Estradas e Ruas

Corredores lotam Aterro do Flamengo em Corrida de São Sebastião

Evento abriu calendário de corridas da cidade

Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

Feriado de São Sebastião na cidade maravilhosa é motivo para algo certo para qualquer corredor. É dia de comparecer ao Aterro do Flamengo pela manhã para participar da corrida do padroeiro da cidade que contou com as distâncias de 5 e 10 km e abriu oficialmente o calendário de corridas do Rio de Janeiro.

E nessa edição de 2020, os corredores tiveram uma grata surpresa. Diferente da tradição da corrida oferecer uma prova bem quente, os corredores tiveram uma condição de tempo fechado e temperatura que não passou dos 25c, algo incomum para o verão carioca que beira sempre os 40c e tornou possível uma boa estreia na temporada.

Mas antes de fazermos uma avaliação, que tal valorizar aqueles atletas que foram brigar pelo pódio? Nos 10 km, o vencedor foi Ronald Lopes seguido por Eliezer de Jesus que conseguiram correr na casa dos 32 minutos e disputaram a prova até o final. Já no feminino, Rejane Bispo dominou com 36 minutos deixando Viviane Amorim com mais de um minuto de vantagem.

Já nos 5 km, a disputa foi mais apertada entre Maicon da Rocha e Fabio dos santos que chegaram com apenas dois segundos de diferença com 15 minutos de prova. No feminino, Laura Morales e Liu Casteli chegaram na frente com tempo na casa de 17 minutos.

Avaliação da corrida

Foi nossa 12o participação da Corrida de São Sebastião. No ano passado, foi a primeira vez que a corrida não contou com o patrocínio de um banco e houveram diversas reclamações desde a retirada das kits até a pegar pertences no guarda-volumes. E será que houve uma melhora?

A retirada do kit foi transferida de uma sala no Centro para uma loja num shopping no Leblon, o que foi um ganho significativo de espaço e conforto, sem contar um aumento no horário para a sua retirada. Como esse momento é a entrada de uma corrida, a melhora foi grande.

Com o horário de largada as 7:30 e sem horário de verão, poderia a corrida ser bem quente, mas a natureza fez a sua parte e ajudou os participantes. A largada foi dividida em elite, vip e geral e poderíamos ter usado a vip, mas nada como ir com a galera e ir conquistando posições ao longo do percurso. Ainda não houve uma divisão por ritmos, mas ao final do segundo km, foi possível atingir a velocidade que pretendíamos correr.

Os postos de hidratação estavam bem espalhados no percurso com uma média de um a cada 2,5 km o que se mostrou suficiente no dia como hoje. Em outros anos, havia os chuveirinhos, mas não houve necessidade deles no percurso e havia um na chegada para dar aquele refresco.

A dispersão estava tranquila ao menos quando passei. Uma pequena fila, mas nada que comprometesse. Não usei os serviços do guarda-volumes, mas parecia um movimento relativamente tranquilo.

Nosso desempenho

Se a organização fez a parte dela, tínhamos que fazer a nossa. Há dois anos que a Corrida de São Sebastião estava entalada na garganta quando não tivemos bons resultados. Em 2018 foi um problema estomacal e 2019 vinhamos de uma virose e sem condições de tentar algo. Mas 2020 tudo foi diferente!

Apesar de ser a primeira do ano, o ciclo de treinamento para temporada já começou ainda no ano passado e serviu como um teste-controle do que virá pela frente. Entregamos em 52 minutos, próximo aos 51 min de outros anos (das minhas 12 participações, fiz esse tempo em 8 delas).

Até a meia maratona em junho faltam 5 meses e agora é treinar forte para ela passando por outras corridas até lá.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Circuito Beach Tennis confirma 1ª etapa da sexta temporada em 2025 com novidades

1ª etapa acontece em janeiro na Riviera de São Lourenço (SP) com inscrições já abertas.…

2 dias ago

Com presença de Thomaz Koch, Projeto Tênis na Lagoa realiza a 21ª Festa de Natal e presenteia mais de duzentas crianças carentes

Projeto faz vaquinha virtual para seis atletas disputarem o Circuito Rota do Centro-Oeste em janeiro 

5 dias ago

Atletas de Campinas sobem no pódio na Copa do Mundo de Beach Tennis

Terminou com êxito, neste domingo, a temporada dos atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas…

6 dias ago

Vitafor amplia participação no Beach Tennis e anuncia apoio a equipe de atletas juvenis e mais três tops no profissional

Empresa é a que mais patrocina no esporte e chega ao número de 30 atletas…

1 semana ago

Marcelo Ferreira faz história com máxima certificação de encordoadores

Marcelo, natural de Uberaba (MG), se tornou um dos 19 do mundo e obter a…

1 semana ago