Campos e QuadrasTênis

Rio Open confirma Alcaraz na 10a edição

Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

Campeão na edição de 2022 e atual número 2 do mundo, Carlos Alcaraz é o primeiro confirmado da grandiosa décima edição do Rio Open. A maior sensação jovem do circuito e parte importante da nossa história já está garantido no maior torneio da América do Sul, que acontecerá entre os dias 17 a 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

“Estou muito feliz de jogar o Rio Open em 2024. O torneio é especial para mim. Foi onde venci o meu primeiro jogo em um ATP e onde ganhei o meu primeiro ATP 500. Tenho uma relação especial com os fãs  estou empolgado para estar no Rio novamente,” disse Alcaraz.

Esta será a quarta edição que o espanhol disputará no Rio Open. Em 2020, Alcaraz fez a sua estreia quando figurava na 406ª colocação e era apontado como uma das futuras promessas do tênis, recebendo um convite do torneio. Foi aqui que o tenista disputou a sua primeira chave principal de ATP e também conquistou a sua primeira vitória em torneios ATP, derrotando o compatriota Albert Ramos-Vinolas, na época o 41º do mundo, em dois sets a um, iniciando a sua caminhada em torneios ATP.

Já em 2022 foi a virada de chave para Alcaraz. Após a sua conquista do título no Rio Open, onde derrotou nomes como Matteo Berrettini, Fabio Fognini e Diego Schwartzman pelo caminho, o espanhol alçou vôo e foi campeão do seu tão sonhado primeiro Grand Slam no US Open, além de também ter conquistado o posto de número 1 do mundo. Outras marcas também foram batidas naquele mesmo ano, sendo o tenista mais jovem desde 2005 a entrar no top 10 do ranking da ATP, assim como também é o mais jovem a vencer um ATP 500, marca batida no Rio de Janeiro. Em Madri, o atual campeão do Rio Open bateu o recorde de tenista mais jovem a derrotar Rafael Nadal e Novak Djokovic, além de ter sido o primeiro a superar os dois grandes nomes do tênis em um mesmo torneio de saibro.

Em 2023, a jornada de Alcaraz seguiu vitoriosa, com o espanhol ganhando seis torneios em três diferentes pisos. Com apenas 20 anos, Alcaraz chegou em outra final de Grand Slam e derrotou o soberano Novak Djokovic em Wimbledon para conquistar mais um major em sua carreira.

“O Alcaraz faz parte da nossa história assim como vários outros nomes que despontaram no circuito depois de boas campanhas nos Rio Open. Tivemos o privilégio de vê-lo jogar um ATP pela primeira vez e na edição seguinte vencer seu primeiro ATP 500. Estamos acompanhando a ascensão do que pode vir a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos e é uma satisfação enorme que o Rio seja mais um capitulo dessa historia de sucesso. Carlitos é o grande nome do tênis mundial e no Rio certamente contará com o apoio da torcida que em pouco tempo criou uma  conexão especial com ele,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.

O Rio Open sempre atraiu os melhores tenistas de saibro e revelou algumas das então promessas do circuito da ATP, como Casper Ruud, Felix Auger Aliassime, o Nicolas Jarry, entre outros.

“Ter Carlos Alcaraz, uma estrela de projeção mundial, na edição comemorativa dos 10 anos do Rio Open é motivo de grande orgulho para todos nós. Um grande presente para o Rio de Janeiro e para os amantes do tênis,” disse Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

Alcaraz é o primeiro confirmado da décima edição do Rio Open, que terá o início da pré-venda e venda geral de ingressos ainda neste mês de outubro. Clientes Claro e Santander Select e Private terão uma pré-venda exclusiva entre os dias 17 e 23 de outubro, enquanto a venda geral começará no dia 24.

O Rio Open chega à sua décima edição, de 17 a 25 de fevereiro de 2024, no Jockey Club Brasileiro (RJ), apresentando em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie e Carlos Alcaraz. E não é só! Entre os tenistas que já estiveram no top 10 do ranking da ATP, o Rio Open também viu em ação Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfis e Fabio Fognini.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.