Campos e QuadrasTênis

Rio Open confirma Carlos Alcaraz para 2023

Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

Atual campeão do torneio, Carlos Alcaraz é o primeiro confirmado da nona edição do Rio Open. O jovem de 19 anos e grande sensação do circuito já está garantido no torneio carioca, que acontecerá entre os dias 18 a 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Número 7 do mundo, Alcaraz disputará a sua terceira edição do Rio Open. Em 2020, o espanhol fez a sua estreia quando figurava na 406ª colocação e era apontado como uma das futuras promessas do tênis. Foi no torneio carioca que o tenista disputou a sua primeira chave principal de ATP e também conquistou a sua primeira vitória em torneios ATP, derrotando o compatriota Albert Ramos-Vinolas, na época o 41º do mundo, em dois sets a um.

Hoje, Alcaraz é o grande destaque da temporada. Após o seu título no Rio Open 2022, derrotando nomes como Matteo Berrettini, Fabio Fognini e Diego Schwartzman pelo caminho, o espanhol também foi campeão no ATP 500 de Barcelona e nos Masters 1000 de Miami e Madri, rendendo uma rápida ascensão no ranking e batendo o melhor ranking de sua carreira, na sexta posição.

O espanhol vem fazendo história em 2022. Carlos é o tenista mais jovem desde 2005 a entrar no top 10 do ranking da ATP, assim como também é o mais jovem a vencer um ATP 500, marca batida no Rio de Janeiro. Em Madri, o atual campeão do Rio Open bateu o recorde de tenista mais jovem a derrotar Rafael Nadal e Novak Djokovic, além de ter sido o primeiro a superar os dois grandes nomes do tênis em um mesmo torneio de saibro.

“O Alcaraz faz parte da história do Rio Open e a gente da dele. É uma satisfação enorme já poder contar com ele para 2023, um tenista que a gente viu jogar em um ATP pela primeira vez aqui, ganhar o primeiro ATP 500 no Rio e dali em diante não parou mais, se tornou um top 10 consolidado, e principalmente o grande nome do circuito e do esporte, com um carisma ímpar atraindo toda uma nova geração para o tênis,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.