Crédito: Zoom Filmes
Com um hiato de dois anos por conta da pandemia, a principal corrida capixaba voltou ao calendário nacional com direito a uma fina chuva antes da largada e tempo fresco e o melhor: vitória brasileira. Depois de bater na trave nos últimos anos, o mineiro Giovani dos Santos subiu no lugar mais alto do pódio com o tempo de 48min21s e ultrapassou o queniano Vestus Chemjoy nos últimos metros. Gilmar Silvestre completou o pódio.
Giovani, como não poderia deixar de ser, comemorou a importante conquista. “Sempre ficava em segundo ou terceiro. Desta vez, usei uma melhor estratégia. Preferi segurar e nos últimos três quilômetros passei o segundo e no final consegui passar a frente e vencer. Agora e continuar trabalhando para as próximas provas e com foco na São Silvestre, onde quero fazer uma preparação especial na altitude e tentar mais um pódio” – declarou.
Já no feminino, o pódio foi 100% etíope. Mestawut Trunet venceu com o tempo de 56min45s, seguida por Fantu Gelasa e Yadeny Weltej. Inclusive, a vencedora já está fazendo sucesso pelo brasil por já ter vencido a Meia Maratona Internacional do Rio. A melhor brasileira foi Amanda de Oliveira com 58min52s.
Estivemos presente
Pela terceira vez, o Esportes de A à Z através do jornalista que escreve o texto esteve presente a convite da Nestle para fazer o percurso de 16,09km entre Vitória e Vila Velha.
Cada ida, foram em situações diferentes. A primeira em 2009 ainda como um mero estudante e o site ainda estava embrionário, a segunda em 2018 e agora nessa retomada em 2022.
De comum em todas as etapas, foram as idas a fábrica da Garoto e até para jantar na primeira vez (quando ainda havia um jantar de massas para todos os corredores) e o percurso que sai de Camburi do lado de Vitória, cruza a terceira ponte, roda ruas de Vila Velha até você começar a sentir cheiro de chocolate sabendo que ali era a linha de chegada.
Nesta edição, junto com um grupo de jornalistas, tivemos a oportunidade na véspera de ver de perto como o chocolate é feito antes de você conseguir comprar em sua cidade numa visita que será retomada em breve ao público. E sabem o que é comer chocolate direto da fonte? só falo para poderem viver essa experiência que é bem gostoso.
Diferente das últimas duas edições que fizemos onde o sol predominou e nos castigou, o tempo fresco visto hoje (25) em Vitória serviu para aguçar o que poderia dar de melhor. O objetivo seria correr abaixo de 1h30min como combinado com meu treinador Robson Magalhães e para isso, seria necessário dividir em quatro momentos a prova.
E executar não foi problema! Quando se coloca o número de peito, você se transforma! Mas se fugir do que treina, ai pode dar problemas. Não foi o que aconteceu e seguimos os passos traçados para conseguir cruzar a linha chegada abaixo de 1h30, como ainda ter alguma gordura fechando em 1h28min.
Pontos positivos:
Para quem nunca foi, vale a pena reservar a data dela em seu calendário de corrida. Se vem chocolate no kit? Sim! E esse ano foi mais caprichado que em outros anos tendo uma caixa de bombom, uma barra e mais alguns produtos e o melhor, estava a R$95,00, bem mais em conta que outras grandes corridas pelo país.
Diferente do primeiro ano onde me lembro que a largada era 9 da manhã por conta da TV, nesta edição a largada foi 7:30 com largada em vários setores para você poder render mais (desde que você e os demais respeitem o seu).
Nas 10 milhas da Garoto, o povo vai para as ruas apoiar os corredores (mesmo cedo), principalmente do lado de Vila Velha e até oferecem algum tipo de ajuda.
O que pode melhorar:
Com o aumento a cada ano da quantidade de corredores, a dispersão dela deverá ser um desafio maior. Você cruza a linha de chegada e acessa um estacionamento com uma entrada apertada e filas se formam ali por gente esperando outros chegarem. Não vi nenhum straff agindo com mais veemência no momento que estivemos presentes.
Resultados:
Resultados 2022
Masculino
1-Giovani dos Santos (Brasil) – 48min21
2-Vestus Chemjoy (Quênia) – 48min32
3-Gilmar Silvestre Lopes (Brasil) – 48min58
4-Asefa Bekele (Etiópia) – 51min05
5-Jonilson Pinto Prates (Brasil) – 51min59
Feminino
1-Mestawut Trunet (Etiópia) – 56min45
2-Fantu Gelasa (Etiópia) – 56min48
3-Yadeny Weltej (Etiópia) – 57min32
4-Amanda de Oliveira (Brasil) – 58min52
5-Priscila Moraes (Brasil) – 1h10min38
A Praia de Copacabana recebe, neste sábado e domingo, 10 e 11, a quarta etapa…
Foram definidos, neste domingo, os campeões da 6ª etapa do Circuito Beach Tennis realizado na Arena Ubatuba, em…
Atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP), iniciam, a partir desta quinta-feira 8, o…
O feriado de 1º de maio será recheado de emoções no Litoral Norte paulista na…
Inscrições para quarta etapa em maio já estão abertas
Jovem catarinense de São José (SC), de 18 anos, Beatriz Valério, que tem parceria com…