Lutas

Bia Bulcão vence a etapa de São Paulo do Circuito Nacional de Esgrima

Com a vitória, ela se garante no Pré-Olímpico das Américas. Crédito: Washington Alves/COB

Medalhista pan-americana vence a terceira competição nacional do ano e não pode ser mais superada na disputa pela vaga do Brasil

Bia Bulcão confirmou a sua boa fase e foi absoluta em mais uma etapa do Circuito Nacional de Esgrima. Na manhã e tarde deste domingo (15), no ginásio do Clube Paulistano, em São Paulo (SP), a atleta do Esporte Clube Pinheiros venceu a quarta e última etapa do Circuito, se isolando ainda mais no ranking nacional de florete feminino e garantindo a vaga no Pré-Olímpico das Américas, ainda sem data e local definido.

Esta foi a terceira vitória de Bia no Circuito Nacional, em quatro etapas disputadas. Antes, ela tinha vencido no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, além de ter ficado em segundo na primeira etapa de São Paulo. Assim, não pode ser mais superada na briga pela vaga brasileira no Pré-Olímpico, pois só há mais uma competição nacional na temporada, que é o Campeonato Brasileiro.

Bia fez uma boa pule na competição de São Paulo. Classificou-se bem e ficou de bye na fase de 32. Nas oitavas, não encontrou dificuldades para superar Gabriela Magini, do SSJE São Jorge (SP), por 15 a 1, e depois bater, nas quartas, Giovana Bonetti, do Grêmio Náutico União (RS), por 15 a 7. Na semifinal, vitória apertada sobre Talia Calazans, também da equipe gaúcha, por 15 a 13. Na decisão, sua principal adversária na briga pela vaga no Pré-Olímpico, Gabriela Cecchini, outra integrante do time gaúcho. Vitória por 15 a 8.

“Joguei muito bem, estava me sentindo bem. Comecei forte na pule e sabia que isso era importante para pegar uma chave melhor na sequência. Fui experimentando algumas ações e me preparando para o momento decisivo. Na semifinal, encontrei bastante dificuldade, mas o que é normal. Foi importante para entrar ligada na final”, avaliou a campeã.

Além de ser a representante brasileira no Pré-Olímpico, Bia ainda pode obter a vaga nos Jogos de Tóquio 2020 pelo ranking mundial. “O foco agora passa a ser os torneios internacionais e o Mundial Militar, em outubro”, explica a atleta.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Aos 17, Fernanda Maieto quebra barreiras e se torna a atleta mais jovem entre as 50 melhores do mundo

A brasileira Fernanda Maieto, natural de Lins (SP), de apenas 17 anos, entrou oficialmente para…

6 dias ago

Definidos os campeões da 9ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis na Praia de Copacabana

Foram definidos, neste domingo, os campeões da 9ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis,…

1 semana ago

Atleta  da casa, Flávio Arouca leva título em Valinhos (SP) no Beach Tennis – Festival BT e assume o topo do ranking do Circuito

Surpresa na 16ª etapa do CircuitoBeach Tennis, realizada no CT Lucas Sousa, em Valinhos (SP), que…

1 semana ago

Grandes nomes do beach tennis lançam proposta de movimento de união pela profissionalização do esporte

Evento marcou o lançamento oficial do projeto NN! comandado por Samantha Barijan

2 semanas ago

9ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis terá 351 atletas e será jogada neste final de semana em Copacabana

Tudo pronto para a 9ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis, que acontecerá nas quadras…

2 semanas ago

Valinhos (SP) recebe estrelas e mais de 700 atletas para o Beach Tennis – Festival BT a partir desta quinta

A 16ª etapa do Circuito Beach Tennis, realizada no CT Lucas Sousa, em Valinhos (SP),…

2 semanas ago