Com presença de Thomaz Koch, Projeto Tênis na Lagoa realiza a 21ª Festa de Natal e presenteia mais de duzentas crianças carentes
O projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges – realizou, neste final de semana, a 21ª Festa de Natal nas quadras públicas da Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Monte Líbano.
Mais de duzentas crianças do projeto social de tênis mais longevo do Rio de Janeiro foram agraciadas com presentes dados pelo Papai Noel. As crianças e adolescentes escreveram cartinhas nas semanas anteriores e o projeto obteve a parceria com diversos amigos do projeto que foram padrinhos comprando os presentes.
A Festa de Natal contou ainda com alunos/monitores da escola OLM, parceira do Tênis na Lagoa, divertindo a garotada com diversas brincadeiras nas quadras. Além disso foram distribuídos lanche, pipoca e o tradicional bolo. Thomaz Koch, lenda do tênis nacional e padrinho do projeto, marcou presença e ajudou na distribuição dos presentes, fazendo a alegria da garotada.
“A Festa de Natal é um marco, é tradição do projeto e não poderia faltar em um ano tão especial para nós que completamos nosso 20º aniversário nesta parte final do ano. É o momento de confraternização e de fazer feliz as famílias e a garotada podendo atender os pedidos de todos os meninos e meninas, crianças carentes de comunidades do Rio de Janeiro que participam do projeto. Muito grato aos nossos padrinhos, sem eles não seria possível realizar mais uma vez a festa. E claro, especial agradecimento ao nosso parceiro Thomaz Koch que está sempre conosco”, disse Alexandre Borges, coordenador do Tênis na Lagoa.
O Tênis na Lagoa não para nos últimos dias do ano e está com vaquinha virtual aberta para cinco atletas (Maria Giulia, André Arthur, Enzo, Nathalia e Geovana) disputarem o Circuito Rote Centro-Oeste em três semanas em janeiro com torneios em Goiânia. Até o momento foram arrecadados pouco mais de R$ 2 mil com a meta de R$ 20 mil para cobrir custos de passagens aéreas, hotel e alimentação.
Sobre o Projeto Tênis na Lagoa
Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.
Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.
Hoje, mais de 200 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.
Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 4.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.
O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.
Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.