Multi-esportes

Triatleta argentino cego e surdo é atração do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro

Crédito: FinisherPix

O esporte, de maneira geral, está repleto de grandes exemplos de superação e de como possibilitou a inclusão social de pessoas com deficiência. No triatlo não é diferente e poderemos conferir isso de perto, já no próximo domingo, dia 3 de julho, com mais uma história emocionante e motivadora durante a disputa do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Entre os destaques internacionais confirmados para enfrentar os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida está o argentino Martin Kremen, que disputa a etapa pela segunda vez (a estreia foi em 2018).

Mas o que faz deste argentino de 48 anos, engenheiro de sistemas, conferencista motivacional e triatleta um exemplo? Ele tem uma enfermidade genética chamada Síndrome de Usher, que provoca problemas visuais e auditivos, além de afetar o equilíbrio. Essas condições, entretanto, não o impedem de praticar o esporte que gosta e de somar conquistas em sua vida, sendo o único triatleta cego de seu país a completar um IRONMAN.

Nesta temporada, ele vai completar seu grande objetivo de disputar uma prova IRONMAN em cada continente. Já completou o IRONMAN Brasil (Florianópolis) em 2015, em Porto Elizabeth (África do Sul) em 2017, em Taupo (Nova Zelândia) em 2018, e Barcelona (Espanha) em 2019. Em novembro ele participará do IRONMAN de Tel Aviv (Israel), fechando a lista.

“Muita gente acha que as pessoas com algum tipo de deficiência não podem ter uma vida feliz e de prazer. Acredito ser uma prova de que isso não é bem assim. Fiquei cego há 15 anos e quando assumi a deficiência, depois de uma grande depressão, minha vida mudou. Comecei a correr, nadar, remar, andar de bicicleta de dois assentos e outras coisas. O esporte foi minha melhor terapia e comecei a me propor desafios de 10, 21 e 42 quilômetros. De corredor passei a maratonista, corredor de aventura, atleta da seleção de remo adaptado e, finalmente, o triatlo, este em 2012”, conta Martin.

A relação com o Brasil é antiga. Foi em Florianópolis, em 2015, sua primeira prova de IRONMAN, sendo o primeiro atleta cego de seu país e o primeiro surdo e cego do mundo a completar a distância. “Foi uma experiência incrível. Gostei tanto que depois estive em duas edições da Maratona do Rio, para disputar os 21 km, em 2016 e 2017, e no ano seguinte participei do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Agora estou de volta e servirá como parte da preparação para a prova de Israel, em novembro”, explica.

Durante a prova, ele estará acompanhado do guia Alberto, conhecido com El Ninja. “Somente na primeira parte, nos 1,9 km de natação, tenho de entrar na água sem os aparelhos auditivos. Totalmente cego e surdo, neste momento a única forma de me relacionar com o guia é com tato. Ele me dá toques no ombro para indicar o que fazer”, encerra.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Mormaii lança a nova raquete “Simply a Legend by Samantha Barijan” na Arena Deco Beach

A cidade de Indaiatuba (SP) foi palco de um dos momentos mais emblemáticos do beach…

1 semana ago

Campeões Mundiais se unem e jogam a 11ª etapa do Circuito Beach Tennis em São José dos Campos (SP)

Começa nesta sexta-feira a 11ª etapa do Circuito Beach Tennis realizado na Arena Sunset, em São José…

1 semana ago

Musculação é esporte ? Novo livro revela o que a Lei Geral do Esporte diz sobre essa transformação no Brasil

Por que musculação é esporte? Essa é a pergunta que motivou a produção do primeiro…

2 semanas ago

Projeto de Lei que está revolucionando o mercado fitness avança no congresso

O Projeto de Lei nº 21/2025, que busca regulamentar de forma mais precisa a atuação…

4 semanas ago

Definidos os campeões da 6ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis no Rio de Janeiro

7ª etapa ocorre em agosto na Praia de Copacabana e já tem inscrições abertas e…

4 semanas ago

Top 30 mundial é campeã na 10ª etapa do Circuito Beach Tennis em São Carlos (SP)

Foram definidos, neste domingo, os campeões em São Carlos (SP), palco da 10ª etapa do…

4 semanas ago