fbpx

Corrida de Rua

Corrida de Rua (251)

Que tal passar 60 dias correndo sem parar?

Essa é para você que gosta de correr todos os dias. Já pensou em participar de uma corrida por 60 dias seguidos? Mas olha só: Tem que ser duas maratonas por dia e você tem que somar 5 mil km no final. Você está maluco? Existe essa prova? Ela existe e vai acontecer na Grécia e tem um brasileiro nessa disputa.

De Itaboraí, na região metropolitana do Rio, o atleta Cleberton Souza que ano passado foi o vencedor dos 1000km - Brasil está com participação confirmada nessa competição que acontece num percurso de 1km no entorno do estádio Hellinikon em Atenas. Ele se junta a outros cinco atletas que já estão inscritos na mesma prova que acontecerá de 12 de outubro até 12 de dezembro.

“Esta é uma daquelas metas que a gente não faz a mínima ideia de como vai alcançar, mas pelo que aprendi na 1000Km Brasil acredito que poderei completar. Na 1000Km eu corri uma média de 106km por dia com apenas 18 diárias para correr em um circuito difícil com subidas, descidas, poças de água, lama e muitas pedras. Na Grécia precisarei correr 84km por dia com 24h disponíveis em pista. Acredito que com um bom plano de descanso chegarei aos 5000km” – Comenta sobre a prova.

Mas como todo e qualquer corredor, Cleber começou a correr em 2010 e já estreou direto na corrida mais famosa do Brasil a da São Silvestre em São Paulo. A maratona veio pouco tempo depois e em 2016 estreou nas ultramaratonas e numa corrida em Sana, chegou em 3º lugar e começou a frequentar o pódio nessas provas.

Para encarar estes 60 dias correndo, Cleberton está treinando bastante e participará novamente dos 1000km - Brasil antes de partir para Grécia. Por lá, ele estará sozinho sem apoio nenhum e apenas no coração para chegar a marca dos 5000 km

Maratona do Rio apresenta as medalhas de 2019

A Maratona do Rio, que espera receber mais de 40 mil corredores, nos dias 22 e 23 de junho, apresentou hoje as medalhas oficiais da edição 2019.  Todos os concluintes das provas de 5k, 10k, 21k, 42k, Desafio Cidade Maravilhosa (21k + 42k) e da Maratoninha Gloob irão receber a tão cobiçada medalha da competição.

“As medalhas são uma tradição muito forte da corrida e todo ano buscamos inovar. Cada uma delas carrega a história do corredor, independente da distância. São muitos obstáculos superados. Serão aproximadamente 40 mil medalhas que traduzem todo o orgulho e a satisfação de cada pessoa responsável por esse evento que cresce a cada ano”, avalia João Traven, sócio-diretor da Spiridon Eventos, que organiza a Maratona do Rio ao lado da Dream Factory.

Concebidas em formas geométricas, com design minimalista e refinado, as medalhas remetem, na prática, ao encaixe e à união dos atletas e provas. Retratando esta ideia, as medalhas de 21k, 42k e a do Desafio Cidade Maravilhosa se encaixam entre si.

 As inscrições para as distâncias disponíveis estão abertas até o dia 07 de junho e poderão ser feitas através do site www.maratonadorio.com.br. Clientes dos programas de fidelidade Petrobras Premmia, Livelo, Dotz e TudoAzul podem trocar seus pontos por inscrição nas etapas da Maratona do Rio. Para maiores informações, acesse: http://bit.ly/2VKjI8x

IAAF 24:1 - Global Running Day será atração neste domingo

Domingo, dia 2 de junho, é dia de celebrar a milha, uma das mais tradicionais e importantes distâncias do atletismo mundial. Pelo segundo ano consecutivo, a  capital paulista será uma das sedes do IAAF 24:1 – Global Running Day, ao lado de outras 22 cidades espalhadas ao redor do mundo, em todos os continentes. O evento acontecerá no dia 2 de junho, a partir das 10h30, na pista de Atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.

