Crédito: ITF Tennis
O Time Brasil fez história na principal competição de equipes do mundo nos 16 anos. Pela primeira vez, o país foi campeão da Copa Davis Júnior ao bater os Estados Unidos por 2 a 0 na final. João Fonseca (#44), Pedro Rodrigues (#245) e Gustavo Almeida (#248) saem do torneio, que aconteceu na Turquia, de forma invicta.
A final começou com Gustavo Almeida enfrentando Meecah Bigun (#111) e marcando o primeiro ponto com o placar de 7/6 6/0.
A segunda partida foi do top 50 juvenil João Fonseca diante Kaylan Bigun (#87) e o brasileiro não deu chances e venceu por 6/4 6/1, tirando a necessidade da partida em duplas para o desempate.
O carioca, João Fonseca, diz que não tem palavras para descrever o sentimento de trazer o primeiro título para o país: “O sentimento é inexplicável. Estou muito feliz junto com a equipe, onde cada um exerceu o seu papel da melhor maneira possível nessa conquista. Esse título vai para todos que vem nos acompanhando e dando suporte para estarmos tão longe de casa para representar o país e levar essa taça para casa,” relatou.
Quem concorda é o mineiro Pedro Rodrigues. Segundo ele, a união da equipe fez com que o lugar mais alto no pódio fosse possível. “O grupo realmente fez a diferença na Copa Davis. Todos sempre se ajudavam dentro e fora de quadra para que o time estivesse 100% na hora dos jogos,” contou.
O caminho do Brasil até a conquista iniciou com Marrocos, Paraguai e França na primeira fase e o time treinado por Rodrigo Ferreiro conquistou o primeiro lugar. Já na fase decisiva superou a Austrália, a Itália e agora os Estados Unidos.
Conforme Gustavo Almeida, que abriu os duelos da final, o momento mais marcante e decisivo da Copa Davis foi na semifinal. A equipe empatou nos confrontos individuais e reverteu um 4/0 nas duplas
“Foi contra os italianos que ganhamos a confiança para chegar com força máxima na final. Depois daquele confronto, sabíamos que não teríamos adversidades suficientes para tirar a nossa vitória,” falou.
O torneio é realizado desde 1995 para atletas de até 16 anos e esse é o melhor resultado do Brasil desde 2006, quando conquistou o terceiro lugar na Espanha com André Stábile, Fabrício Neis e Henrique Cunha.
Mesmo sendo a primeira vez que o Time Brasil conquista a Copa Davis Junior, a conquista não é uma surpresa para o treinador Rodrigo Ferreiro. Presente pela terceira vez na competição, ele acreditava que a equipe tinha potencial para ir longe.
“A minha expectativa era chegar entre os cinco melhores. A equipe havia feito um ótimo Sul-Americano e nos deu uma noção do que poderia render aqui na Turquia. É claro que aqui o nível sobe bastante, mas os meninos se saíram muito bem com adversários de características diferentes nesses seis jogos”, explicou.
1ª etapa acontece em janeiro na Riviera de São Lourenço (SP) com inscrições já abertas.…
Projeto faz vaquinha virtual para seis atletas disputarem o Circuito Rota do Centro-Oeste em janeiro
Terminou com êxito, neste domingo, a temporada dos atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas…
Empresa é a que mais patrocina no esporte e chega ao número de 30 atletas…
Marcelo, natural de Uberaba (MG), se tornou um dos 19 do mundo e obter a…
Temporada teve perto dos três mil atletas