Campos e Quadras

Alison dos Santos vence 400 m com barreiras na Liga Diamante e lidera Ranking Mundial

Crédito foto: Wagner Carmo/CBAt

O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, venceu o Oslo Bislett Games, a etapa norueguesa da Liga Diamante, o nobre circuito de provas da World Athletics, nesta quinta-feira (30/5), com 46.63, melhor marca do ano para os 400 m com barreiras. Alison venceu também o tricampeão mundial e campeão olímpico, o norueguês Karsten Warholm que correu em casa, apoiado pela torcida.

O paulista de São Joaquim da Barra fez uma corrida crescente e sem erros e desbancou Warholm que ainda derrubou a última barreira para cruzar em segundo com 46.70. O atleta Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, foi terceiro com 48.49.

Esta é a quarta disputa individual e vitória de Alison dos Santos (EC Pinheiros-SP), campeão mundial no Oregon-2022 e medalha de bronze olímpica em Tóquio-2021, na temporada em que se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto na França. A melhor marca pessoal de Piu para os 400 m com barreiras é 46.29, tempo da conquista do ouro no Hayward Field de Eugene, Oregon, em 19 de julho de 2022.

Piu estreou na temporada 2024, com vitória nos 400 m rasos do Percy Beard Track, em Gainesville, Estados Unidos, com o tempo de 45.25, em 30 de março. No Tom Jones Memorial, em Gainesville, Flórida, voltou a correr os 400 m rasos em 45.25, na sua segunda competição da temporada em 13 de abril. O paulista de São Joaquim da Barra, de 23 anos, usou os meeetings nos Estados Unidos como avaliação do treinamento e para buscar ritmo de competição. 

Na sua primeira prova da Liga Diamante ganhou os 400 m com barreiras Doha, Catar, no dia 10 de maio, com 46.86, e nesta quinta-feira mostrou que segue bem em sua preparação olímpica.  Em 2023, sofreu antes do Mundial de Budapeste, Hungria, por causa da lesão e cirurgia do joelho direito. O seu melhor tempo foi de 47.38, o quinto no Mundial, fora de sua total condição física.

Piu não volta ao Brasil antes da Olimpíada. Está morando em Clermont desde o início do ano, também na Flórida, e treina no National Training Center nos Estados Unidos. Será atração na etapa de Estocolmo, Suécia, neste domingo (2/6). Antes da Olimpíada ainda compete as etapas da Liga Diamante de Paris, França (7/7), Mônaco, Principado de Mônaco (12/7) e Londres, Inglaterra (20/7).

“Vamos fazer também um camping de treinamento na Turquia, onde costumamos ir, antes de seguir para Paris”, explicou o treinador Felipe de Siqueira. 

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Equipe gaúcha confirma pódio na tradicional Cape To Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

Foi encerrado na noite desta terça-feira, 27, a tradicional Cape to Rio, uma das mais…

5 dias ago

Atleta da casa e top 10 mundial, Daniel Mola é campeão ao lado de Leo Branco na primeira etapa do Circuito Beach Tennis em Valinhos (SP)

Foram definidos, neste domingo, os primeiros campeões da nova temporada do Circuito Beach Tennis, o…

1 semana ago

Brasileiros concluem a Cape to Rio e podem conquistar pódio em uma das mais tradicionais regatas do mundo

O Iate Clube do Rio de Janeiro recebe os primeiros barcos da disputa de uma…

3 semanas ago

Trifil lança time no beach tennis e anuncia investimentos em atletas e eventos no Brasil

A Trifil, marca brasileira integrante do Grupo Lupo, um dos maiores grupos do setor têxtil da…

3 semanas ago

Circuito Beach Tennis confirma calendário com novidade e primeira etapa acontece em Valinhos (SP)

Está confirmada a sétima temporada do CircuitoBeachTennis, o maior do país, que teve cerca de 11…

3 semanas ago

Saquarema recebe 3ª edição da Copa dos Municípios de Beach Tennis com recorde de cidades e atletas

A famosa praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), vai receber, neste final de semana, entre…

3 semanas ago