O Global Day, em sua quarta edição, é tradicionalmente comemorado em 6 de junho, mas as corridas serão no dia 2 porque este ano a comemoração será durante a semana de 1 a 7/6 com eventos distintos. A abertura oficial da semana acontecerá em Lanzhou, na China, no dia 1º de junho de 2019 e no dia 7 será o fechamento com a Corrida em Mônaco.

Em São Paulo, desta vez, a prova será na pista de atletismo do Ibirapuera – ano passado foi no Vale do Anhangabaú,  no Centro Histórico, da cidade. Serão 14 largadas a cada 15 minutos, respeitando o desempenho de cada participante. O percurso terá uma milha e cerca de 600 competidores. A entrega de kits será das  9h às 12h no mesmo local no dia da prova.

A lista de cidades inclui Melbourne (AUS), Birmingham (GBR), Tóquio (JAP), Pequim (CHN), Nova  Deli (IND), Istambul (TUR), Milão (ITA), Los Angeles (EUA), Santiago (CHI), Havana (CUB), Bogotá (COL), Querétaro (MEX), entre tantas outras ao redor do planeta. A etapa brasileira do IAAF 24:1 terá, mais uma vez, a colaboração da Maratona de São Paulo e a Yescom organizará a etapa de São Paulo.

O IAAF 24:1 – Global Running Day é uma iniciativa da Federação Internacional de Atletismo – IAAF e organização da Yescom.

 

Mais informações no site www.yescom.com.br/run24-1/2019  

Reta final do Last Mile: corredores têm até final de junho para participar do desafio

O desafio “Last Mile” está chegando em sua reta final. Até o dia 30 de junho, todos os corredores do Strava que completarem provas de 21k ou 42k – e inserirem os dados das provas na plataforma – poderão participar da ação que visa incentivar à prática do esporte a jovens corredores por meio de parcerias com sete instituições selecionadas mundo afora.
 
Como funciona? Qualquer atleta do Strava que completar uma maratona ou meia-maratona e percorrer sua última milha (1,6km) com sua melhor parcial, automaticamente irá liberar uma doação de R$40,00 para uma organização sem fins lucrativos. Aqui no Brasil, o Instituto HF – Atletismo para todos, sediado em Belo Horizonte (Minas Gerais), será a instituição contemplada.
 
O Strava é a maior plataforma voltada para prática de esportes do mundo, com uma comunidade de mais de 40 milhões de atletas, que compartilharam mais de 2 bilhões de atividades em 195 países. Apenas de 1% a 3% dos corredores na plataforma conseguem fazer da sua última milha a mais rápida em atividades completas de maratona ou meia maratona, mas essa meta é algo que está ao alcance de todos os corredores. 
 
Para participar do desafio, é preciso acessar o site www.strava.com/lastmile e sincronizar com a conta do Strava. Quando for gravar a atividade, é importante que marque como ‘corrida’ para se qualificar para o desafio. Além de contribuir para o desenvolvimento do esporte, todo participante do Last Mile receberá um teste gratuito de 30 dias do Summit, a versão paga do Strava.
 
Agora, é só ficar de olho no calendário de provas e participar. O Strava aproveitou e já listou as principais competições de junho:
 
42k
02 de junho >> Maratona de Porto Alegre
23 de junho >> 42k de Floripa
23 de junho >> Maratona do Rio
 
21k
02 de junho >> Maratona de Porto Alegre
23 de junho >> Meia de Floripa
22 de junho >> Meia-Maratona do Rio
 

Maratona com arte: inscrições abertas para concurso que irá eleger três artes que serão expostas na cidade do Rio

A Maratona do Rio 2019 contará com a 4ª edição da Maratona com Arte. Neste ano, o desafio será ainda maior, pois as artes escolhidas serão expostas na cidade do Rio de Janeiro, através de tênis gigantes. Os participantes deverão se inscrever e enviar sua arte pelo site www.maratonacomarte.com.br, até dia 24 de maio.O objetivo deste concurso é dar protagonismo ao olhar do artista, seja ele o corredor, torcedor ou morador, através de uma exposição de imagens das obras de artistas amadores sobre o tema “Maratona que move” em parceria com a Maratona do Rio.

