O brasileiro venceu a quinta das seis séries qualificatórias
Paulo André Camilo de Oliveira avançou para a semifinal dos 100 m ao vencer a série 5 das eliminatórias, nesta sexta-feira (27/9), no Estádio Internacional Khalifa, na disputa do primeiro Mundial de Atletismo de sua carreira, em Doha, no Catar. Paulo André fez 10.11 (-0.3 m/s), cruzando a linha de chegada olhando para o lado, para conferir a posição do segundo colocado na bateria, o norte-americano Michael Rodgers (10.14, 0.0).
Paulo André (Pinheiros), paulista radicado em Vila Velha (ES), de 21 anos, se qualificou em nono no geral – a melhor marca das seis séries foi do norte-americano Christian Coleman, o único dentre todos os participantes a correr abaixo dos 10 segundos (9.98). A semifinal dos 100 m será disputada neste sábado (28/9), às 12:45 (horário de Brasília)
“Mais um passo alcançado. Eu conversei com o meu técnico (Camilo de Oliveira) e disse que eu queria ganhar a eliminatória com sobra e um tempo bom. O tempo não foi tão bom assim, mas eu me qualifiquei com sobra. É trabalhar passo a passo para chegar no objetivo que é ir a final e quem sabe ‘beliscar’ uma medalha do Brasil”, disse Paulo André.
Não esconde que sonha em fazer um tempo abaixo dos 10 segundos no Mundial e está confiante. “Estou trabalhando para isso, estou pronto para isso, as condições estão boas – o estádio é climatizado. Só achei estranho uma galera, não sei de que país, fazendo um pouco de barulho na largada. Mas na semifinal, espero ter bastante silencio e concentração para ir à final.”
Rodrigo do Nascimento (Orcampi) correu na última das seis séries, ficou em quarto lugar (10.25, 0.0) e não se qualificou para a semifinal. “É meu primeiro Mundial, é massa correr os 100 m, mas fiz uma corrida horrível. Corri mal, mas acabou, virou a página e vou focar no revezamento”, afirmou. Vitor Hugo (Orcampi) foi o 7º na série 4, com 10.42 (-0.3) e também não passou para a próxima fase. “Sai errado e não consegui fazer uma corrida de recuperação, que seria de muita força, o que não é a minha.” Ambos treinam com Victor Fernandes.
Nos 400 m com barreiras, Alison Brendom dos Santos (Pinheiros), foi o segundo colocado em sua série, com 49.66 e avançou no Mundial para a semifinal da prova que será disputada neste sábado (28/9), às 12:05 (de Brasília). O primeiro na bateria foi Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, com 49.60. E a melhor marca da qualificação foi do atleta do Catar Abderrahman Samba, com 49.08 – Alison ficou na 13ª posição no geral.
Paulista de São Joaquim da Barra, Alison, de 19 anos, que disputa o seu primeiro Mundial adulto, já correu a prova em 48.45 este ano, na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Disse que estava um pouco nervoso, mas fez uma prova de qualificação. “São vários ‘tiros’, corri para ir à semifinal”, afirmou o atleta que treina com Felipe de Siqueira.
Mas acha que tem condições de bater a sua melhor marca e terá de ser mais rápido do que na qualificação para avançar. “É para isso que a gente trabalha e acho que posso repetir sim a minha melhor atuação, mas tenho de correr mais para garantir vaga na final”, comentou.
Artur Terezan (FECAM), de Maringá (PR), ficou em último de sua série dos 400 m com barreiras e não avançou para a semifinal, mas fez sua melhor marca do ano de 2019 – 51.12. Artur, de 28 anos, treina com Marcelo Augusto Ribeiro.
No salto triplo, Almir dos Santos Junior (Sogipa), obteve a marca de 16,92 m, a quinta melhor do Grupo A e se qualificou para a decisão em oitavo lugar – o melhor salto da qualificação foi do português Pedro Paulo Pichardo, com 17,38 m.
Almir, nascido em Matupá (MT), de 26 anos, treinado por José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, é um ‘novato’ no salto triplo. “É uma prova muito dura. Sou novo ainda no triplo e estou buscando melhorar e acertar os detalhes da prova. Ainda tenho muito a aprender pensando em 2020”, ressaltou Almir. A decisão do salto triplo será neste domingo (29/9), às 15:45 (horário de Brasília). O canal 2 do SporTV anunciou a transmissão da etapa, ao vivo, a partir das 10 horas.
Alexsandro de Melo (Orcampi), de 24 anos, que treina com Neilton Moura, obteve a 27ª colocação, com 16,26 m (0.3).
Mais de 1.700 atletas, representando 18 seleções estaduais de todas as regiões do país, estarão…
Crédito: Felipe Almeida Palco perfeito para esportes de montanha, Petrópolis, na região serrana fluminense, sediará…
Paulistano terminou em segundo e o Alphaville em terceiro na disputa com 18 clubes e…
Três atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP) brilharam neste domingo conquistando títulos e…
Dia terá café da manhã, play liberado para os atletas amadores e jogos de exibição…
Começa neste sábado, a partir das 8h, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA),…