Multi-esportesTriatlô

Pamella Oliveira é tricampeã do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro 2019

Brasileira consagra boa fase com mais um título na competição.

Capixaba venceu com chuva na praia do Recreio. Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports

A brasileira Pamella Oliveira e o francês Yvan Jarrige são os campeões da edição 2019 do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro. Disputado neste domingo (22), na capital carioca, o evento desafiou mais de 1.300 atletas de 26 países, em 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, em um dia chuvoso na Cidade Maravilhosa. Pamella tornou-se a única tricampeã da competição ao fechar a prova em 4h28min03seg, enquanto o francês foi o primeiro atleta estrangeiro a vencer no Rio, com 3h56min34seg.

Em sua primeira competição após o Campeonato Mundial, em Nice (FRA), Pamella confirmou seu favoritismo para garantir o inédito tricampeonato no Rio. Logo na natação, a capixaba radicada em Balneário Camboriú (SC) abriu boa vantagem sobre o pelotão seguinte e no ciclismo aumentou ainda mais sua liderança saindo para correr confortável. Controlando bem a prova durante a última etapa, Pamella comemorou bastante a vitória.

“Muito feliz por voltar ao Rio de Janeiro e conquistar esse inédito tricampeonato. É sempre bom ganhar, especialmente em casa”, disse. “Com a vitória eu já garanto com antecipação a vaga para o Mundial de 70.3 do ano que vem e isso me dá mais confiança e calma para escolher as próximas provas”, encerra Pamella. Luisa Cravo fez uma ótima corrida para completar o IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro na segunda posição e a argentina Romina Palacio completou o pódio na terceira posição.

Na Elite masculina, a dinâmica da prova foi bem diferente. Na natação, quatro atletas saíram na frente formando o primeiro pelotão com Chicão, Paulo Roberto Maciel, Bruno Matheus e Fernando Toldi, seguidos bem de perto por Luís Ohde, Edivanio Monteiro e o francês Yvan Jarrige. No ciclismo, Paulo Maciel, Yvan e Toldi passaram a dominar as ações e os três saíram para a corrida com vantagem sobre os demais atletas.

Logo nos primeiros quilômetros da corrida, Yvan passou a impor um forte ritmo e assumiu a liderança do grupo. Com o melhor parcial na modalidade, o francês pode comemorar seu primeiro título no Brasil (ele já havia sido vice-campeão no IRONMAN 70.3 Florianópolis).

“É muito bom poder voltar ao Brasil e desta vez vencer. Me sinto um privilegiado por poder competir ao redor do mundo e vir para lugares como este”, comenta Yvan. “Foi uma prova bem dura, com ótima organização e excelente estrutura. Todos estão de parabéns”, avaliou o campeão. Paulo Roberto Maciel foi o melhor brasileiro na competição, completando a prova na segunda posição, seguido por Bruno Matheus, terceiro colocado.

Resultados – IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro

Elite Masculino:

1º Yvan Jarrige (França) – 3h56min34seg

2º Paulo Roberto Maciel (Brasil) – 3h58min20seg

3º Bruno Matheus (Brasil) – 4h03min57seg

Elite Feminino:

1ª Pamella Oliveira (Brasil) – 4h28min03seg

2ª Luisa Cravo (Brasil) – 4h34min16seg

3ª Romina Palacio (Argentina) – 4h43min39seg

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

2 thoughts on “Pamella Oliveira é tricampeã do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro 2019

  • Janaína Garrot

    Estava lá assistindo a prova. A Pâmela saiu muito na frente na natação e se manteve. A prova é muito punk e ver as brasileiras no pódio, foi um orgulho. Um dia irei me preparar para completar essa prova porque deu uma vontade imensa de se desafiar.

    Resposta
    • Cai dentro! Essa é a principal franquia do triatlô no mundo

      Resposta

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.