A Maratona com Arte pretende contribuir com a democratização do acesso à cultura, transbordando a prática da atividade física e estimulando a criatividade das pessoas por meio de diferentes expressões artísticas. 

É imprescindível que a obra seja autoral, inédita, original e ligada ao tema proposto. Além de enviar a arte que pode ser feita através de imagem, pintura, arte, arte 3D, desenho realizado com programas de computador, grafite, gravuras ou desenhos em geral, o participante também deverá enviar uma lista, denominada playlist, com cinco músicas que estejam alinhadas com a proposta visual e que façam parte da biblioteca de alguma plataforma de streaming.

A fase de envio de trabalhos abre nesta segunda-feira (13.05) e segue até as 23h59 do dia 24 de maio. E seguida, será aberta uma votação popular de 25 a 28 de maio, quando serão definidas as 15 melhores artes. Na segunda etapa, as imagens mais votadas pelo público serão avaliadas por uma curadoria que envolve diretores de arte, criação e organizadores da Maratona do Rio, que definirão os três vencedores do concurso. O resultado saíra no dia 31 deste mês. 

As três artes escolhidas se juntarão a outras três produzidas por artistas convidados pela organização. As artes irão customizar tênis gigantes que ficarão expostos na cidade do Rio de Janeiro ao longo do mês de junho.

Mais informações Maratona com Arte:

- Acesse www.maratonacomarte.com.br;

- Clique em Envie Sua Arte, preencha o formulário e faça o upload da sua imagem ou da imagem do seu trabalho até o dia até 23h59 do dia 24/05/2019;

- Em até 24h a imagem será incluída na galeria (desde que cumpra os requisitos do regulamento);

- A partir do dia 25 de maio você já pode começar a pedir votos aos amigos. A votação popular termina dia 28 de maio;

- Avaliação da comissão julgadora será de 29/05 a 31/05. 

  

Maratona Internacional de São Paulo 2020 já está com inscrições abertas

Uma das principais provas do calendário nacional de corridas de rua, a Maratona Internacional de São Paulo já se prepara para usa edição de 2020. A prova será Bronze Label da IAAF e acontecerá no dia 5 de abril, com largada para a Maratona e Meia Maratona na Praça Charles Miller, no Pacaembu, e chegada no Ibirapuera, enquanto para a prova de 5K largada e chegada serão no Ibirapuera. As inscrições para a 26ª edição estão abertas e poderão ser feitas no site oficial, www.maratonadesaopaulo.com.br. 

A abertura das inscrições terá preços promocionais. No primeiro lote, os interessados poderão confirmar presença com duas opções: Promo, R$ 90,00 (sem camiseta), e Básica, R$130,00 (com camiseta). O pagamento poderá ser feito no boleto ou em até duas vezes no cartão de crédito.

Prova com selo Bronze da IAAF, a Maratona Internacional de São Paulo passa pelas principais ruas e avenidas da cidade. A organização, juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Secretaria de Esportes, fará ajustes no percurso para torná-lo mais rápido e agradável para os participantes. Os detalhes dos três percursos estarão publicados em breve no site da prova.

Inscrições esgotadas para a Meia Maratona Olympikus

Ainda faltam mais de dois meses para a Maratona do Rio, mas as inscrições para a prova de 21k, a Meia Maratona Olympikus, já estão esgotadas. A tradicional prova será disputada no sábado, dia 22 de junho, e contará com 14.000 atletas. Porém, as inscrições para as distâncias de 42k, 10k e 5k seguem disponíveis através do site: www.maratonadorio.com.br , além do Desafio Cidade Maravilhosa, que contempla as duas distâncias, de 21k e 42k. 

