Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
A lista das duplas que disputarão o Rio Open foi divulgada pela ATP. O forte line-up conta com grandes nomes do circuito, como Ram/Salisbury, eleita a melhor dupla das temporadas de 2022 e 2023 pela ITF, Granollers/Zeballos, os alemães Krawietz/Puetz e os atuais campeões Gonzalez/Molteni, além da dupla do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo. O ATP 500 carioca comemora a sua décima edição entre 17 e 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Grande sensação do circuito de duplas e um dos times com maior longevidade entre as equipes atuais, Rajeev Ram e Joe Salisbury disputarão o Rio Open pela primeira vez. O norte-americano e o britânico foram eleitos pela ITF como a melhor dupla das temporadas de 2022 e 2023 após terminarem ambos os anos na primeira colocação do ranking por times. Donos de 4 títulos de Grand Slam, a dupla fez história na última edição do US Open, sendo o primeiro time da história do tênis a conquistar três títulos seguidos no Grand Slam norte-americano.
Marcel Granollers e Horacio Zeballos, um dos maiores times saibristas do circuito, retornam ao Rio Open pela terceira vez. Campeões da edição de 2020 e três vezes finalistas de Grand Slam, o espanhol e o argentino vão atrás do bicampeonato no Rio de Janeiro. Quem também retorna são os atuais campeões Maximo Gonzalez e Andres Molteni. Com um 2023 estelar, os argentinos foram umas duplas que mais conquistaram títulos na última temporada, totalizando cinco troféus, incluindo o Masters 1000 de Cincinnati.
Outros especialistas no saibro que figuram na lista são os alemães Kevin Krawietz, duas vezes campeão de Roland Garros, e Tim Puetz. A dupla disputa o Rio Open pela primeira vez como time. Fechando os destaques internacionais, Simone Bolelli e Andrea Vavassori também estarão no Rio de Janeiro. Os italianos vêm embalados no circuito, tendo feito a final no Australian Open em janeiro.
O representante do Brasil por inscrição direta é o mineiro Marcelo Melo. Ex-número 1 do mundo, Melo vai em busca do primeiro título de um brasileiro no Rio Open. Dono de 37 títulos na ATP, incluindo Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, o mineiro disputou todas as edições do Rio Open e vem em 2024 ao lado do seu parceiro de circuito, o holandês Matwe Middelkoop.
Três outras duplas se juntarão aos 13 times já anunciados. Duas vagas serão reservadas para convites da organização e uma dupla virá do qualifying, que por sua vez é composto por três parcerias definidas pelo ranking e um time convidado.
Veja a lista das duplas que disputarão o Rio Open:
1. Rajeev Ram/Joe Salisbury (EUA/GBR)
2. Marcel Granollers/Horacio Zeballos (ESP/ARG)
3. Maximo Gonzalez/Andres Molteni (ARG/ARG)
4. Kevin Krawietz/Tim Puetz (ALE/ALE)
5. Simone Bolelli/Andrea Vavassori (ITA/ITA)
6. Sadio Doumbia/Fabien Reboul (FRA/FRA)
7. Alexander Erler/Lucas Miedler (AUT/AUT)
8. Marcelo Melo/Matwe Middelkoop (BRA/HOL)
9. Julian Cash/Robert Galloway (GBR/EUA)
10. Pedro Cachin/Tomas Martin Etcheverry (ARG/ARG)
11. Francisco Cabral/Henry Parren (POR/GBR)
12. Sebastian Ofner/Bernabé Zapata Miralles (AUT/ESP)
13. Roberto Carballes Baena/Dusan Lajovic (ESP/SRB)
Qualifying:
1. Nicolas Barrientos/Rafael Matos (COL/BRA)
2. Victor Vlad Cornea/Philipp Oswald (ROM/AUT)
3. Yannick Hanfmann/Juan Pablo Varillas (ALE/PER)
Mais de 1.700 atletas, representando 18 seleções estaduais de todas as regiões do país, estarão…
Crédito: Felipe Almeida Palco perfeito para esportes de montanha, Petrópolis, na região serrana fluminense, sediará…
Paulistano terminou em segundo e o Alphaville em terceiro na disputa com 18 clubes e…
Três atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP) brilharam neste domingo conquistando títulos e…
Dia terá café da manhã, play liberado para os atletas amadores e jogos de exibição…
Começa neste sábado, a partir das 8h, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA),…