Não OlímpicosXadrez

Grande Mestre Internacional de Xadrez desafia 30 adversários ao mesmo tempo no Niterói Chess Open

Crédito: Claudia Aquino

Ser considerado um dos esportes mais racionais do mundo não impede o Xadrez de promover eventos que de tão inimagináveis despertam sensações de curiosidade e fascínio dignas de espetáculos circenses. Humanos disputando contra máquinas, crianças prodígio enfrentando veteranos, rivais duelando de olhos vendados, astronautas jogando no espaço com tabuleiro e peças adaptadas para gravidade zero… O que dizer, então, de um único enxadrista encarar, ao mesmo tempo, vários adversários? Pois é justamente um evento nesse formato que o Niterói Chess Open realizará, no dia 5 de setembro, quando o Grande Mestre Internacional Renato Quintiliano vai desafiar nada menos do que 30 oponentes de uma só vez. E ele está muito empolgado com a oportunidade:

“Eu fiquei bem feliz com o convite da organização para fazer uma exibição simultânea durante o Niterói Chess Open. É sempre um desafio enfrentar vários adversários. Pode parecer que não, mas mesmo para um Grande Mestre é difícil manter o nível de atenção e concentração em várias partidas ao mesmo tempo, pois a chance de cometer um erro aumenta bastante. Espero fazer boas partidas e, quem sabe, sair invicto”, contou Renato Quintiliano, que ainda desfruta da honra de ter se tornado, em fevereiro deste ano, o 15º e mais recente brasileiro a conquistar a titulação de Grande Mestre Internacional: “Tem sido uma experiência muito especial para mim, principalmente pelo carinho e apoio que tenho recebido das pessoas. Eu imaginava que quando me tornasse Grande Mestre seria parabenizado, mas a recepção que tive nos torneios e eventos desde a conquista do título tem sido ainda melhor. Espero poder sempre retribuir esse carinho e atenção que todos têm me dado”.

O Niterói Chess Open, que ocorrerá de 1 a 7 de setembro, no Salão de Convenções do Hotel H, chega para sua 2ª edição como o Aberto de Xadrez que distribui a maior premiação do Brasil (35 mil reais) e com um total de 13 Grandes Mestres Internacionais inscritos. Ao todo, serão 250 competidores, de quase 10 nações e de todas as regiões do país. As inscrições para a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano estão abertas e podem ser realizadas, até o dia 1 de setembro pelo site www.niteroichessopen.com.br.

Além do Torneio Aberto do Brasil (II Niterói Chess Open 2022) e da Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano, a programação inclui o Torneio de Blitz (Nikity Blitz 2022) e o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022. Quanto ao Torneio Escolar, vale mencionar que as inscrições vão até 26 de agosto e são gratuitas para estudantes municipais da rede pública. Já os alunos da rede privada precisam entregar, no dia do evento, 1Kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade locais.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.