Também com inscrições abertas, a Maratoninha Gloob acontece no mesmo dia da Meia Maratona Olympikus (22/06), e contará com distâncias de 100 a 800m, para crianças de 3 a 10 anos, que deverão correr junto a um responsável.

“Mais uma vez estamos com as inscrições esgotadas para a Meia Maratona Olympikus mesmo faltando meses para a largada. A Maratona do Rio já faz parte do calendário da cidade e a gente fica muito satisfeito pela grande procura dos corredores não só cariocas, mas de todo Brasil e do mundo. Nossa busca é incessante para que todos os atletas tenham a melhor experiência possível”, disse João Traven, sócio-diretor da Spiridon Eventos.

Na última edição, a Maratona do Rio recebeu 38 mil inscritos de todos os estados brasileiros e de 50 países. Já em 2019, a organização espera receber mais de 40 mil corredores e está trabalhando em melhorias para proporcionar uma ótima experiência para quem vai desfrutar de uma das corridas mais lindas do mundo. A primeira delas foi a mudança da distância de 6km para 5km. A intenção das organizadoras Dream Factory e Spiridon Eventos é criar uma prova ainda mais democrática e com maior fluidez no percurso.  

As inscrições para as distâncias disponíveis estão abertas e poderão ser feitas através do site www.maratonadorio.com.br . 

PROGRAMAÇÃO 

Sábado – 22 de junho de 2019

Meia Maratona Olympikus (21k) e Maratoninha Gloob

Desafio Cidade Maravilhosa (21k) 

Domingo – 23 de junho de 2019

5k, 10k e Maratona do Rio Cosan (42k)

Desafio Cidade Maravilhosa (42k) 

"Estreantes" vencem a 25ª Maratona Internacional de São Paulo

Neste domingo (7), o queniano Kimani Pharis Irungu, que tem qualificação bronze no ranking IAAF, foi o vencedor da Maratona de São Paulo 2019 ao completar os 42 km em 2h18min32seg. A etíope Sifan Melaku Demise, que é atleta ouro no ranking, faturou a vitória no feminino, com o tempo de 2h35min03seg. Os dois atletas africanos fizeram suas estreias na disputa da Maratona de São Paulo, com um grande resultado, e pretendem voltar em 2020, mesmo tendo sentido um pouco as fortes subidas do percurso.

Uma prova com ritmo intenso e puxado, e que contou com diversas subidas que exigiram bastante dos atletas, além de novidades no percurso, em razão da mudanças solicitadas pelos órgão públicos, de um dia abafado e com alta umidade, um pouco de garoa na largada e chegada e que terminou com o pódio totalmente dominado pelos estrangeiros, tanto no masculino, como no feminino. Assim pode ser resumida a 25ª edição da Maratona Internacional de São Paulo.

Kimani e Sifan estavam entre os estrangeiros de elite do ranking ouro, prata e bronze. Vale destacar que a prova também foi seletiva para o "Abbott World Marathon Majors Wanda Age Group World Rankings". A disputa contou com a presença de corredores de alto desempenho técnico, e representantes de nove países: Brasil, Eritréia, Tanzânia, Quênia, Servia, Uganda, Marrocos, Peru e Etiópia.

O queniano de 35 anos, estreante na Maratona de São Paulo, usou a estratégia de se poupar no começo, para depois tentar puxar um ritmo mais forte. Um pelotão com cerca de seis atletas começou a abrir distância do segundo grupo e ditou o ritmo da prova. Kimani estava entre eles, além do compatriota David Kiprono (que ficou em segundo) e do etíope Feleke Darsema (que chegou em terceiro). Os três vieram juntos até quase o fim da prova. Já na chegada ao Ibirapuera, Kimani forçou mais e abriu uma pequena vantagem, para cruzar em primeiro.

