Campos e Quadras

Rio de Janeiro vai receber três competições de atletismo

Crédito: Divulgação/Governo do Rio

O Rio de Janeiro volta a ser sede de importantes competições de atletismo em 2022, dentre elas o XLI Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, a principal competição de clubes da América Latina, que será realizado de 23 a 26 de junho. O Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, ainda receberá o GP Brasil do Continental World Tour, com atletas brasileiros e estrangeiros, dia 1º de maio, e o Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, com jovens talentos das Américas, de 3 a 5 de junho. 

O anúncio foi feito pelo governador do Estado do Rio Cláudio Castro em cerimônia realizada nesta terça-feira (15/2), no Palácio Guanabara, em que também participaram o secretário de Estado de Esporte e Lazer Gutemberg Fonseca, o presidente da Sul-Americana de Atletismo e integrante da Associação Pan-Americana (APA) Hélio Gesta de Melo, o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos, o CEO da CBAt Claudio Castilho, o presidente da Federação Estadual Rio de Atletismo Robson Maia, Nelson Rocha, diretor Técnico da Ferat, e Marilette Casale, presidente da Associação dos Veteranos de Atletismo do Rio de Janeiro. 

O evento contou também com a presença da campeã olímpica Maurren Maggi, dos medalhistas olímpicos Rosangela Santos, Arnaldo Oliveira e Robson Caetano, ídolos do atletismo nacional. E ainda dos atletas Chayenne da Silva e Gabriel Constantino, dos treinadores Marsele Machado, Vânia Valentino e de representantes do atletismo paralímpico.

O Rio realizou o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em maio, evento-teste, para as provas da Olimpíada do Rio, ambos em 2016 – Thiago Braz conquistou o ouro no salto com vara no Engenhão.

O Troféu Brasil do Atletismo teve uma sede no Rio em 2009 – o Engenhão recebeu 700 atletas -, mas compartilhada com a cidade de Bragança Paulista (SP), onde foram realizados o decatlo, o heptatlo e o lançamento do martelo. O último Troféu Brasil feito exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro foi em 2002, há vinte anos. O Troféu Brasil é a principal competição de clubes da América Latina e fecha a qualificação para o Mundial do Oregon, em Eugene, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho, a principal competição do calendário internacional do ano.

O convênio para a realização dos eventos é de R$ 2,3 milhões, mais o repasse de R$ 300 mil para a Ferat realizar eventos estaduais, por meio da CBAt. “E todo esse movimento também tem a participação da Prefeitura do Rio, com o Engenhão, que pode usar algumas datas no estádio e essas datas serão cedidas ao atletismo”, explicou Wlamir Motta Campos.

O governador ainda falou sobre o projeto para recuperar o Célio de Barros e o Júlio Delamare, instalações esportivas do Complexo do Maracanã, e da criação do Bolsa Atleta do Governo do Estado (regulamentada pelo Decreto nº 47.949, de 9/2/2022) para atletas residentes no Rio.

“A Lei de Incentivo ao Esporte é a melhor maneira para que grandes eventos como esses procurem o Rio de Janeiro novamente. Continuaremos trazendo esses eventos de volta ao Estado e cuidando das instalações esportivas fluminenses. Esses espaços têm que ser usados por atletas, paratletas, crianças e jovens de projetos sociais”, disse o governador Cláudio Castro.

“Estou muito feliz porque é a conclusão de um processo, uma articulação exitosa feita pela CBAt e o Governo do Rio. Esses grandes eventos nacional e internacionais no Rio tem um poder catalisador grande de fomentar o atletismo não só no Rio de Janeiro, mas em todo o País e o poder de mostrar para o mercado a força do atletismo tendo em vista que nós realizaremos essas competições no Engenhão, transmitidas pelo Canal Olímpico e talvez por uma rede aberta de TV. O poder de trazer novos atletas, novas equipes, de mostrar a força da modalidade vai se refletir a curto, médio e longo prazos no número de praticantes, de equipes e nos negócios do atletismo”, ressaltou Wlamir Motta Campos. 

Informou ainda que a recuperação do Célio de Barros deverá ser feita em parceria entre os Governos do Rio e Federal. “O Estado tem interesse em ‘repatriar’ atletas fluminenses. Temos também a ideia de criar uma equipe de alto rendimento no Rio que pudesse ter os atletas e treinadores”, disse Wlamir. 

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Allan Oliveira é vice-campeão em Indaiatuba (SP) e se prepara para Grand Slams

AllanOliveira, número 12 do mundo, natural de Santos (SP), atleta do Arena Ibirapuera, em São…

2 dias ago

Centenário clube do Juventus, em São Paulo, sedia torneio internacional de Beach Tennis em maio

O Clube Atlético Juventus, que comemora 100 anos nesta temporada, irá sediar pela primeira vez…

4 dias ago

Atleta de Itatiba (SP), Maria Gilli, de apenas 15 anos, leva seu primeiro título profissional, em Indaiatuba

Atleta de Itatiba (SP), jovem de 15 anos, Maria Gilli, da Beach Sports Assessoria, a…

6 dias ago

Definidos os campeões da etapa de Mogi das Cruzes (SP) do Circuito Beach Tennis

Evento vai até o domingo, 21, na academia Eco Balena Foto: Campeões do Masculino e…

1 semana ago

Vice-campeão Mundial, Ralff Abreu dá clínicas em Passo Fundo (RS) nesta sexta e sábado

Ralff Abreu, niteroiense e ex-top 10 mundial, vice-campeão mundial pelo Brasil em 2017, está em…

2 semanas ago

Com 600 atletas, Mogi das Cruzes (SP) recebe quinta etapa do Circuito Beach Tennis a partir desta sexta

Começa nesta sexta-feira, 19, a partir das 8h, a disputa da quinta etapa do Circuito…

2 semanas ago