Indoor

Brasil vira diante da Argentina e conquista o 32º título

Depois de perder os dois primeiros sets, seleção brasileira reage e vence . Crédito: Maurício Palma/Fevochi

Um grupo mesclado, formado por jovens atletas e outros já vencedores, conquistou o 32º título do Brasil no Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei. A seleção brasileira encarou o clássico contra a Argentina na grande final, neste sábado (14.09) e, depois de ser superada nos dois primeiros sets, virou o jogo e fez 3 a 2 (24/26, 22/25, 31/29, 25/20 e 15/13) na Gran Arena Monticello, em Santiago, no Chile.

Para chegar a grande decisão, o Brasil passou pelo Equador, Colômbia e a própria Argentina, ainda pela fase de classificação. Na semifinal, eliminou os donos da casa e, nesta final, foi superior ao grupo argentino.

Além do título que garantiu a seleção brasileira se manter vencedora de todas as edições de Sul-Americano que disputou, o resultado positivo ainda colocou três atletas do Brasil na seleção do campeonato. Leal foi o melhor ponteiro, Flávio, o melhor central e o oposto Alan foi eleito o melhor jogador da competição.

O cubano naturalizado brasileiro Leal comemorou seu primeiro título com a seleção brasileira. “Creio que união do nosso time foi muito importante para conseguirmos essa virada. Demoramos um pouco a entender o jogo, mas, depois, todos jogaram muito bem e estou muito feliz por ter sido campeão com a camisa do Brasil”, afirmou Leal.

Mais experiente da equipe brasileira no Sul-Americano – pela idade (31 anos) e pela quantidade de títulos conquistados ao longo da carreira – Leal fez questão de elogiar a força do grupo. “Viemos com um grupo jovem, montado para jogar essa competição e insisto que a união foi o ponto principal e que fez a diferença para conseguirmos essa vitória”, disse o ponteiro do Brasil.

Capitão da equipe verde e amarela no Campeonato Sul-Americano, o ponteiro campeão olímpico Douglas também falou sobre a importância dessa conquista.

“Saíamos que seria um jogo difícil, uma final de Sul-Americano sempre é difícil e muito importante para o nosso time, quanto mais contra a Argentina, que vem muito forte, com volume e agora uma proposta de forçar o saque, e para nós foi um grande desafio”, comentou.

Responsável pelo último ponto da partida que deu o título ao Brasil, Douglas ainda destacou o valor da experiência vivida por vários atletas que representaram o país neste campeonato. “Para o nosso time, que é muito novo, foi importante adquirir essa grande experiência e saímos com mais energia ainda para os próximos desafios”, concluiu Douglas.

Na semifinal, a seleção brasileira começou a partida com o levantador Fernando Cachopa, o oposto Alan, os centrais Flávio e Isac, os ponteiros Leal e Douglas, e o líbero Thales. Também jogaram o levantador Carísio, o oposto Felipe Roque, os ponteiros Hugo e Victor, e o líbero Maique.

Essa é a 33ª edição do Campeonato Sul-Americano masculino e o Brasil tem 31 títulos – a equipe verde e amarela não disputou a competição em 1964.

Estão com a seleção na disputa do Sul-Americano os levantadores Fernando Cachopa e Carísio; os opostos Alan e Felipe Roque; os centrais Flávio, Isac, Matheus e Cledenilson; os ponteiros Leal, Douglas, Hugo e Victor Cardoso, e os líberos Thales e Maique.

O próximo compromisso da equipe verde e amarela será a Copa do Mundo. A competição será de 30 de setembro a 15 de outubro, no Japão.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Equipe gaúcha confirma pódio na tradicional Cape To Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

Foi encerrado na noite desta terça-feira, 27, a tradicional Cape to Rio, uma das mais…

5 dias ago

Atleta da casa e top 10 mundial, Daniel Mola é campeão ao lado de Leo Branco na primeira etapa do Circuito Beach Tennis em Valinhos (SP)

Foram definidos, neste domingo, os primeiros campeões da nova temporada do Circuito Beach Tennis, o…

1 semana ago

Brasileiros concluem a Cape to Rio e podem conquistar pódio em uma das mais tradicionais regatas do mundo

O Iate Clube do Rio de Janeiro recebe os primeiros barcos da disputa de uma…

2 semanas ago

Trifil lança time no beach tennis e anuncia investimentos em atletas e eventos no Brasil

A Trifil, marca brasileira integrante do Grupo Lupo, um dos maiores grupos do setor têxtil da…

3 semanas ago

Circuito Beach Tennis confirma calendário com novidade e primeira etapa acontece em Valinhos (SP)

Está confirmada a sétima temporada do CircuitoBeachTennis, o maior do país, que teve cerca de 11…

3 semanas ago

Saquarema recebe 3ª edição da Copa dos Municípios de Beach Tennis com recorde de cidades e atletas

A famosa praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), vai receber, neste final de semana, entre…

3 semanas ago