Paris 2024: Resumo do 6o dia de competições
Dia prateado para o Brasil nos jogos olímpicos! O time brasileiro conquistou mais duas medalhas de prata (uma na marcha atlética e outra na ginástica artistica), sem contar grandes avanços de fases em outros esportes como o tênis de mesa, vôlei de praia feminino e o surf que voltou acontecer. Vamos ao resumo do dia:
Marcha atlética
Na competição que abre o atletismo em Paris 2024, o Brasil acordou com a medalha de prata de Caio Bonfim. Ele fechou os 20 km da marcha em 1h19min09s, ficando a 17s do equatoriano equatoriano Brian Daniel Pintado, que terminou com 1h18m55s e levou o ouro. O espanhol Alvaro Martin conquistou o bronze com 1h19m11s. Foi a quarta participação de Caio Bonfim nas olimpíadas e no Rio 2016, havia sido sua melhor posição terminando em 4o lugar. Outros brasileiros na disputa, Max Batista chegou em 28º, enquanto Matheus Corrêa foi o 39°. Na disputa feminina da marcha atlética, Érica Sena ficou na 13ª colocação. Viviane Lyra foi a 18ª. Gabriela Souza foi a 36ª .
Ginástica artística
Rebeca Andrade conquistou medalha de prata na individual geral. Foi sua quarta medalha em olímpiadas passando a ser a mulher com mais medalhas na história e ainda pode vir mais nas provas de aparelhos que ainda irá disputar. A americana Simone Billes ficou com o ouro. Disputando a mesma prova, Flávia Saraiva ficou em 9o lugar.
Handebol feminino
O time brasileiro teve sua terceira derrota seguida. Dessa vez, as brasileiras perderam para a Holanda por 31 a 24 e restando apenas o jogo contra Angola na fase de classificação. Para seguir adiante no torneio, o Brasil precisa vencer a próxima partida se pretende continuar no torneio.
Judô
Leonardo Gonçalves (-100kg) e Mayra Aguiar (-78kg) foram eliminados em sua luta de estreia. Leonardo estreava em jogos olímpicos e perdeu para Dzhafar Kostoev dos Emirados Árabes. Já Mayra, que disputava sua 5o olimpíada, perdeu para a italiana Alice Bellandi, atual n.1 do do mundo.
Hipismo
Onde havia esperança de medalha, o time brasileiro acabou saindo na competição por equipes. Após duas apresentações, o cavalo de Pedro Veniss teve problemas na espora e não pode seguir na competição e está fora das olimpíadas. O problema semelhante já havia ocorrido em 2016. A equipe brasileira seguirá nas provas individuais com Rodrigo Pessoa, Stephan Barcha e Yuri Mansur.
Tênis de mesa
Pela primeira vez na história, Hugo Calderano avançou para as semifinais das olímpiadas. E foi diante de seu algoz nos jogos passados. Calderano venceu o sul-coreano Jang Woojin por 4 a 0 e entra para disputa de uma medalha olímpica inédita para o Brasil. Na semifinal, Hugo enfrenta o sueco Truls Moregard, que eliminou o número 1 do mundo na terceira fase.
Natação
A equipe feminina do revezamento 4x200m conseguiu a classificação para a final e acabaram ficando com o 7o lugar. O nadador Guilherme Caribé não conseguiu a classificação para a semifinal dos 50m livres nas Olimpíadas de Paris.
Tiro esportivo
Geovana Meyer ficou em 23o na Carabina de 50m 3 posições e não avançou na classificação
Vôlei feminino
O Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 e está classificada para próxima fase com esta segunda vitória. Ainda pela fase de classificação, o time volta a quadra para enfrentar a Polônia e definir quem fica em primeiro.
Vôlei de praia
Ana Patrícia e Duda venceram as italianas Gottardi eMenegatti por 2 sets a 0 e fecharam a fase de classificação invictas. Já André e o George perderam por 2 sets a 1 para os americanos Partain eBenesh e terão que disputar a repescagem para seguir na competição
Canoagem slalom (caiaque individual masculino)
Pepe Gonçalves foi desclassificado nas semifinais por bater em 4 portões.
Boxe
Caroline Barbosa e Barbara Santos estrearam com derrota e foram eliminadas. Já Keno Marley, perdeu para o atleta do Uzbequistão
Lazizbek Mullojonov nas quartas de final e ficou de fora da disputa da medalha.
Vela
Mateus Isaac fechou o dia no Windsurf masculino em 16o. Na estreia da categoria Dinghy, Gabriela Kidd terminou em 15o e Bruno Fontes terminou em 35o. Sem chances de medalha, Martina e Kahena iriam disputar a última regata, mas a prova foi adiada.
Ciclismo BMX Racing feminino
Paôla Reis sofreu uma queda na repescagem e acabou eliminada.
Surf
No duelo entre brasileiras, melhor para Luana Silva que derrotou Tainá Hinckel. Nas quartas, Luana encara a costa-riquenha Brisa Hennessy. Já Tatiana Weston-Webb venceu a americana Catlin Simmers e irá duelar pelas quartas de final com a espanhola Nadia Erostarbe. No masculino, na disputa entre Gabriel Medina e Chumbinho, melhor para Gabriel Medina que avançou para as semifinais.