Covid 19

COI cede pressão e adia jogos olímpicos

Jogos paralímpicos também são adiados

Crédito: Greg Martin/IOC

Depois de muita pressão por parte dos atletas e de várias ameaças de boicote de várias federações, o comitê olímpico internacional finalmente cedeu as pressões e adiou para 2021 os jogos olímpicos de Tóquio que estava previsto para começar em 24 de julho de 2020.

A decisão veio após uma reunião entre o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o presidente do COI Thomas Bach numa vídeo-conferência onde viram que realizar os jogos em meio a pandemia do coronavírus tornaria impossível manter a segurança dos jogos.

Com a impossibilidade de treinar e de irem atrás de índices olímpicos, atletas de vários lugares do mundo, incluindo do Brasil, pressionaram seus comitês-olímpicos a pressionar a organização dos jogos para o adiamento dos jogos. Não restou opção pelo adiamento dos jogos.

Essa é a primeira vez na história que as olimpíadas estão sendo adiadas para uma data posterior e não canceladas por motivo de guerra como em 1916, 1940 e 1944 na era moderna.

Comitê paralímpico internacional apoia decisão do adiamento de 2020

As paralímpiadas que seriam disputadas após os jogos olímpicos, consequentemente, foram adiadas também para 2021. E o comitê comandando pelo brasileiro Andrew Persons apoiou a decisão tomada pelo COI e pelos jogos.

“Adiar os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 como resultado do surto global de COVID-19 é absolutamente a coisa certa a fazer. A saúde e o bem-estar da vida humana devem sempre ser nossa prioridade número um, e realizar um evento esportivo de qualquer tipo durante essa pandemia simplesmente não é possível. O esporte não é a coisa mais importante no momento, preservar a vida humana é. Portanto, é essencial que sejam tomadas todas as medidas para tentar limitar a propagação desta doença” – Declarou.

Chama olímpica ficará em Fukoshima

Após ser acendida na Grécia, a chama olímpica começaria seu tour pela cidade de Fukoshima que havia sido devastada por um tsunami em 2011. Com o cancelamento do revezamento, a chama deverá ficar na cidade como simbolo de mais uma reconstrução que o mundo terá que cumprir.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

Recent Posts

Circuito Beach Tennis confirma 1ª etapa da sexta temporada em 2025 com novidades

1ª etapa acontece em janeiro na Riviera de São Lourenço (SP) com inscrições já abertas.…

3 dias ago

Com presença de Thomaz Koch, Projeto Tênis na Lagoa realiza a 21ª Festa de Natal e presenteia mais de duzentas crianças carentes

Projeto faz vaquinha virtual para seis atletas disputarem o Circuito Rota do Centro-Oeste em janeiro 

6 dias ago

Atletas de Campinas sobem no pódio na Copa do Mundo de Beach Tennis

Terminou com êxito, neste domingo, a temporada dos atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas…

6 dias ago

Vitafor amplia participação no Beach Tennis e anuncia apoio a equipe de atletas juvenis e mais três tops no profissional

Empresa é a que mais patrocina no esporte e chega ao número de 30 atletas…

1 semana ago

Marcelo Ferreira faz história com máxima certificação de encordoadores

Marcelo, natural de Uberaba (MG), se tornou um dos 19 do mundo e obter a…

1 semana ago