Ana Real disputa prova. Crédito: Divulgação
O Desafio do Tour Mesa do Imperador, prova chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Fecierj, será realizado neste domingo, dia 19 de março, no Rio de Janeiro. Com uma das pontuações mais altas, Classe 4, a prova classifica equipes nacionais para a mais importante prova do ciclismo latino-americano chancelada pela Union Cycliste Internationale, o Tour do Rio.
Com 4,6 quilômetros de extensão e altimetria de 424 metros, o Desafio do Tour Mesa do Imperador terá largada na rua Marquês de Sabará, no Jardim Botânico. Com mais de 4 quilômetros de subida, é uma das provas mais desafiadoras do país, mas que recompensa os participantes com paisagens deslumbrantes da Cidade Maravilhosa, como a Cachoeira do Horto e a Vista Chinesa.
Entre as motivações que levam centenas de ciclistas profissionais e amadores a enfrentar a difícil subida da Mesa do Imperador está a busca pelo recorde Strava, onde atletas utilizam a renomada plataforma de rastreamento esportivo para registrarem seus melhores tempos.
Atual recordista feminina na Mesa do Imperador, com um tempo de 19min16s, a brasileira Tota Magalhães instiga as “rivais” a perseguirem sua meta. Vivendo atualmente na Itália, onde integra a equipe Bizkaia-Durango, ela convida as ciclistas brasileiras ao Desafio: “Quero convocar a mulherada para bater o meu tempo na Mesa do Imperador, para quem sabe, quando eu voltar ao Brasil de férias, talvez eu tenha que ir lá bater de novo”, brinca.
Segundo Rosana Fortes, Senior Country Manager da Stravia, o Desafio fortalece o ciclismo brasileiro e prepara os atletas profissionais para as principais disputas da temporada. “A comunidade brasileira no Strava é a segunda maior do mundo e o segmento da Vista Chinesa é um dos mais icônicos na plataforma. Não poderíamos ficar de fora dessa competição”, afirma.
Para Felipe Marques, que lidera o ranking de Elite da Confederação Brasileira de Ciclismo, além de ser o último campeão na Mesa do Imperador, a prova eleva o nível do ciclismo brasileiro. “O Desafio do Tour foi uma prova que marcou muito minha carreira, nível altíssimo e a cada ano que passava me via evoluindo nesse grande evento. Fui feliz por estar em pódio na última edição. É muito importante o retorno dessa competição, para elevar o nível do ciclismo brasileiro, com percursos dignos de um verdadeiro espetáculo para nosso esporte, sem contar das belíssimas paisagens do estado do Rio de Janeiro”, afirmou o atleta que também venceu a última etapa do Desafio do Tour, em Miguel Pereira, em 2022.
Para Pedro Dau de Mesquita, sócio-diretor da 213 Sports, a adesão de atletas de elite ao Desafio do Tour Mesa do Imperador mostra o potencial do ciclismo brasileiro e a demanda por provas com elevado nível técnico e organizacional. “Quando abraçamos a plataforma Tour do Rio percebemos como os atletas brasileiros estavam carentes de provas de alto nível no país. Muitos tiveram de continuar suas carreiras no exterior. Nosso objetivo é resgatar o grande legado do evento para a comunidade, permitindo que novos talentos sejam desenvolvidos e que o esporte ganhe popularidade no país”, afirma.
SERVIÇO
Modalidade: Prova Ciclismo de Estrada.
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Largada: Rua Marquês de Sabará, Jardim Botânico (ao lado da IBS)
Chegada: Mesa do Imperador
Data: 19 de março de 2023
Realização: 213 Sports
Supervisão: FECIERJ e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Parceiros Oficiais: TV Globo e Strava
Ranking/Pontuação: Válida para o Ranking
Nacional Classe 4 (CBC) e Estadual Classe 1.
1ª etapa acontece em janeiro na Riviera de São Lourenço (SP) com inscrições já abertas.…
Projeto faz vaquinha virtual para seis atletas disputarem o Circuito Rota do Centro-Oeste em janeiro
Terminou com êxito, neste domingo, a temporada dos atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas…
Empresa é a que mais patrocina no esporte e chega ao número de 30 atletas…
Marcelo, natural de Uberaba (MG), se tornou um dos 19 do mundo e obter a…
Temporada teve perto dos três mil atletas
View Comments
Muito bem organizado. Parabéns