Felipe Meligeni vence e fura o Quali do Rio Open
Crédito: Fotojump
Foram precisos 10 anos para finalmente um brasileiro furar o quali do Rio Open. Coube ao paulista Felipe Meligeni, atual 151o do ranking da ATP ter conseguido este feito ao vencer o argentino Juan Manuel Cerúndolo, 163o, por 2 sets a zero com parciais de 6/3 e 7/6 em pouco mais de 2 horas de partida na quadra Gustavo Kuerten empurrado pela torcida que estava presente.
Para conseguir ter chegado a chave principal, Meligeni enfrentou o eslovaco Alex Molcan, 122º do mundo, no último sábado e venceu por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 e 6/3
Esta será a terceira participação dele na chave principal da competição. Em 2020 e 2022 entrou com convites, perdendo para Dominic Thein em três sets na primeira oportunidade e para o sérvio Miomir Kecmanovic na segunda.
Na chave principal, ele terá mais um argentino pela frente. Ele enfrenta Pedro Cachin, atual 74o colocado. Se vencer, cruzará nas oitavas contra Thiago Monteiro ou Carlos Alcaraz.
Cinco brasileiros na chave de simples
Com esta vitória, o Brasil terá cinco brasileiros na chave principal do torneio. Felipe se junta a Thiago Monteiro, Thiago Wild (atual n.1 do país), Gustavo Heide e João Fonseca.
Mais brasileiros nas duplas
Ainda no quali, a dupla formada por João Fonseca e o paulista Marcelo Zormann venceram o alemão Yannick Hanfmann e o peruano Juan Pablo Varillas por 2 sets a 1 com parciais de 6/3, 4/6 e 10/1 e se juntam a Marcelo Melo, Rafael Matos, Marcelo Demoliner e Fernando Romboli na competição.