Categories: Sem categoria

Gabrielzinho conquista primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris

O mineiro Gabriel Araújo, 22, confirmou a expectativa e garantiu nesta quinta-feira, 29, a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. Ele terminou a prova final da natação dos 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 1min53s67 e levou a medalha do Brasil, a de ouro.

Completaram o pódio Vladimir Danilenko, da delegação de Atletas Paralímpicos Neutros (NPA) com a prata e Alberto Caroly Abarza Diaz, do Chile, com o bronze na Arena Paris La Defense.

“Estou muito feliz, não sei nem como agradecer. Não tenho nem dimensão do que é tudo isso. Meu sorriso está sendo levado para todos os cantos do mundo. Eu me senti em casa. A prova foi perfeita, perfeita, perfeita. As noites de sono que eu e meu treinador perdemos neste ciclo compensaram demais. Tudo o que trabalhei psicologicamente deu certo”, afirmou Gabrielzinho.

Em sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, Gabrielzinho tem agora quatro medalhas, sendo três ouros (50m livre, 200m livre, 100m costas) e uma prata (100m costas), sendo três conquistadas em Tóquio 2020.

O mineiro havia disputado os mesmos 100m costas em Tóquio 2020 e conquistado a medalha de prata. No Japão, o mineiro venceu as disputas dos 200m livre e 50m costas, provas que ainda competirá em Paris.

“É uma prova muito difícil, é uma prova que mexe comigo, tanto por ter sido prata (Tóquio), porque é a prova mais difícil pra mim, e eu trabalhei muito pra isso. Eu e meu treinador, a gente trabalhou pra caramba, e a gente fez de tudo pra que essa medalha de prata virasse ouro, e assim, eu tô muito, ficaria muito feliz com ouro, mas do jeito que foi a prova, sem igual, porque eu não nadei, não, eu amassei a prova, eu acabei com a prova, então eu tô feliz demais, e um sonho realizado, e posso gritar que eu sou campeão dos 100 metros costas”, disse Gabrielzinho.

O mineiro venceu a prova apenas um dia depois de ser um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos, ao lado da paulista Beth Gomes, do atletismo, em desfile que percorreu cerca de 2,5 quilômetros, da Champs-Elysées até a Place de la Concorde. Além da final, na noite de quinta-feira em Paris, Gabrielzinho também competiu nas eliminatórias da mesma disputa durante o período da manhã e também obteve o melhor tempo.

Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

Bronze com Gabriel Bandeira

O paulista Gabriel Bandeira conquistou a medalha de bronze na prova 100m borboleta S14 F masculino. Ele fez 55s08. O ouro ficou com o dinamarquês Alexander Hillhouse e a prata com o britânico William Ellard.

Essa é a quinta medalha de Gabriel Bandeira. Ele ganhou ouro nos 100m borboleta, prata nos 200m livre e 200m medley e bronze no revezamento 4x100m livre misto S14 (deficiência intelectual) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Daniel Mola e Antomi Ramos,  do CT Lucas Sousa, conquistam o título em Iquique, no Chile

Atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP), agenciados pela BEAT Sports Manager, Daniel Mola,…

12 horas ago

Fernanda Maieto conquista dois títulos e Manuela Archeti garante dois vices em torneio internacional em Cuiabá (MT)

Jovens atletas da Arena Deco Beach, de Indaiatuba (SP), brilharam e seguem subindo no projeto…

5 dias ago

Etapa de Riviera de São Lourenço (SP) começa nesta quinta-feira e define os campeões do Circuito Beach Tennis

A 18ª e última etapa do Circuito Beach Tennis, começa nesta quinta-feira feriado, 20, e vai até…

5 dias ago

Definidos os campeões da 10ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis na Praia de Copacabana

Foram definidos, neste domingo, os campeões da 10ª e última etapa regular do Circuito Fairmont…

6 dias ago

Gustavo Russo é campeão do Sand Series de Aruba, o mais tradicional torneio do mundo

Gustavo Russo, que treina em Indaiatuba (SP), tem patrocínio da Fobel, Vitafor e DMC, é atleta da…

7 dias ago

10ª etapa do Circuito Fairmont de Beach Tennis na Praia de Copacabana define classificados para o Rei e Rainha

Com disputas neste sábado, 15, e domingo, 16, a 10ª etapa do Circuito Fairmont de…

1 semana ago