"Foi uma prova difícil. Com subidas muito fortes e adversários de alto nível, tanto que viemos juntos o tempo todo, sempre revezando na liderança. Além das subidas, também senti um pouco o clima úmido, mais do que estou acostumado. A maior dificuldade mesmo foi nos trechos íngremes, que exigiram muito da gente. Estou feliz. É um grande resultado, ainda mais porque é minha estreia na prova", comemorou o vencedor.

Aos 19 anos, Sifan Melaku Demise também fez sua primeira participação na Maratona de São Paulo. Ao contrário da prova masculina, a jovem ditou um ritmo mais forte no começo, e depois que abriu vantagem para as concorrentes, na metade da prova, passou a administrar a disputa. Cruzou a linha de chegada sozinha, e com uma vantagem superior a dois minutos para a segunda colocada, a queniana Salome Jerono Biwo. Genet Getaneh Wendimagegnehu, outra atleta da Etiópia, ficou em terceiro. A etíope Sifan não conhecia o percurso, e ressaltou que as subidas foram os pontos mais difíceis.

"Foi uma prova dura. Senti bastante as fortes subidas, onde me poupei mais. Mas quando consegui abrir uma vantagem para minhas concorrentes, passei a administrar, até para cansar menos e me poupar um pouco. Foi uma disputa cansativa, mas estou muito feliz com essa minha primeira vitória aqui em São Paulo", contou a jovem.

Na Meia Maratona, casal vencedor é unido pelas corridas

Na disputa da Meia Maratona, com distância de 21 km, o casal Leonardo Santana de Olinda e Alice Yuri Lima Fonseca comemorou a vitória em dose dupla. Os dois namoram há quatro anos e, sempre que podem, participam juntos das provas. O gosto pelo atletismo e a busca pelos mesmos objetivos acabam unindo ainda mais o casal. Neste domingo puderam comemorar mais um grande resultado, a vitória dele no masculino e dela no feminino na disputa da Meia Maratona, (distância de 21 km).

Resultados 2019 / Maratona 42 km (cinco primeiros):

Masculino
1) Kimani Pharis Irungu (QUE), 2h18min32seg
2) David Kiprono Metto (QUE) 2h18min38seg
3) Feleke Darsema Tulu (ETH), 2h19min01seg
4) Kiplimo Stephen (QUE), 2h19min32seg
5) Pietro Mamu Shaku (ERI), 2h19min33seg

Feminino
1) Sifan Melaku Demise (ETH), 2h35min03seg
2) Salome Jerono Biwot (QUE), 2h37min32seg
3) Genet Getaneh Wendimagegnehu (ETH), 2h37min55seg
4) Faith Jeruto Chemaoi (QUE), 2h40min43seg
5) Gadise Mulu Demissie (ETH), 2h40min53seg

Meia Maratona 21 km (cinco primeiros):

Masculino
1) Leonardo Santana de Olinda (BRA), 1h14min25seg
2) Ronielson Tenorio da Silva (BRA), 1h14min55seg
3) João Roberto Oliveira da Silva (BRA), 1h15min23seg
4) Fabio Cintra Mora (BRA), 1h16min10seg
5) Fabricio Vieira Pereira (BRA), 1h17min07seg

Feminino
1) Alice Yuri Lima Fonseca (BRA), 1h31min35seg
2) Silmara Izidora Modesto (BRA), 1h34min22seg
3) Ana Luiz dos Anjos Gracez (BRA), 1h37min49seg
4) Marcia dos Santos Possari (BRA), 1h38min36seg
5) Fabia Monique (BRA), 1h38min26seg

Correr deixa as pessoas mais felizes

O que te deixa feliz?! Ter mais tempo com seus amigos, fazer novas amizades, sentir-se autoconfiante, estar saudável fisicamente, relaxar e minimizar o estresse da vida cotidiana. As respostas são infinitas, mas para 81% dos participantes de uma pesquisa realizada pelo GEPECOM da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Strava, a corrida é o elo de todos esses caminhos até a felicidade.

