Goalball

Goalball (2)

Copa Brasil de Goalball deste ano terá a participação de nove Estados mais o DF

Paulinho foi destaque nas etapas regionais e está convocado para seleção. Crédito: Bruno Miani/CBDV/Inovafoto
 
 
Após ter cerca de 410 atletas nas cinco etapas regionais, expectativa é que evento nacional receba aproximadamente 120 inscritos. Campeonato acontecerá em Brasília, no mês de novembro.
Após o término dos regionais foram conhecidas as equipes que vão disputar o principal evento de Goalball do país. A Copa Loterias Caixa acontecerá de 06 a 11 de novembro, em Brasília, com a participação das 20 classificadas e a expectativa de receber 120 atletas.
 
Para chegarem ao maior evento de Goalball do país, as equipes precisaram garantir vaga nas etapas regionais. Ao todo foram cinco edições, realizadas nas cidades de Maringá/PR, Santos/SP, Rondonópolis/MT, Vila Velha/ES e Recife/PE. A cidade Paranaense foi a primeira sede, enquanto a pernambucana a última.
 
Cerca de 410 atletas passaram pelos ginásios e puderam ser observados pela comissão técnica da seleção brasileira, presente em todas as competições. O objetivo dessas observações é avaliar o desempenho dos jogadores a fim de conhecer os novos talentos e elaborar a lista de convocação para as fases de treinamento e campeonatos.
 
A próxima competição nacional reunirá as equipes que tiveram mais destaque no primeiro semestre. Serão 12 na categoria masculina e oito na feminina, de nove Estados diferentes mais o Distrito Federal, em busca do título mais importante do país. Confira as participantes:
 
Masculino: Acesa-SC, Adevibel-MG, Apace-PB, Apadv-SP, ASF-DF, AWA-PE, Icemat-MT, IRM-PR, Santos-SP, Sesi-SP, Uniace-DF e Urece-RJ.
 
Feminino: Adevirn-RN, AMC-MT, Apadv-SP, Fases-MG, IRM-PR, Santos-SP, Sesi-SP e Urece-RJ.

Brasil segue na liderança do Ranking Mundial de Goalball nas duas categorias

Em nova atualização da relação das melhores seleções do Mundo divulgada pela IBSA, Brasil mantém domínio na modalidade. O goalball brasileiro segue em alta no cenário mundial. No ranking do mês de abril divulgado nesta quinta-feira (4), pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês), o Brasil aparece na liderança nas duas categorias.
 
A seleção masculina segue no topo da lista desde agosto do ano passado. Logo atrás vem a Lituânia, atual campeã paralímpica, Turquia em terceiro, e China e Estados Unidos que fecham o top cinco.
 
Na categoria feminina o Brasil completou oito meses como líder do ranking. Além da seleção canarinho, China, Turquia, Estados Unidos e Japão aparecem entre as cinco melhores. Fato curioso para a presença de quatro países entre os cinco melhores nas duas categorias. No masculino, a exceção é a Lituânia, e no feminino, o Japão.
 
Para se manter no topo o Brasil tem um compromisso importante neste início de ciclo com a disputa do Campeonato das Américas de Goalball, de 26 de novembro a 03 de dezembro, em São Paulo. A competição vale vaga para o Campeonato Mundial 2018, em Malmo, e para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019.
Assinar este feed RSS