Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
A ATP divulgou nesta terça-feira a lista completa de jogadores que disputarão a décima primeira edição do Rio Open apresentado pela Claro. Alexander Zverev, o número 2 do mundo, Holger Rune, 13º do ranking, Lorenzo Musetti, medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Paris, a sensação João Fonseca e o atual campeão Sebastian Baez são os destaques do ATP 500 brasileiro, que será disputado entre os dias 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Liderando a lista, Zverev fará a sua estreia no Rio Open. O segundo melhor tenista do mundo é um dos nomes mais consolidados de sua geração e dono de 22 títulos, com destaques para o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, dois ATP Finals e seis Masters 1000. Sascha, como é conhecido, também foi finalista em Grand Slams em duas oportunidades: a primeira no US Open em 2020 e o mais recente em Roland Garros, em 2024, provando ser um grande destaque no saibro, com oito de seus 22 títulos acontecendo na superfície.
Quem também fará a sua estreia no Rio Open é o dinamarquês Holger Rune, 13º do mundo. Com apenas 21 anos, Rune é um dos grandes nomes da sua geração e se define como um amante do saibro. O tenista teve uma rápida ascensão no ranking durante os seus quatro anos como profissional e chegou no posto de 4º melhor tenista do mundo após uma grande temporada de 2023, no qual fez final nos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma, foi campeão no ATP 250 de Munique e fez quartas em Roland Garros e Wimbledon.
Já o italiano Lorenzo Musetti fará a sua segunda participação no Rio Open. O medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 já esteve no ATP 500 carioca em 2023, e agora retorna em busca de um título inédito em sua carreira. Com apenas 22 anos, Musetti se tornou um dos principais nomes do circuito da ATP com o seu estilo de jogo eclético. Ex-número 1 do mundo no juvenil, o italiano teve uma rápida ascensão no ranking e entrou no top 200 já no segundo ano como profissional. Atual número 15 do mundo, o italiano também foi semifinalista em Wimbledon na última temporada.
João Fonseca, que vem chamando a atenção de todo o circuito com o seu tênis explosivo e grandes campanhas recentes, como os títulos do Next Gen ATP Finals e Challenger de Camberra, além de ter furado o qualifying do Australian Open e vencido Andrey Rublev, o número 9 do mundo, na estreia na chave principal, recebeu um convite na chave principal do Rio Open. O carioca frequentou todas as edições do ATP 500 quando criança, como um grande fã de tênis. Em 2022, João teve a oportunidade de ser sparring para grandes nomes do circuito durante o torneio. Em 2023, foi a vez de receber um convite na chave principal e disputar o seu primeiro jogo do nível ATP em casa, aos 16 anos. No ano seguinte, em 2024, João se tornou o quadrifinalista mais jovem da história do torneio.
Outro brasileiro garantido na chave principal é Thiago Wild, o atual 79 do mundo. Também quadrifinalista na última edição, o paranaense vai em busca de ainda mais na sua sexta participação no ATP 500 carioca. Já João Lucas Reis está classificado para o qualifying após conquistar o título da Procópio Cup, competição entre tenistas brasileiros que premia o vencedor com uma vaga na fase qualificatória do Rio Open.
Entre os estrangeiros, o argentino Sebastian Baez, atual campeão, retorna para tentar uma inédita defesa de título. Em 10 edições, o Rio Open nunca teve um bicampeão em sua história. Outros destaques ficam para os chilenos Nicolas Jarry, ex-16 do mundo, e Alejandro Tabilo, o vice-campeão de 2024 Mariano Navone e o ex-21 do mundo Alejandro Davidovich Fokina.
“Nessa 11a edição do Rio Open estamos trazendo um line up com duas grandes novidades, o Zverev e o Rune, mantendo a estratégia de sempre contarmos com os melhores jogadores do saibro. Além deles vem o Musetti que volta depois de dois anos como medalhista olímpico e consolidado no top 20. Do nosso lado dos brasileiros, temos nomes muito bem posicionados para irem além. O Wild chega no Rio Open perto do melhor ranking, mais maduro no circuito e o Fonseca, apesar de muito jovem, terá a sua 3a experiência no evento, com reais possibilidades de ir longe. O Thiago Monteiro, apesar de não estar no melhor ranking, está com muita bagagem e pode vencer grandes nomes,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.
A chave de simples do Rio Open 2025 contará com 32 vagas, sendo 23 classificações diretas através do ranking dos tenistas. Três convites da organização e mais um, reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP, também integram a conta. Outros quatro tenistas virão do qualifying, que será disputado nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro e com entrada gratuita (mais informações em breve). Por último, uma vaga faz parte do special exempt, reservado para tenistas que não puderem disputar o qualifying por estarem em ação em outro torneio. Caso não precisem ser usadas, as vagas do special exempt e do convite da lista A+ virarão vagas para classificação direta.
Veja a lista de inscritos no Rio Open:
Alexander Zverev (GER) – 2º
Holger Rune (DEN) – 13º
Lorenzo Musetti (ITA) – 15º
Alejandro Tabilo (CHI) – 26º
Sebastian Baez (ARG) – 28º
Francisco Cerundolo (ARG) – 31º
Nicolas Jarry (CHI) – 36º
Tomas Martin Etcheverry (ARG) – 38º
Pedro Martinez (ESP) – 44º
Luciano Darderi (ITA) – 45º
Mariano Navone (ARG) – 47º
Roberto Carballes Baena (ESP) – 57º
Alexandre Muller (FRA) – 58º
Jaume Munar (ESP) – 62º
Alejandro Davidovich Fokina (ESP) – 66º
Buyunchaokete (CHN) – 67º
Corentin Moutet (FRA) – 69º
Facundo Diaz Acosta (ARG) – 73º
Alexander Shevchenko (KAZ) – 77º
Thiago Wild (BRA) – 79º
Dusan Lajovic (SRB) – 80º
Hugo Gaston (FRA) – 81º
Damir Dzumhur (BIH) – 82º
WC – João Fonseca (BRA) – 112º
Inscrições para quarta etapa em maio já estão abertas
Jovem catarinense de São José (SC), de 18 anos, Beatriz Valério, que tem parceria com…
Giovanni Cariani, patrocinado pela AMA, Spitter, CN Construtora, Beach Point Londrina e que tem parceria com…
Atletas da Beat Sports Manager, Daniel Mola e Vitória Marchezini brilharam neste domingo com títulos…
Crédito: Felipe Almeida O coração das montanhas mineiras bateu mais forte neste fim de semana…
Tenista disputa torneio de Santa Cruz de la Sierra, um J60