Corrida de RuaEstradas e Ruas

Queniano corre distância da maratona em menos de duas horas

Em evento na Austria, Eliud Kipchoge atingiu marca história para o ser humano

O que parecia ser uma marca impossível até uns anos atrás, se tornou possível. Quem diria que um dia um ser humano poderia correr uma maratona abaixo de duas horas? Na manhã de hoje, o queniano Eliud Kipchoge passou a ser o primeiro ser humano a conseguir essa marca através do desafio Ineos 1h59, evento preparado para tal situação.

A marca foi atingida dentro do The Prater um parque conhecido como o pulmão da Áustria e que contava com um percurso de 9,6km, a ajuda de um carro que guiava o atleta com um laser e cercado de coelhos que se revezavam para ajudar o campeão olímpico de 2016 a conseguir a marca histórica.

Essa foi a segunda tentativa e bem sucedida que o campeão tentou ultrapassar essa barreira. Na tentativa anterior no autódromo de Monza na Itália onde ele havia ficado a 26 segundos da marca das 2hrs.

Mesmo tendo atingido o 1h59min, a marca infelizmente não será ratificada pela IAAF (Federação internacional de atletismo) pelo fato do desafio não se tratar de uma corrida oficial, sem contar toda a ajuda que havia para tal marca.

A melhor maneira de interpretar que correr a distância da maratona abaixo das duas horas será muito possível em breve, assim como há mais de 50 anos, poucos acreditavam que correr abaixo de 2h10min seria impossível e foi conseguida através do australiano Derek Clayton que fez 2h09.

O recorde mundial oficial, ainda continua com Kipchoge com 2h01min39s no ano passado em Berlim e por pouco não foi quebrado pelo etíope Kenenisa Bekele que ficou há dois segundos de sua marca. Certamente os dois farão um bom duelo em provas futuras.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.