Mineira de Belo Horizonte, Graziela Silva busca manter ótima fase no BT 100 de Juiz de Fora
Aos 31 anos, a mineira de Belo Horizonte Graziela Silva vive seu melhor momento na carreira. Ocupando a 17ª posição no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), seu melhor posto desde que se profissionalizou no beach tennis, Grazi vem em busca do seu quinto título no ano de 2024. Ao lado da cearense Marília Câmara, ela joga o ITF Beach Tennis World Tour BT100, evento internacional que acontece de 29 de agosto a 1 de setembro, nas quadras do Orla Beach Sports em Juiz de Fora (MG).
“Jogo no circuito profissional há três anos! Mas no primeiro ano joguei poucos torneios pois não tinha ainda um treino adequado e nem qualquer patrocínio. Mas a partir de 2023 comecei a treinar e rodar o circuito com a dedicação e afinco necessários”, conta Grazi, que recentemente faturou os títulos do BT200 de Cuiabá (MT) e de Itumbiara (GO). “Eu conhecia o Beach porque já tinha visto um pessoal jogar passando pelas quadras. Mas foi quando fui em um primeiro campeonato próximo de casa que comecei a querer iniciar o esporte”, relembra.
Graziela já conquistou cinco títulos na carreira. Para levantar mais um troféu, vai contar com todo o apoio e experiência de uma das maiores atletas do beach tennis nacional. Com 32 anos, a experiente Marília Câmara, tem em seu currículo 17 títulos no circuito, sendo 4 neste ano. Ao lado de Marília, Grazi conquistou o BT100 de Maceió, no final de junho.
Reunindo atletas profissionais e amadores, o BT100 de Juiz de Fora vai distribuir premiação de 10 mil dólares (ou 56 mil reais) e mais de 100 pontos no ranking da ITF. O torneio tem início no dia 29 de agosto com jogos do qualificatório. As finais das chaves masculina, feminina e mista acontecem no domingo, 1 de setembro. Será a primeira vez que a cidade mineira de Juiz de Fora receberá um torneio internacional nível 100 de beach tennis, modalidade que vem arrebatando cada vez mais novos atletas e fãs pelo mundo com mais de 1,3 milhão de praticantes no Brasil.
“Expectativa muito grande, pois é um torneio em uma cidade mineira, meu estado. Ano passado fui vice-campeã do BT50 que teve em JF, e fiquei muito feliz em saber que esse ano será um 100. As cidades mineiras realizando etapas mundiais é de muito orgulho”, contou Grazi.
“Estou muito feliz com toda a jornada e o caminho percorrido por mim e por toda a equipe, juntamente com a ajuda dos meus patrocinadores! Sem eles, e todo o suporte que me dão, nada disso estaria acontecendo. E toda dedicação e empenho eu coloco tudo quando estou em quadra, tanto no dia a dia, como nos campeonatos”, finalizou a mineira.
Torneio tem largada com competição amadora
Antes, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, atletas amadores disputam o FM600, distribuindo 600 pontos no ranking de Beach Tennis da Federação Mineira de Tênis nas categorias Níveis Técnicos Masculino, Feminino e Mista A,B,C,D. Já nos dias 31 de agosto e 1 de setembro será a vez das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, 19+, 30+ 40+ e 50+.
O Orla Beach Sports também será palco para mais três eventos. Nos dias 24 e 25 de agosto acontece o Torneio Wild Card. E nos dias 27 e 28 de agosto dois torneios World Tour BT10, um em cada dia, distribuindo 10 pontos no ranking da ITF
As inscrições para os torneios já estão abertas, e podem ser feitas pela Internet, através do endereço https://letzplay.me/FMT-BT/tourneys/23419.
A bola oficial do evento será a ZEIQ. O Hotel Oficial é o Ritz.