Vela

Equipe gaúcha confirma pódio na tradicional Cape To Rio após enfrentar tormenta e dois ciclones

Foi encerrado na noite desta terça-feira, 27, a tradicional Cape to Rio, uma das mais tradicionais regatas de oceano no mundo. Foi realizada a premiação dos campeões e homenagens no Salão Nobre do Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca. A largada da 18ª edição da regata que data de 1971 e tem edições a cada três anos foi em 27 de dezembro no Royal Cape Yacht Club, na Cidade do Cabo.

O barco AlexForbes Angel Wings, comandado por Sibusiso Sizatu foi o grande campeão com uma tripulação formada por sul-africanos de comunidades carentes da Cidade do Cabo. O segundo lugar ficou com o alemão Vineta, que havia sido o primeiro a cruzar a linha de chegada, no último dia 12 de janeiro, mas perdeu o título no tempo corrigido. E o brasileiro Esperança, de Márcio Lima, do Veleiros do Sul, de Porto Alegre, completou o pódio na participação histórica do Brasil com três barcos na raia. O Audaz 2 fechou como o sexrto no geral e o Suidoos II, de Theodora Prado ficou como o décimo lugar.

Márcio Lima descreveu a conquista e a dificuldade que teve para levar o barco do Rio Grande do Sul para a África do Sul. Eles passaram por tormentas: “Pegamos dois ciclones. Nós saímos , pegamos um mau tempo dois dias depois de sair de Rio Grande. Tivemos alguns problemas no barco, tivemos que voltar, isso atrasou em cinco dias a viagem. Trabalhamos no final de semana no barco consertando, voltamos pro mar, buscamos sair no rumo Leste, logo pegamos vento forte de Sudeste e se formou um novo ciclone . Ventos de 50 nós, depois disso conseguimos sair  e navegar mais tranquilo. A viagem para levar o barco até Cidade do Cabo foi dura e deu um gostinho a mais da nossa conquista do pódio. Acabou sendo importante esses problemas pois chegamos com o barco muito bem testados para a disputa da regata para enfrentar qualquer coisa. Estavámos confiantes. Agora é preparar para 2028”.

Theodora Prado recebeu uma homenagem especial e foi aplaudida de pé durante a premiação. A velejadora que trabalhou no mercado financeiro e largou tudo para viver da vela se tornou a primeira mulher a realizar e concluir em solitário a regata de 3.500 milhas náuticas no veleiro Suidoos II de 31 pés, pouco mais de nove metros.

A regata teve barcos da África do Sul, Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Noruega e da Suíça.

A 19ª edição está prevista para acontecer ou no final de 2028 ou nos primeiros dias de 2029. Cerca de dez barcos brasileiros já têm interesse em participar da competição: “Já criamos muito interesse aqui no Brasil. Estamos conversando com dez barcos pelo menos brasileiros que querem participar. Temos o pedido para iniciar a regata durante janeiro de 2029, pois as famílias irem passar o Reveillon na África do Sul”, destacou Vitor Medina, organizador da Cape to Rio. 

Fabrizio Gallas

Recent Posts

Atleta da casa e top 10 mundial, Daniel Mola é campeão ao lado de Leo Branco na primeira etapa do Circuito Beach Tennis em Valinhos (SP)

Foram definidos, neste domingo, os primeiros campeões da nova temporada do Circuito Beach Tennis, o…

2 dias ago

Brasileiros concluem a Cape to Rio e podem conquistar pódio em uma das mais tradicionais regatas do mundo

O Iate Clube do Rio de Janeiro recebe os primeiros barcos da disputa de uma…

2 semanas ago

Trifil lança time no beach tennis e anuncia investimentos em atletas e eventos no Brasil

A Trifil, marca brasileira integrante do Grupo Lupo, um dos maiores grupos do setor têxtil da…

2 semanas ago

Circuito Beach Tennis confirma calendário com novidade e primeira etapa acontece em Valinhos (SP)

Está confirmada a sétima temporada do CircuitoBeachTennis, o maior do país, que teve cerca de 11…

2 semanas ago

Saquarema recebe 3ª edição da Copa dos Municípios de Beach Tennis com recorde de cidades e atletas

A famosa praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), vai receber, neste final de semana, entre…

2 semanas ago

Ladeirão do Óleo anuncia apoio à nova geração campeã mundial do Beach Tennis

Caio Gazoli, Beatriz Valério e Sofia Espíndola passam a ser apoiados por empresa alagoana

1 mês ago