Aquáticos

Medina e Toledo fazem dobradinha de novo em Surf Ranch

Brasileiros disputam a liderança na reta final do circuito

Gabriel levou o título e a liderança do circuito. Crédito: Jackson Van Kirk / WSL via Getty Images

O bicampeão mundial Gabriel Medina foi imbatível mais uma vez nas ondas perfeitas da piscina criada por Kelly Slater no interior da Califórnia e com Filipe Toledo sendo o segundo melhor surfista de novo no Surf Ranch. Medina confirmou o bicampeonato nas primeiras ondas que surfou na rodada final. Começou com a maior nota do evento na esquerda, 9,93, que somou com 8,93 na direita para totalizar 18,86 pontos. Filipe tinha feito 17,33 com 9,63 na direita que lhe garantiu o segundo lugar, mas passa a lycra amarela do ranking do circuito para Medina, porque a vitória valia a liderança no ranking do World Surf League Championship Tour.  

“Foram três dias longos e é incrível conseguir a vitória contra esses caras. Eles são os melhores do mundo”, disse Gabriel Medina. “Essas duas primeiras ondas da final foram muito boas e e é incrível derrotar surfistas como o Filipe (Toledo), o Julian (Wilson), o Owen (Wright), o (Griffin) Colapinto, todos eles surfam muito também. Estou feliz pela vitória e espero manter esta sequência de bons resultados até o fim. Fiquei muito contente com meu desempenho aqui e esses pontos são realmente importantes no ranking”.

Filipe Toledo saiu com o vice. Crédito: Kelly Cestari / WSL via Getty Images

O sábado decisivo começou com os doze melhores da primeira fase, tendo a última chance de aumentar suas notas, para ficar no grupo dos oito que disputariam o título na rodada final, todos começando do zero. Medina já liderava a classificação e era o último a entrar, mas ninguém conseguiu superar seus 17,77 pontos, então se resguardou para a decisão. Os oito finalistas teriam duas chances de surfar e os quatro melhores ganhariam uma terceira onda para tentar a vitória.

Filipe fez sua melhor apresentação para se manter na frente, tirando suas maiores notas desde o primeiro dia. Começou com uma série incrível de doze manobras de backside, entrou de layback no tubo com estilo e errou o aéreo, mas valeu 7,70 que ainda não tinha conseguido na esquerda. Na direita, pegou um tubaço muito profundo, saiu destruindo a onda com sete manobras modernas e progressivas, até sumir dentro de outro tubo e na saída voar no “alley-oop” perfeito para ganhar 9,63. Com essa nota, igualou os 17,33 pontos do Owen Wright, mas ficou em segundo no desempate pela maior nota.

Medina foi o último a entrar e tinha que impressionar, então fez isso já na sessão de manobras da esquerda, com um incansável ataque de onze batidas, rasgadas, lay-backs, até voar num aéreo, aterrissar, ignorar o tubo para acelerar e completar um “kerrupt flip” incrível, muito alto, emendando um longo roundhouse cutback e ainda bate na espuma pra fechar a onda. Três juízes deram o primeiro 10 do campeonato, mas dois não e a média ficou em 9,93, a maior do Freshwater Pro. Na direita, mandou uma série de pancadas retas de backside, encaixou num belo tubo e saiu batendo forte oito vezes sem parar, até se entocar num tubo bem mais longo e profundo, ganhando 8,93 para totalizar imbatíveis 18,86 pontos.

A disputa do título agora ficou mais concentrada nos brasileiros que provaram serem os surfistas mais completos do mundo, dominando novamente a etapa que exige o máximo dos atletas. por ter que mostrar ser bom surfando de frontside e de backside em condições iguais. Medina tirou a liderança do ranking do Filipe, mas a diferença é pequena, 44.695 a 44.400 pontos. A briga pela ponta será fase a fase no Quiksilver Pro France, de 03 a 13 de outubro em Hossegor. Para ultrapassar os brasileiros, o sul-africano Jordy Smith tem que chegar nas quartas de final, enquanto Kolohe Andino só consegue com a vitória na França.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

João Fonseca não jogará torneios antes de Roland Garros

De acordo com o site Tênis News, João Fonseca, jovem de 18 anos, número 65…

8 horas ago

Praia de Copacabana recebe a 4ª etapa do  Circuito Fairmont de Beach Tennis neste final de semana

A Praia de Copacabana recebe, neste sábado e domingo, 10 e 11, a quarta etapa…

3 dias ago

Definidos os campeões do Circuito Beach Tennis na 6ª etapa em Ubatuba (SP)

Foram definidos, neste domingo, os campeões da 6ª etapa do  Circuito Beach Tennis realizado na Arena Ubatuba, em…

4 dias ago

Atletas de Campinas (SP) disputam Sand Series das Ilhas Reunião

Atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP), iniciam, a partir desta quinta-feira 8, o…

4 dias ago

Com top 20 mundial, Ubatuba (SP) recebe a 6ª etapa do Circuito Beach Tennis

O feriado de 1º de maio será recheado de emoções no Litoral Norte paulista na…

1 semana ago

Definidos os campeões da 3ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis

Inscrições para quarta etapa em maio já estão abertas

3 semanas ago