AtletismoCampos e Quadras

Daniel do Nascimento abandona em Nova York quando liderava

Crédito: Carol Coelho/CBAt

O queniano Evans Chebet venceu a Maratona de Nova York, nos Estados Unidos, neste domingo (6/11), com o tempo de 2:08.41 – já havia ganhado em Boston também. Fez uma corrida tática, se segurando quando o brasileiro Daniel do Nascimento assumiu a liderança em um ritmo considerado sobre-humano. Chebet entendeu que não seria sustentável e, de fato, Danielzinho desmaiou no percurso, caiu e parou, na altura do km 32, faltando 10 quilômetros para o fim e ainda em primeiro. Sharon Lokedi, do Quênia, venceu a maratona feminina (2:23.23).

Daniel, de 24 anos, é o primeiro não-africano na lista dos melhores do mundo. O fundista mora e fez sua preparação em Kaptagat, no Quênia – local a 2.800 m de altitude – com Patrick Sang, medalhista olímpico e mundial nos anos 90, treinador de corrida queniano.

Danielzinho (ANR-Ijui/Unimed Noroeste/RS) usou uma estratégia muito agressiva, de ir para a frente imprimindo um ritmo forte, desde o início, numa maratona como a de Nova York de percurso difícil e montanhoso, com muitas subidas e pontes. Passou os 10 quilômetros iniciais em 28:42, sozinho no Brooklyn, os 15 km em 43:39 e os 20 km em 58:04 – os comentaristas diziam que estava adotando ritmo de recorde mundial.

Daniel parou para ir ao banheiro químico, ao longo do percurso, mas voltou. Na altura dos 30 km Evans Chebet acelerou – estava 1.07 atrás do brasileiro, que diminuiu o ritmo drasticamente, caiu no chão e foi consolado por um policial. Evans Chebet assumiu a liderança.

Nova York foi a sexta maratona na carreira de Daniel. Nascido a 28 de julho de 1998, na cidade de Paraguaçu Paulista (SP), correu os seus primeiros 42,195 km em maio de 2021, quando venceu em Lima, no Peru, garantindo qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, com o tempo de 2:09:04.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.