Campos e Quadras

Alison dos Santos vence 400 m com barreiras na Liga Diamante e lidera Ranking Mundial

Crédito foto: Wagner Carmo/CBAt

O brasileiro Alison dos Santos, o Piu, venceu o Oslo Bislett Games, a etapa norueguesa da Liga Diamante, o nobre circuito de provas da World Athletics, nesta quinta-feira (30/5), com 46.63, melhor marca do ano para os 400 m com barreiras. Alison venceu também o tricampeão mundial e campeão olímpico, o norueguês Karsten Warholm que correu em casa, apoiado pela torcida.

O paulista de São Joaquim da Barra fez uma corrida crescente e sem erros e desbancou Warholm que ainda derrubou a última barreira para cruzar em segundo com 46.70. O atleta Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, foi terceiro com 48.49.

Esta é a quarta disputa individual e vitória de Alison dos Santos (EC Pinheiros-SP), campeão mundial no Oregon-2022 e medalha de bronze olímpica em Tóquio-2021, na temporada em que se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto na França. A melhor marca pessoal de Piu para os 400 m com barreiras é 46.29, tempo da conquista do ouro no Hayward Field de Eugene, Oregon, em 19 de julho de 2022.

Piu estreou na temporada 2024, com vitória nos 400 m rasos do Percy Beard Track, em Gainesville, Estados Unidos, com o tempo de 45.25, em 30 de março. No Tom Jones Memorial, em Gainesville, Flórida, voltou a correr os 400 m rasos em 45.25, na sua segunda competição da temporada em 13 de abril. O paulista de São Joaquim da Barra, de 23 anos, usou os meeetings nos Estados Unidos como avaliação do treinamento e para buscar ritmo de competição. 

Na sua primeira prova da Liga Diamante ganhou os 400 m com barreiras Doha, Catar, no dia 10 de maio, com 46.86, e nesta quinta-feira mostrou que segue bem em sua preparação olímpica.  Em 2023, sofreu antes do Mundial de Budapeste, Hungria, por causa da lesão e cirurgia do joelho direito. O seu melhor tempo foi de 47.38, o quinto no Mundial, fora de sua total condição física.

Piu não volta ao Brasil antes da Olimpíada. Está morando em Clermont desde o início do ano, também na Flórida, e treina no National Training Center nos Estados Unidos. Será atração na etapa de Estocolmo, Suécia, neste domingo (2/6). Antes da Olimpíada ainda compete as etapas da Liga Diamante de Paris, França (7/7), Mônaco, Principado de Mônaco (12/7) e Londres, Inglaterra (20/7).

“Vamos fazer também um camping de treinamento na Turquia, onde costumamos ir, antes de seguir para Paris”, explicou o treinador Felipe de Siqueira. 

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Nº 1 do mundo, francês Nicolas Gianotti confirma participação no World Tour BT 400 de Cuiabá

O World Tour BT 400 Cuiabá, um dos maiores eventos do mundo do Beach Tennis, estará…

2 dias ago

Atletas de seis países disputam etapa de Campinas do Circuito Beach Tennis

Mais de 850 atletas disputam, a partir de sexta-feira, 7, até o domingo, 9, a…

4 dias ago

São Roque (SP) recebe o 3º Open de Beach Tennis

Depois do sucesso das duas primeiras edições, a arena Santa Areia, em São Roque (SP),…

5 dias ago

Victor Pignaton vai às oitavas em Las Vegas

Atleta de apenas 14 anos, Victor Pignaton se classificou, nesta terça-feira, para a fase oitavas…

6 dias ago

Atleta do CT Lucas Sousa, Niccolo Gasparri é campeão de torneio internacional de Campinas

Novo atleta do CT Lucas Sousa, de Campinas, agenciado pela Beat Sports Manager, o italiano…

6 dias ago

2ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis tem novo local em Copacabana

A segunda etapa da 13ª temporada do Circuito Fairmont de Beach Tennis do Rio de…

1 semana ago