Campos e Quadras

Norrie é campeão do Rio Open

Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

O Rio Open conheceu seu 9o campeão. O inglês Cameron Norrie foi campeão de virada contra o o espanhol Carlos Alcaraz por 2 sets 1 com parciais de 5/7 6/4 e 7/5 em 2h43min de jogo.

Com o título, Norrie sobe para o 13o no ranking mundial, enquanto que o espanhol se mantém na vice-liderança e perdeu os pontos do título do ano passado, está que foi a primeira vez que ele defendeu um dos sete títulos do ano passado.

Foi a primeira vez que o inglês venceu um torneio ATP 500 e foi seu 5o título até aqui, tendo vencido antes em 2021 o ATP 1000 de Indian Wells e Los Carbos e em 2022, Lyon e Delray Beach.

Esta foi a segunda final entre Alcaraz e Norrie .Há uma semana, o espanhol conquistava o título de Buenos Aires diante do britânico. Duas finais seguidas com os mesmos rivais não acontecia no circuito desde 2016, quando Djokovic e o britânico Andy Murray decidiram nos Masters 1000 de Madri e de Roma.

Para chegar a final, Alcaraz venceu Mateus Alves na primeira rodada por 2 sets a 0, depois passou por Fabio Fognini por 2 sets a 1, Dusan Lajovic por 2 sets a 0 e Nicolas Jarry por 2 sets a 1.

Já Norrie, começou vencendo J. Cerundolo por 2 sets a 0, Thiago Monteiro por 2 sets a 0, Hugo Dellien por 2 sets a 1 e Bernarde Zapata Mirales por 2 sets a 1.

“Uma final difícil com o Alcaraz, mas saio muito feliz daqui e com otimas lembrançasda cidade. Percebi que ele estava mais cansado e vi que ali poderia ter uma chance de vencer sendo mais agressivo do que fui semana passada. O ambiente não poderia ser melhor e foi legal ter o apoio das crianças que muitas vezes nao sabiam para qurm torcer” – Comentou Norrie pela vitória.

Já Alcaraz, mesmo derrotado, sai feliz com o que encontrou no Rio.

“Foi um jogo muito duro, tive minhas chances , não as aproveitei e é isso o que acontece quando não se aproveita contra um jogador contra o Norrie. Fisicamente não consegui terminar no meu melhor nível . Não há como viver em um calendário tão exigente . É preciso recuperar” – comentou Alcaraz

O Jogo

O primeiro set foi bastante equilibrado. Alcaraz teve a oportunidade de sair na frente, mas Norrie conseguiu sobreviver a três quebras de serviço. Na quarta e derradeira, não resistiu e acabou superado por 7 a 5 em 58 minutos.

Já no segundo Alcaraz começou quebrando o serviço de Norrie e abriu 3 a 0 com direito a uma quadra do jogador em quadra. O que parecia se encaminhar pro fim do jogo, se tornou uma virada para o inglês que devolveu a quebra, empatou, quebrou de novo e fechou o set 6 a 4, empatando em 1 a 1 e adiando o fim do jogo.

O ritmo do terceiro set começou igual ao segundo com Alcaraz quebrando serviço de Norrie. A virada veio mais uma vez no último set quando Norrie devolveu a quebra em cima do espanhol e confirmou o título no saibro carioca.

Campeões do Rio Open

2023 – Cameron Norrie (ING)

2022 – Carlos Alcaraz (ESP)

2021 – Torneio não realizado

2020 – Cristian Garin (CHI)

2019 – Laslo Djere (SRB)

2018 – Diego Schwaertzman (ARG)

2017 – Dominic Thien (AUS)

2016 – Pablo Cuevas (URU)

2015 – David Ferrer (ESP)

2014 – Rafael Nadal (ESP)

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Circuito Beach Tennis confirma 1ª etapa da sexta temporada em 2025 com novidades

1ª etapa acontece em janeiro na Riviera de São Lourenço (SP) com inscrições já abertas.…

3 dias ago

Com presença de Thomaz Koch, Projeto Tênis na Lagoa realiza a 21ª Festa de Natal e presenteia mais de duzentas crianças carentes

Projeto faz vaquinha virtual para seis atletas disputarem o Circuito Rota do Centro-Oeste em janeiro 

6 dias ago

Atletas de Campinas sobem no pódio na Copa do Mundo de Beach Tennis

Terminou com êxito, neste domingo, a temporada dos atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas…

6 dias ago

Vitafor amplia participação no Beach Tennis e anuncia apoio a equipe de atletas juvenis e mais três tops no profissional

Empresa é a que mais patrocina no esporte e chega ao número de 30 atletas…

1 semana ago

Marcelo Ferreira faz história com máxima certificação de encordoadores

Marcelo, natural de Uberaba (MG), se tornou um dos 19 do mundo e obter a…

1 semana ago