Campos e QuadrasTênis

ATP confirma lista de duplas do Rio Open 2024

Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

A lista das duplas que disputarão o Rio Open foi divulgada pela ATP. O forte line-up conta com grandes nomes do circuito, como Ram/Salisbury, eleita a melhor dupla das temporadas de 2022 e 2023 pela ITF, Granollers/Zeballos, os alemães Krawietz/Puetz e os atuais campeões Gonzalez/Molteni, além da dupla do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo. O ATP 500 carioca comemora a sua décima edição entre 17 e 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Grande sensação do circuito de duplas e um dos times com maior longevidade entre as equipes atuais, Rajeev Ram e Joe Salisbury disputarão o Rio Open pela primeira vez. O norte-americano e o britânico foram eleitos pela ITF como a melhor dupla das temporadas de 2022 e 2023 após terminarem ambos os anos na primeira colocação do ranking por times. Donos de 4 títulos de Grand Slam, a dupla fez história na última edição do US Open, sendo o primeiro time da história do tênis a conquistar três títulos seguidos no Grand Slam norte-americano.

Marcel Granollers e Horacio Zeballos, um dos maiores times saibristas do circuito, retornam ao Rio Open pela terceira vez. Campeões da edição de 2020 e três vezes finalistas de Grand Slam, o espanhol e o argentino vão atrás do bicampeonato no Rio de Janeiro. Quem também retorna são os atuais campeões Maximo Gonzalez e Andres Molteni. Com um 2023 estelar, os argentinos foram umas duplas que mais conquistaram títulos na última temporada, totalizando cinco troféus, incluindo o Masters 1000 de Cincinnati.

Outros especialistas no saibro que figuram na lista são os alemães Kevin Krawietz, duas vezes campeão de Roland Garros, e Tim Puetz. A dupla disputa o Rio Open pela primeira vez como time. Fechando os destaques internacionais, Simone Bolelli e Andrea Vavassori também estarão no Rio de Janeiro. Os italianos vêm embalados no circuito, tendo feito a final no Australian Open em janeiro.

O representante do Brasil por inscrição direta é o mineiro Marcelo Melo. Ex-número 1 do mundo, Melo vai em busca do primeiro título de um brasileiro no Rio Open. Dono de 37 títulos na ATP, incluindo Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, o mineiro disputou todas as edições do Rio Open e vem em 2024 ao lado do seu parceiro de circuito, o holandês Matwe Middelkoop. 

Três outras duplas se juntarão aos 13 times já anunciados. Duas vagas serão reservadas para convites da organização e uma dupla virá do qualifying, que por sua vez é composto por três parcerias definidas pelo ranking e um time convidado.

Veja a lista das duplas que disputarão o Rio Open:

1. Rajeev Ram/Joe Salisbury (EUA/GBR)

2. Marcel Granollers/Horacio Zeballos (ESP/ARG)

3. Maximo Gonzalez/Andres Molteni (ARG/ARG)

4. Kevin Krawietz/Tim Puetz (ALE/ALE)

5. Simone Bolelli/Andrea Vavassori (ITA/ITA) 

6. Sadio Doumbia/Fabien Reboul (FRA/FRA)

7. Alexander Erler/Lucas Miedler (AUT/AUT)

8. Marcelo Melo/Matwe Middelkoop (BRA/HOL)

9. Julian Cash/Robert Galloway (GBR/EUA) 

10. Pedro Cachin/Tomas Martin Etcheverry (ARG/ARG) 

11. Francisco Cabral/Henry Parren (POR/GBR)

12. Sebastian Ofner/Bernabé Zapata Miralles (AUT/ESP)

13. Roberto Carballes Baena/Dusan Lajovic (ESP/SRB)

Qualifying:

1. Nicolas Barrientos/Rafael Matos (COL/BRA)

2. Victor Vlad Cornea/Philipp Oswald (ROM/AUT)

3. Yannick Hanfmann/Juan Pablo Varillas (ALE/PER)

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.