Crédito: Divulgação
Darlan Romani é campeão mundial indoor do arremesso do peso. O catarinense de Concórdia, de 30 anos, deu show no segundo dia de disputas do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, na Stark Arena, em Belgrado, Sérvia. Levou o ouro com 22,53 m, com recorde do campeonato e ainda melhorou três vezes o recorde sul-americano em pista coberta da prova. Darlan é o quarto campeão mundial indoor do Brasil – se junta à Zequinha Barbosa (800 m), Fabiana Murer (salto com vara) e Mauro Vinícius “Duda” da Silva (salto em distância).
E Darlan não fez isso em um evento esvaziado. Deixou para trás ninguém menos que o bicampeão olímpico e recordista mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, que foi prata com 22,44m, e o atual medalhista de bronze olímpico Thomas Walsh, da Nova Zelândia, com 22,31m. Darlan encerrou uma invencibilidade de 26 eventos de Crouser, considerado o maior arremessador do peso da história.
Esta é a primeira medalha do Brasil em Mundiais no arremesso do peso e também a primeira da carreira de Darlan. Competindo em uma era fortíssima do arremesso do peso, Darlan bateu na trave do pódio em três torneios importantes: o Mundial Indoor de 2018, o Mundial de 2019 e os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021.
Darlan vinha de dois quarto lugares na prova do peso nas edições de Portland-2016, nos Estados Unidos, e de Birmigham-2018, na Grã-Bretanha. Começou bem a competição em Belgrado, com um lançamento de 21,74 m – de cara, quebrou o recorde sul-americano indoor que havia estabelecido em Cochabamba, na Bolívia, ao conquistar o ouro com 21,71 m. Mostrou consistência e foi melhorando ainda mais.
Fez um arremesso de 21,79 m na segunda tentativa e depois passou da marca dos 22 metros – 22,53 m – na terceira assumindo a liderança da prova, à frente de Ryan Crouser e Tomas Walsh. No quarto arremesso, Darlan fez 21,31 m, queimou o quinto, mas foi para a sexta e última rodada de arremessos ainda na liderança. Viu os adversários diretos fracassarem na tentativa de ultrapassar sua marca e comemorou o título.
Na comemoração, emocionado, deu a volta olímpica na pista de 200 metros da Stark Arena e posou para os fotógrafos de todo o mundo.
Agora, Darlan dará sequência ao treinamento na Europa acompanhado pelo seu treinador Justo Navarro. O Mundial do Oregon, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, é a principal competição do calendário do atletismo este ano.
Mais de 1.700 atletas, representando 18 seleções estaduais de todas as regiões do país, estarão…
Crédito: Felipe Almeida Palco perfeito para esportes de montanha, Petrópolis, na região serrana fluminense, sediará…
Paulistano terminou em segundo e o Alphaville em terceiro na disputa com 18 clubes e…
Três atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP) brilharam neste domingo conquistando títulos e…
Dia terá café da manhã, play liberado para os atletas amadores e jogos de exibição…
Começa neste sábado, a partir das 8h, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA),…