Multi-esportes

Triatleta argentino cego e surdo é atração do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro

Crédito: FinisherPix

O esporte, de maneira geral, está repleto de grandes exemplos de superação e de como possibilitou a inclusão social de pessoas com deficiência. No triatlo não é diferente e poderemos conferir isso de perto, já no próximo domingo, dia 3 de julho, com mais uma história emocionante e motivadora durante a disputa do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Entre os destaques internacionais confirmados para enfrentar os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida está o argentino Martin Kremen, que disputa a etapa pela segunda vez (a estreia foi em 2018).

Mas o que faz deste argentino de 48 anos, engenheiro de sistemas, conferencista motivacional e triatleta um exemplo? Ele tem uma enfermidade genética chamada Síndrome de Usher, que provoca problemas visuais e auditivos, além de afetar o equilíbrio. Essas condições, entretanto, não o impedem de praticar o esporte que gosta e de somar conquistas em sua vida, sendo o único triatleta cego de seu país a completar um IRONMAN.

Nesta temporada, ele vai completar seu grande objetivo de disputar uma prova IRONMAN em cada continente. Já completou o IRONMAN Brasil (Florianópolis) em 2015, em Porto Elizabeth (África do Sul) em 2017, em Taupo (Nova Zelândia) em 2018, e Barcelona (Espanha) em 2019. Em novembro ele participará do IRONMAN de Tel Aviv (Israel), fechando a lista.

“Muita gente acha que as pessoas com algum tipo de deficiência não podem ter uma vida feliz e de prazer. Acredito ser uma prova de que isso não é bem assim. Fiquei cego há 15 anos e quando assumi a deficiência, depois de uma grande depressão, minha vida mudou. Comecei a correr, nadar, remar, andar de bicicleta de dois assentos e outras coisas. O esporte foi minha melhor terapia e comecei a me propor desafios de 10, 21 e 42 quilômetros. De corredor passei a maratonista, corredor de aventura, atleta da seleção de remo adaptado e, finalmente, o triatlo, este em 2012”, conta Martin.

A relação com o Brasil é antiga. Foi em Florianópolis, em 2015, sua primeira prova de IRONMAN, sendo o primeiro atleta cego de seu país e o primeiro surdo e cego do mundo a completar a distância. “Foi uma experiência incrível. Gostei tanto que depois estive em duas edições da Maratona do Rio, para disputar os 21 km, em 2016 e 2017, e no ano seguinte participei do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Agora estou de volta e servirá como parte da preparação para a prova de Israel, em novembro”, explica.

Durante a prova, ele estará acompanhado do guia Alberto, conhecido com El Ninja. “Somente na primeira parte, nos 1,9 km de natação, tenho de entrar na água sem os aparelhos auditivos. Totalmente cego e surdo, neste momento a única forma de me relacionar com o guia é com tato. Ele me dá toques no ombro para indicar o que fazer”, encerra.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Equipe gaúcha confirma pódio na tradicional Cape To Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

Foi encerrado na noite desta terça-feira, 27, a tradicional Cape to Rio, uma das mais…

5 dias ago

Atleta da casa e top 10 mundial, Daniel Mola é campeão ao lado de Leo Branco na primeira etapa do Circuito Beach Tennis em Valinhos (SP)

Foram definidos, neste domingo, os primeiros campeões da nova temporada do Circuito Beach Tennis, o…

1 semana ago

Brasileiros concluem a Cape to Rio e podem conquistar pódio em uma das mais tradicionais regatas do mundo

O Iate Clube do Rio de Janeiro recebe os primeiros barcos da disputa de uma…

2 semanas ago

Trifil lança time no beach tennis e anuncia investimentos em atletas e eventos no Brasil

A Trifil, marca brasileira integrante do Grupo Lupo, um dos maiores grupos do setor têxtil da…

3 semanas ago

Circuito Beach Tennis confirma calendário com novidade e primeira etapa acontece em Valinhos (SP)

Está confirmada a sétima temporada do CircuitoBeachTennis, o maior do país, que teve cerca de 11…

3 semanas ago

Saquarema recebe 3ª edição da Copa dos Municípios de Beach Tennis com recorde de cidades e atletas

A famosa praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), vai receber, neste final de semana, entre…

3 semanas ago