Dos em 1.154 participantes da pesquisa, 91% responderam que correr traz qualidade de vida; 59% acreditam que a corrida é uma ótima oportunidade de passar mais tempo com os amigos; 94% veem nessa atividade física um caminho para se manter saudável; e 90% creditam à corrida o motivo para se manterem fisicamente ativos.

Quando o assunto é o sentimento de autoconfiança que a corrida gera em cada pessoa, 80% confirmaram que se sentem assim após correrem. E 90% se sentem menos estressados depois do corre – seja um treino ou uma prova. O questionário foi aplicado aos usuários da rede social com mais de 5 milhões de usuários no Brasil.

Acesse aqui a pesquisa completa realizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Marketing do Esporte (GEPECOM), da USP.

Ainda na mesma pesquisa, em relação ao fato de que correr traz um sentimento de maior felicidade, 92% afirmaram se sentir bem depois de correr e 90% declararam que correr ajuda a aliviar o estresse mental. Os percentuais expressivos não param por aí: 89% responderam que correr deixa o indivíduo mais feliz; 87% que as corridas ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade; e 80% que correr traz um sentimento de autoconfiança.

“A pesquisa do GEPECOM com os usuários do Strava mostrou que um número muito significante de pessoas corre por qualidade de vida, para se sentirem bem e que correr dá para eles sentimento de felicidade e bem estar. Nesse processo de atividades físicas, o Strava se mostrou um importante parceiro do público pesquisado, pois permitiu a seus usuários se relacionarem de imediato com sua rede de contatos”, reforçou Ary Rocco, coordenador do GEPECOM.

Entre os entrevistados, 94% declararam fazer atividades físicas, no mínimo, três vezes por semana. O alto volume de treino entre os usuários do Strava que responderam à pesquisa ajuda a entender o porquê 71% já participaram de, no mínimo, uma prova de corrida de rua. Quando a pergunta foi se a corrida ajuda a mantê-los fisicamente ativos, 90% dos entrevistados disseram que sim, sendo que 72% concordam totalmente e 18% concordam.

No mês da mulher, Maratona do Rio dá desconto de 50% na segunda inscrição

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o maior festival de corrida da América Latina oferece um desconto de 50% para a segunda inscrição das provas de 5 e 10km para as mulheres. As respectivas distâncias serão disputadas no dia 23/06 quando ocorre também a tradicional prova de 42km. Já a Meia Maratona Olympikus e a Maratoninha Gloob serão no sábado (22/06).

 

As inscrições podem ser feitas através do site: www.maratonadorio.com.br e a promoção é válida somente para mulheres até o dia 28 de março ou até as inscrições esgotarem. Em 2018, as mulheres representaram um total 63% dos inscritos para as provas de menor distância: 10 e 6km. Em 2019, a prova de 6km foi substituída pelos 5km, incentivando os iniciantes a se desafiarem para a disputa.

 

No total de 2018, a Maratona do Rio recebeu 38 mil inscritos de todos os estados brasileiros e de 50 países. Para 2019, a organização espera receber mais de 40 mil corredores e já está trabalhando em melhorias para proporcionar uma ótima experiência para quem vai desfrutar de uma das corridas mais lindas do mundo. A primeira delas foi a mudança da distância de 6km para 5km. A intenção das organizadoras Dream Factory e Spiridon Eventos é criar uma prova ainda mais democrática e com maior fluidez no percurso. 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Sábado – 22 de junho de 2019

Meia Maratona Olympikus (21km) e Maratoninha Gloob

 

Domingo – 23 de junho de 2019

5km, 10km e Maratona do Rio (42km)

Assinar este feed RSS