Corrida de RuaEstradas e Ruas

Etíopes vencem a 24ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Crédito: Sérgio Shibuya/Divulgação Yescom

Os atletas da Etiópia brilharam na 24ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Na manhã nublada deste domingo na Cidade Maravilhosa, Asefa Bekele, no masculino, e Mestawut Truneh, no feminino, garantiram o topo do pódio no retorno da tradicional prova após três anos por conta da pandemia da Covid-19. Bekele completou os 21.097 metros do desafio, com largada na Praia do Leblon e chegada no Aterro do Flamengo, com o tempo de 1h03min47, enquanto Mestawut, marcou 1h13min00.

Pelo Brasil, o grande nome do masculino foi Gilmar Silvestre Lopes, que terminou com o tempo de 1h04min04, seguido pelo campeão de 2016, Giovani dos Santos, que fez o tempo de 1h04min11. Entre as corredoras nacionais, Larissa Quintão confirmou a boa fase e garantiu o quarto lugar, com 1h16min02, vindo depois Jaciane Araújo, 1h21min08. A 24ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro reuniu milhares de atletas de todo país e do exterior, que correram, divertiram-se e completaram a prova.

Após a largada tranquila, os principais nomes do evento acabaram proporcionando uma disputa à parte. A partir do quilômetro 8, os brasileiros Gilmar, Giovani e Gustavo correram lado a lado com Asefa e assim prosseguiram até o trecho no centro da cidade. Na parte final, apenas Asefa e Gilmar seguiram na briga pela vitória, mas o etíope mostrou que estava em grande forma e aumentou o ritmo para vencer pela primeira vez no Rio de Janeiro.

“Estou muito feliz com esse resultado. Gostei bastante do percurso e do bom duelo que tivemos em grande parte da prova, o que valoriza ainda mais o primeiro lugar”, destacou o campeão da 24ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e, que este ano ainda foi vice-campeão da Maratona Internacional de São Paulo.

Gilmar também comemorou o segundo lugar.”A estratégia foi correr no bloco. Até tentei fugir algumas vezes, mas acabei não conseguindo. De qualquer forma, foi um grande resultado e agora é dar sequência ao trabalho”, afirmou o brasileiro, vice-campeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo em 2020. “Tenho mais uma prova no próximo fim de semana e depois a preparação será toda visando a Corrida Internacional de São Silvestre”, completou.

Dobradinha etíope

No feminino, a vitória da Mestawut, que neste ano venceu a Corrida de Reis em Cuiabá, teve bem menos trabalho. Ela e a compatriota Fantu Gelasa, sexta colocada na Meia Maratona de Praga neste ano, correram juntas a maior parte do tempo mas, no final, ela acabou conquistando mais um importante título na carreira. “Foi uma prova muito boa e estou feliz com meu ritmo. Como a temperatura na estava muito forte, consegui um bom tempo”, destacou a atleta, que já corre duas vezes na São Silvestre (2018 e 2019), conquistando pódio em ambas.

Larissa Quintão também festejou muito o desempenho e com o tempo. “Foi o melhor tempo da minha vida. Não foi o primeiro lugar, mas estar no pódio e com um tempo dessa é como vencer. Estou numa sequência boa, pois consegui o primeiro lugar na Meia de Belo Horizonte e fui vice nos 21 km da Maratona do Rio de Janeiro. Não dá para reclamar”, resumiu a brasileira, natural de Itabira (MG).

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.