Giovani dos Santos vence as 10 milhas da Garoto
Crédito: Zoom Filmes
Com um hiato de dois anos por conta da pandemia, a principal corrida capixaba voltou ao calendário nacional com direito a uma fina chuva antes da largada e tempo fresco e o melhor: vitória brasileira. Depois de bater na trave nos últimos anos, o mineiro Giovani dos Santos subiu no lugar mais alto do pódio com o tempo de 48min21s e ultrapassou o queniano Vestus Chemjoy nos últimos metros. Gilmar Silvestre completou o pódio.
Giovani, como não poderia deixar de ser, comemorou a importante conquista. “Sempre ficava em segundo ou terceiro. Desta vez, usei uma melhor estratégia. Preferi segurar e nos últimos três quilômetros passei o segundo e no final consegui passar a frente e vencer. Agora e continuar trabalhando para as próximas provas e com foco na São Silvestre, onde quero fazer uma preparação especial na altitude e tentar mais um pódio” – declarou.
Já no feminino, o pódio foi 100% etíope. Mestawut Trunet venceu com o tempo de 56min45s, seguida por Fantu Gelasa e Yadeny Weltej. Inclusive, a vencedora já está fazendo sucesso pelo brasil por já ter vencido a Meia Maratona Internacional do Rio. A melhor brasileira foi Amanda de Oliveira com 58min52s.
Estivemos presente
Pela terceira vez, o Esportes de A à Z através do jornalista que escreve o texto esteve presente a convite da Nestle para fazer o percurso de 16,09km entre Vitória e Vila Velha.
Cada ida, foram em situações diferentes. A primeira em 2009 ainda como um mero estudante e o site ainda estava embrionário, a segunda em 2018 e agora nessa retomada em 2022.
De comum em todas as etapas, foram as idas a fábrica da Garoto e até para jantar na primeira vez (quando ainda havia um jantar de massas para todos os corredores) e o percurso que sai de Camburi do lado de Vitória, cruza a terceira ponte, roda ruas de Vila Velha até você começar a sentir cheiro de chocolate sabendo que ali era a linha de chegada.
Nesta edição, junto com um grupo de jornalistas, tivemos a oportunidade na véspera de ver de perto como o chocolate é feito antes de você conseguir comprar em sua cidade numa visita que será retomada em breve ao público. E sabem o que é comer chocolate direto da fonte? só falo para poderem viver essa experiência que é bem gostoso.
Diferente das últimas duas edições que fizemos onde o sol predominou e nos castigou, o tempo fresco visto hoje (25) em Vitória serviu para aguçar o que poderia dar de melhor. O objetivo seria correr abaixo de 1h30min como combinado com meu treinador Robson Magalhães e para isso, seria necessário dividir em quatro momentos a prova.
E executar não foi problema! Quando se coloca o número de peito, você se transforma! Mas se fugir do que treina, ai pode dar problemas. Não foi o que aconteceu e seguimos os passos traçados para conseguir cruzar a linha chegada abaixo de 1h30, como ainda ter alguma gordura fechando em 1h28min.
Pontos positivos:
Para quem nunca foi, vale a pena reservar a data dela em seu calendário de corrida. Se vem chocolate no kit? Sim! E esse ano foi mais caprichado que em outros anos tendo uma caixa de bombom, uma barra e mais alguns produtos e o melhor, estava a R$95,00, bem mais em conta que outras grandes corridas pelo país.
Diferente do primeiro ano onde me lembro que a largada era 9 da manhã por conta da TV, nesta edição a largada foi 7:30 com largada em vários setores para você poder render mais (desde que você e os demais respeitem o seu).
Nas 10 milhas da Garoto, o povo vai para as ruas apoiar os corredores (mesmo cedo), principalmente do lado de Vila Velha e até oferecem algum tipo de ajuda.
O que pode melhorar:
Com o aumento a cada ano da quantidade de corredores, a dispersão dela deverá ser um desafio maior. Você cruza a linha de chegada e acessa um estacionamento com uma entrada apertada e filas se formam ali por gente esperando outros chegarem. Não vi nenhum straff agindo com mais veemência no momento que estivemos presentes.
Resultados:
Resultados 2022
Masculino
1-Giovani dos Santos (Brasil) – 48min21
2-Vestus Chemjoy (Quênia) – 48min32
3-Gilmar Silvestre Lopes (Brasil) – 48min58
4-Asefa Bekele (Etiópia) – 51min05
5-Jonilson Pinto Prates (Brasil) – 51min59
Feminino
1-Mestawut Trunet (Etiópia) – 56min45
2-Fantu Gelasa (Etiópia) – 56min48
3-Yadeny Weltej (Etiópia) – 57min32
4-Amanda de Oliveira (Brasil) – 58min52
5-Priscila Moraes (Brasil) – 1h10min38