EsgrimaLutas

Bia Bulcão vence a etapa de São Paulo do Circuito Nacional de Esgrima

Com a vitória, ela se garante no Pré-Olímpico das Américas. Crédito: Washington Alves/COB

Medalhista pan-americana vence a terceira competição nacional do ano e não pode ser mais superada na disputa pela vaga do Brasil

Bia Bulcão confirmou a sua boa fase e foi absoluta em mais uma etapa do Circuito Nacional de Esgrima. Na manhã e tarde deste domingo (15), no ginásio do Clube Paulistano, em São Paulo (SP), a atleta do Esporte Clube Pinheiros venceu a quarta e última etapa do Circuito, se isolando ainda mais no ranking nacional de florete feminino e garantindo a vaga no Pré-Olímpico das Américas, ainda sem data e local definido.

Esta foi a terceira vitória de Bia no Circuito Nacional, em quatro etapas disputadas. Antes, ela tinha vencido no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, além de ter ficado em segundo na primeira etapa de São Paulo. Assim, não pode ser mais superada na briga pela vaga brasileira no Pré-Olímpico, pois só há mais uma competição nacional na temporada, que é o Campeonato Brasileiro.

Bia fez uma boa pule na competição de São Paulo. Classificou-se bem e ficou de bye na fase de 32. Nas oitavas, não encontrou dificuldades para superar Gabriela Magini, do SSJE São Jorge (SP), por 15 a 1, e depois bater, nas quartas, Giovana Bonetti, do Grêmio Náutico União (RS), por 15 a 7. Na semifinal, vitória apertada sobre Talia Calazans, também da equipe gaúcha, por 15 a 13. Na decisão, sua principal adversária na briga pela vaga no Pré-Olímpico, Gabriela Cecchini, outra integrante do time gaúcho. Vitória por 15 a 8.

“Joguei muito bem, estava me sentindo bem. Comecei forte na pule e sabia que isso era importante para pegar uma chave melhor na sequência. Fui experimentando algumas ações e me preparando para o momento decisivo. Na semifinal, encontrei bastante dificuldade, mas o que é normal. Foi importante para entrar ligada na final”, avaliou a campeã.

Além de ser a representante brasileira no Pré-Olímpico, Bia ainda pode obter a vaga nos Jogos de Tóquio 2020 pelo ranking mundial. “O foco agora passa a ser os torneios internacionais e o Mundial Militar, em outubro”, explica a atleta.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.