de você ser infectado. Evite esportes coletivos e prefira individuais como a corrida, triatlô e outras que possam ser praticadas a céu aberto.

2- Devo evitar academias?

Ela é um local de aglomeração por ser fechada. Logo, deve ser evitada e caso seja sua única opção, você deve sempre que utilizar algum aparelho passar aquele paninho com álcool antes e depois e o principal: NÃO REVEZE aparelho com outra pessoa.

3- É possível fazer os mesmos exercícios da academia em casa?

Sim! É possível! Existem diversos aplicativos nas lojas do Google e da apple, bem como vídeos no youtube ensinando alguns exercícios que possam ser feitos em casa. Mas o melhor é sempre consultar algum treinador para que ele não seja feito de forma errada.

4- Existe alguma alimentação mágica que pode evitar essa doença?

“Só se comer a grama da arábia que só eu vendo.”. Ouviu esse papo? caia fora! Nada melhor que nossa comida do dia a dia para manter a nossa imunidade funcionando. Se tiver dúvidas, procure algum nutricionista!

5- Tinha aquela corrida marcada e ela foi cancelada ou ainda pode ser. O que eu faço?

Por se tratar de uma pandemia mundial, as aglomerações devem ser evitadas e o cancelamento é para o bem de todos. Provavelmente ou você estava no seu pico de treinamento ou numa fase mais avançada e não poderá fazer muita coisa. A nossa sugestão é você entrar em período de manutenção até a situação se normalizar, o que pode ser apenas no segundo semestre e embolar com outra programada. Converse com o seu treinador e procure ter apenas o prazer em correr.

6- Como vai ficar a situação dos atletas olímpicos/paralímpicos?

Se você está sendo prejudicado, imagina eles que tem a principal competição marcada para daqui há quatro meses e nem sabem se poderão ou não participar?

7- Se for proibido fazer atividade física na rua?

Fora a sugestões que já demos de fazer exercício em casa, vai ser o momento de tirar uma grana e comprar uma esteira para correr em casa.

O Esportes de A à Z seguirá nesses momentos mais difíceis com outra programação, mas sempre que preciso, informaremos o que fazer nesses tempos nebulosos. Siga a gente em nossas redes sociais

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.