Curling

Curling (2)

Brasil tenta se manter vivo na busca por uma vaga no Mundial de Curling

Após duas derrotas nas duas primeiras partidas, a equipe brasileira de Curling Masculina e Feminina precisa vencer a partida deste sábado para manter viva a chance de classificação para a Copa do Mundo da modalidade.

O campeonato mundial de Curling acontece anualmente e conta com 12 equipes. A região das Américas classifica apenas duas equipes. Como o Canadá ficou em melhor colocação no campeonato de 2016 a disputa pela outra vaga ficou entre a seleção brasileira e a americana. Desde a criação da Federação Mundial de Curling apenas Canadá e Estados Unidos representaram as Américas. 

Dado o tamanho do desafio da equipe brasileira é hora de falar sobre os confrontos deste primeiro dia.

Masculino

Os norte-americanos iniciaram anotando quatro pontos na rodada. Nas duas rodadas seguintes a equipe brasileira conseguiu anotar um ponto, deixando a partida em 4-2. Na quarta rodada a equipe americana conseguiu anotar novamente 2 pontos e abrir a vantagem para 6-2. O Brasil conseguiu nova pontuação quinta rodada. As equipes trocaram pontos únicos nas rodadas seguintes finalidades com os americanos finalizando a vitória com um double takeout para marcar dois pontos no oitavo

* EUA (John Shuster)                     400 201 02x x – 9

  Brasil (Marcelo Mello)                 011 010 10x x – 4

 

Feminino 

Depois de um primeiro jogo histórico no qual a equipe feminina dos Estados Unidos continuou a não dar chances para a equipe brasileira. A equipe comanda Nina Roth começou de forma agressiva e logo após duas rodas já liderava a partida por 5 pontos e manteve o controle por toda a partida para conquistar uma vitória de 12-2.

EUA (Nina Roth)                            140 410 2xx x – 12

*Brasil (Aline Goncalves)             001 001 0xx x – 2

*última pedra na primeira rodada (Martelo)

 

Calendário de Jogos (horário de Brasília)

Jogo 1 – 27/01 – Brasil x EUA (Feminino 2x16 / Masculino 6x8)

Jogo 2 – 27/01 – Brasil x EUA (Feminino 2x12 / Masculino 4x9)

Jogo 3 – 28/01 – 15h00 – Brasil x EUA

Jogo 4 – 28/01 – 23h00 – Brasil x EUA (se necessário)

Jogo 5 – 29/01 – 13h00 – Brasil x EUA (se necessário)

 

Live scores are available for all games via www.usacurl.org.

Brasil desafia EUA no America's Challenge de Curling

Após dois anos, a Seleção Brasileira de Curling volta a desafiar os Estados Unidos por uma vaga no Mundial da modalidade – e dessa vez com presença dos times masculino e feminino. O America’s Challenge de 2017 acontece entre 27 e 29 de janeiro no Clube de Curling de Duluth, no estado norte-americano de Minnesota.

Os jogos começam nesta sexta-feira, 27, a partir das 18h30 (horário de Brasília). As partidas dos homens e mulheres acontecem no mesmo horário, mas em pistas diferentes (veja cronograma abaixo). Disputado em uma série de cinco confrontos, o America’s Challenge é a competição que define o segundo representante do continente no Mundial por equipes em 2017 – o Canadá fica com a primeira vaga por estar melhor colocado no ranking internacional.

A lista de convocados da seleção brasileira foi definida após o Campeonato Brasileiro de Curling em novembro de 2016. A equipe masculina é composta por Marcio Cerquinho, Filipe Nunes, Marcelo Mello e Scott McMullan, com Sergio Mitsuo como reserva. No feminino, foram convocadas as atletas Isis Oliveira, Anne Shibuyu, Aline Lima e Alessandra Barros – Luciana Barrella é reserva. A convocação e os treinamentos ficaram sob responsabilidade do técnico canadense Robbie Gallaugher.

Esta é a quarta vez que o Brasil desafia os Estados Unidos no America’s Challenge. Anteriormente, o país participou com o time masculino em 2009, 2010 e 2015, com derrotas de 3 x 0 em todas as ocasiões.

Preparação

No último fim de semana, a seleção brasileira de curling competiu em dois bonspiels (torneios de curta duração). Os homens participaram do Manitoba Open, em Winnipeg (Canadá), e, pela primeira vez, conseguiram chegar às quartas de final da competição com uma campanha de três vitórias e três derrotas. Já o time feminino esteve presente no Marpole Women’s Open em Vancouver e foi eliminado na primeira fase.

 

Os rivais

Os Estados Unidos convocaram duas de suas equipes mais fortes para enfrentar o Brasil no America’s Challenge de Curling. No feminino, Nina Roth e sua equipe representam a seleção norte-americana na disputa. Campeã nacional em 2014 e vice-campeã em 2016, Nina terá a companhia de Tabitha Peterson, Aileen Geving, Becca Hamilton e Cory Christensen (reserva).

No masculino, os Estados Unidos serão representados pelo time John Shuster, campeão norte-americano em 2015 e vice em 2016. A equipe, composta por Tyler George, Matt Hamilton, John Landsteiner e Joe Polo (reserva), também conquistou a medalha de bronze no Mundial de 2016.

 

Calendário de Jogos (horário de Brasília)

Jogo 1 – 27/01 – 18h30 – Brasil x EUA

Jogo 2 – 27/01 – 23h30 – Brasil x EUA

Jogo 3 – 28/01 – 15h00 – Brasil x EUA

Jogo 4 – 28/01 – 23h00 – Brasil x EUA (se necessário)

Jogo 5 – 29/01 – 13h00 – Brasil x EUA (se necessário)

 

As partidas terão cobertura em tempo real nos sites www.usacurl.org e www.curlingzone.com

Tagged sob
Assinar este feed RSS