Campos e QuadrasTênis

Rio Open começa hoje e promete melhor nível da história

Crédito: Felipe Duest

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, o Jockey Club no Rio de Janeiro volta a receber em suas quadras de saibro, os principais nomes do tênis mundial. São sete atletas entre os melhores 30 do ranking da ATP que prometem dar seu melhor e tentar abocanhar o título e outros que podem se adaptar melhor ao verão carioca e conseguir seu lugar ao sol como já aconteceu em edições anteriores.

Entre as novidades do torneio, está o italiano Matteo Berretini, número 6 do mundo e cabeça de chave número 1 do torneio. Em seu retrospecto recente, o italiano chegou as semifinais do Grand Slam Australiano, perdendo para o campeão Rafael Nadal e disputou a final de Wimbledon, perdendo para Novac Djokovic. Quem vai estar no encalço dele é o norueguês Casper Ruud, quem vem de título em Buenos Aires e atual número 8 do mundo que em 2017 apareceu como surpresa no torneio chegando as semifinais perdendo para o espanhol Carreño-Busta naquela ocasião e evoluiu bastante no ranking e que também estará presente.

Dos sul-americanos que já faturaram o título no saibro carioca, estarão o argentino Diego Schartzmann (15º) campeão em 2018 e o chileno Cristian Garin (20º) que venceu a última edição de 2020. Outros nomes como o sérvio Laslo Djege, campeão em 2019 e o uruguaio Pablo Cuevas 2016 estarão participando mais uma vez da competição.

Brasileiros

Na chave de simples, são apenas dois brasileiros que entraram na competição através do wild card da organização. Thiago Monteiro que em 2016 surpreendeu vencendo o francês Tsonga e Felipe Meligeni.

Duplas

Por aqui, mais uma vez, Bruno Soares e Marcelo Melo tentarão finalmente vencer o torneio carioca. Porém, eles irão jogar separados nessa edição. Enquanto Bruno vem com sua dupla atual o inglês Jammie Murray, Marcelo jogará dupla com o Pablo Cuevas. Eles tentarão vencer os favoritos colombianos Cabal e Farah que já levantaram troféu por aqui a dupla Marcel Granollers (ESP) / Horacio Zeballos (ARG).

O torneio de duplas também marcará a despedida de Rogério Dutra que jogará ao lado de Orlando Luz.

primeiro dia

Com os quatro principais cabeças de chave já classificados para a segunda rodada, o destaque deste primeiro dia de Rio Open será a partida entre os espanhóis Munar e Alcaraz previsto para começar as 19h. O primeiro jogo do dia será entre Cuevas e Andujar e o jogo que fecha as partidas na quadra central será entre Felipe Meligeni e o servio Kecmanovic.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.