Crédito: ITF Tennis
O Time Brasil fez história na principal competição de equipes do mundo nos 16 anos. Pela primeira vez, o país foi campeão da Copa Davis Júnior ao bater os Estados Unidos por 2 a 0 na final. João Fonseca (#44), Pedro Rodrigues (#245) e Gustavo Almeida (#248) saem do torneio, que aconteceu na Turquia, de forma invicta.
A final começou com Gustavo Almeida enfrentando Meecah Bigun (#111) e marcando o primeiro ponto com o placar de 7/6 6/0.
A segunda partida foi do top 50 juvenil João Fonseca diante Kaylan Bigun (#87) e o brasileiro não deu chances e venceu por 6/4 6/1, tirando a necessidade da partida em duplas para o desempate.
O carioca, João Fonseca, diz que não tem palavras para descrever o sentimento de trazer o primeiro título para o país: “O sentimento é inexplicável. Estou muito feliz junto com a equipe, onde cada um exerceu o seu papel da melhor maneira possível nessa conquista. Esse título vai para todos que vem nos acompanhando e dando suporte para estarmos tão longe de casa para representar o país e levar essa taça para casa,” relatou.
Quem concorda é o mineiro Pedro Rodrigues. Segundo ele, a união da equipe fez com que o lugar mais alto no pódio fosse possível. “O grupo realmente fez a diferença na Copa Davis. Todos sempre se ajudavam dentro e fora de quadra para que o time estivesse 100% na hora dos jogos,” contou.
O caminho do Brasil até a conquista iniciou com Marrocos, Paraguai e França na primeira fase e o time treinado por Rodrigo Ferreiro conquistou o primeiro lugar. Já na fase decisiva superou a Austrália, a Itália e agora os Estados Unidos.
Conforme Gustavo Almeida, que abriu os duelos da final, o momento mais marcante e decisivo da Copa Davis foi na semifinal. A equipe empatou nos confrontos individuais e reverteu um 4/0 nas duplas
“Foi contra os italianos que ganhamos a confiança para chegar com força máxima na final. Depois daquele confronto, sabíamos que não teríamos adversidades suficientes para tirar a nossa vitória,” falou.
O torneio é realizado desde 1995 para atletas de até 16 anos e esse é o melhor resultado do Brasil desde 2006, quando conquistou o terceiro lugar na Espanha com André Stábile, Fabrício Neis e Henrique Cunha.
Mesmo sendo a primeira vez que o Time Brasil conquista a Copa Davis Junior, a conquista não é uma surpresa para o treinador Rodrigo Ferreiro. Presente pela terceira vez na competição, ele acreditava que a equipe tinha potencial para ir longe.
“A minha expectativa era chegar entre os cinco melhores. A equipe havia feito um ótimo Sul-Americano e nos deu uma noção do que poderia render aqui na Turquia. É claro que aqui o nível sobe bastante, mas os meninos se saíram muito bem com adversários de características diferentes nesses seis jogos”, explicou.
Evento acontece neste sábado, 9, com a disputa de 18 clubes dos mais tradicionais do…
Equipe bateu o recorde com dois vice-campeonatos e o 11º no Geral
Evento vai até o domingo, 10, com pontos no ranking mundial até 18 anos, sul-americano…
Equipe chegou a ter match-points em confronto com estrelas diante do Paraná
Jogos começam a partir das 9h com partidas nas categorias mais experientes dos 75, 70,…
Última etapa regular que define os classificados para o Rei e Rainha do Beach Tennis…