Olimpíadas 2024: Resumo do 9o dia
O Brasil termina o 9o dia de competições sem ganhar nenhuma medalha. As esperanças eram Hugo Calderano que ficou em 4o no tênis de mesa e Marcus D´Almeida que não passou nas oitavas de final. Se o Brasil não evoluiu no quadro de medalhas, a maior conquista do dia foi da Sérvia com Novac Djokovic que conquistou aos 37 anos um inédito ouro e entrou pro seleto grupo dos maiores vencedores do tênis (ter ouro e vencer os quatro grand slam) e no atletismo, o atletismo Noah Lyles é o homem mais rápido do mundo. Vamos ao resumo do dia:
Atletismo
Nos 110m com barreiras, Eduardo de Deus chegou em 3o na sua bateria e avançou para as semifinais. Os demais brasileiros não seguiram em suas competições. Rafael Pereira que também competiu nos 110m com barreira, ficou em 6o na bateria Valdileia Martins que chegou a final do salto em altura desistiu da competição antes do seu primeiro salto. Nos 3000m com obstáculos, Tatiane Raquel ficou em 10o. Nos 200m rasos, Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins terminaram em 8o em suas baterias. Nos 400m com barreira, Chayenne Pereira ficou em sétimo e Lucas Carvalho nos 400m livre ficou em 7o em sua bateria, mas terá uma nova oportunidade na repescagem.
Na principal prova do dia, o americano Noah Lyles confirmou o favoritismo e levou o ouro nos 100m rasos na final mais disputada da história, vencendo por 5 milésimos de segundo o jamaicano Kishane Thompson que ficou com a prata e fazia sua primeira prova internacional. O americano Fred Kerley foi bronze.
Boxe
Jucielen Romeu perdeu para a turca Esra Kahraman nas quartas de final da categoria peso pena e deu adeus a competição.
Canoagem Slalom
Pelas oitavas de final da k1 cross, Ana Sátila terminou em 2o e avançou para as quartas de final. Já Pepê Gonçalves ficou em último na sua bateria e deu adeus a competição.
Ciclismo de estrada
Tata Magalhães ficou em 74o colocação.
Tiro Esportivo
Georgia Furquim ficou em 26o no Skeet, o tiro no prato e não avançou para as finais
Tiro com Arco
Marcos D´almeida foi eliminado pelo sul-coreano Kim Woo-Jin ainda não oitavas de final
Tênis
Novac Djokovic da Sérvia venceu Carlos Alcaraz da Espanha por 2 sets a 0 com duplo 7/6 e ganhou o ouro, o título que faltava em sua carreira. Ele se junta ao espanhol Rafael Nadal e o americano André Agassi no masculino e a americana Serena Willlians e a alemã Steff Fraff a ganhar o “Career Golden Slam”, que é o ouro olímpico e todos os grands slam do circuito mundial.
Tênis de mesa
Hugo Calderano perdeu por 4 a 0 para o francês Felix Lebrun e ficou em 4o lugar no individual masculino, campanha inédita de um brasileiro em jogos olímpicos.
Vela
No inicio da Formula Kite, Bruno Lobo terminou suas primeiras regatas em 4o lugar. Na Nacra 17, João Siemsen Bulhões e Marina Arndt terminaram o dia em 11o lugar. Na Ilca 7, Bruno Fontes terminou em 28o, Na Ilca 6, Gabriella Kidd terminou em 27o e na 470, Henrique Haddad e Isabel Swan fecharam o dia em 13o.
Vôlei
O time feminino do Brasil venceu a Polônia por 3 sets a 0 e fechou invicta a primeira fase com a primeira colocação geral e aguarda seu próximo adversário nas quartas de final.
Vôlei de praia
Pelas oitavas de final, Evandro e Arthur venceram os holandeses Van de Velde e Immers por 2 sets a 0 e avançaram para as quartas. Já as outras duplas que entraram em quadra, foram eliminadas. André e George perderam por 2 a 0 para os alemães Ehrlers e Wickler e Carol e Barbara perderam por 2 a 0 para as australianas Mariafe e Clance e estão eliminadas.
Surf
As semifinais e finais do surf foram adiadas por mais um dia