Multi-esportes

Pamella Oliveira é tricampeã do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro 2019

Brasileira consagra boa fase com mais um título na competição.

Capixaba venceu com chuva na praia do Recreio. Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports

A brasileira Pamella Oliveira e o francês Yvan Jarrige são os campeões da edição 2019 do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Disputado neste domingo (22), na capital carioca, o evento desafiou mais de 1.300 atletas de 26 países, em 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, em um dia chuvoso na Cidade Maravilhosa. Pamella tornou-se a única tricampeã da competição ao fechar a prova em 4h28min03seg, enquanto o francês foi o primeiro atleta estrangeiro a vencer no Rio, com 3h56min34seg.

Em sua primeira competição após o Campeonato Mundial, em Nice (FRA), Pamella confirmou seu favoritismo para garantir o inédito tricampeonato no Rio. Logo na natação, a capixaba radicada em Balneário Camboriú (SC) abriu boa vantagem sobre o pelotão seguinte e no ciclismo aumentou ainda mais sua liderança saindo para correr confortável. Controlando bem a prova durante a última etapa, Pamella comemorou bastante a vitória.

“Muito feliz por voltar ao Rio de Janeiro e conquistar esse inédito tricampeonato. É sempre bom ganhar, especialmente em casa”, disse. “Com a vitória eu já garanto com antecipação a vaga para o Mundial de 70.3 do ano que vem e isso me dá mais confiança e calma para escolher as próximas provas”, encerra Pamella. Luisa Cravo fez uma ótima corrida para completar o IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro na segunda posição e a argentina Romina Palacio completou o pódio na terceira posição.

Na Elite masculina, a dinâmica da prova foi bem diferente. Na natação, quatro atletas saíram na frente formando o primeiro pelotão com Chicão, Paulo Roberto Maciel, Bruno Matheus e Fernando Toldi, seguidos bem de perto por Luís Ohde, Edivanio Monteiro e o francês Yvan Jarrige. No ciclismo, Paulo Maciel, Yvan e Toldi passaram a dominar as ações e os três saíram para a corrida com vantagem sobre os demais atletas.

Logo nos primeiros quilômetros da corrida, Yvan passou a impor um forte ritmo e assumiu a liderança do grupo. Com o melhor parcial na modalidade, o francês pode comemorar seu primeiro título no Brasil (ele já havia sido vice-campeão no IRONMAN 70.3 Florianópolis).

“É muito bom poder voltar ao Brasil e desta vez vencer. Me sinto um privilegiado por poder competir ao redor do mundo e vir para lugares como este”, comenta Yvan. “Foi uma prova bem dura, com ótima organização e excelente estrutura. Todos estão de parabéns”, avaliou o campeão. Paulo Roberto Maciel foi o melhor brasileiro na competição, completando a prova na segunda posição, seguido por Bruno Matheus, terceiro colocado.

Resultados – IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro

Elite Masculino:

1º Yvan Jarrige (França) – 3h56min34seg

2º Paulo Roberto Maciel (Brasil) – 3h58min20seg

3º Bruno Matheus (Brasil) – 4h03min57seg

Elite Feminino:

1ª Pamella Oliveira (Brasil) – 4h28min03seg

2ª Luisa Cravo (Brasil) – 4h34min16seg

3ª Romina Palacio (Argentina) – 4h43min39seg

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

View Comments

  • Estava lá assistindo a prova. A Pâmela saiu muito na frente na natação e se manteve. A prova é muito punk e ver as brasileiras no pódio, foi um orgulho. Um dia irei me preparar para completar essa prova porque deu uma vontade imensa de se desafiar.

Recent Posts

Torneio internacional de Rio Verde (GO) começa nesta terça com jovem destaque goiano

Henrique Medeiros, de 17 anos, vai buscar conquistas a partir desta terça-feira

5 dias ago

Jundiaí (SP) recebe a nona etapa do Circuito Beach Tennis com quase 600 atletas a partir desta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 19, a nona etapa do Circuito Beach Tennis, realizada na VTennis Team,…

3 semanas ago

Amazônia Open Sunset começa nesta segunda com campeão mundial em ação

Torneio BT 10 larga às 9h30 com presença do francês Nicolas Gianotti ao lado do…

3 semanas ago

10ª Maratona de Beach Tennis terá líderes do ranking e promete muita disputa no feriado no Rio de Janeiro

A Arena ABTERJ, no Quiosque Nativo, na Praia de Copacabana, recebe, ao longo do feriado…

3 semanas ago

Samantha Barijan lança projeto inédito de formação de atletas profissionais no beach tennis com foco no protagonismo feminino

A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, se torna palco de um novo…

4 semanas ago