Estradas e Ruas


FINAL DA WTR REUNIRÁ, EM PETRÓPOLIS, MAIS DE MIL ATLETAS DE TRAIL RUN E MOUNTAIN BIKE, NESTE FIM DE SEMANA

Credito: Leonardo Avelino

Mais de mil atletas de Trail Run e Mountain Bike vão desbravar as montanhas da região de Petrópolis (RJ) neste fim de semana, 26 e 27, na Grande Final da World Trail Races. A maior liga de esportes de montanha do Brasil – criada pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e pela Speed Eventos Esportivos – está com tudo pronto para a WTR Serra do Mar, sexta e última etapa da temporada que será realizada no Vale das Videiras e com percursos que cruzarão a Pedra da Cuca, as Três Pedras e, ainda, a Pedra da Índia e do Cindacta.

Opções não faltam aos amantes dos esportes outdoor. O sábado (26) será dedicado somente ao Trail Run, com desafios de tirar o fôlego e percursos de 8Km, 16km, 32 km e 60km. Já no domingo (27), será a vez dos atletas de Mountain Bike entrarem em ação, com provas de 25km e 50km.

“Os competidores podem esperar uma corrida de alta montanha de verdade, com uma boa diversificação de terrenos e vamos levá-los para os picos mais altos da região. Vão atingir altitudes de até 1.700 metros, com desnível positivo alto. Nas provas de Trail Run de 32 e 60km, próximos ao 10km de prova terá uma subida de 6 metros com desnível de mil metros positivos, com grande nível de dificuldade, então podem esperar aventura e desafio”, avisa Rodrigo Isaac, diretor da Speed Eventos Esportivos.

Para os amantes do ciclismo outdoor dois percursos desafiantes e velozes foram preparados tanto para aqueles de nível iniciante (25km), quanto para os que apreciam distâncias maiores, como na de 50km. “Para o Mountain Bike, fizemos um percurso bem rolado e veloz, principalmente o de 25km, onde os atletas vão curtir as trilhas e com um visual bem legal, são muitas ruas de terras e subidas e descidas da região. Já na prova de 50km terá uma trilha mais técnica e dura, mas no geral vão curtir bastante pois a prova está muito boa. Invertemos os dois percursos do ano passado e podem aguardar um desafio maior de subida”, completa Isaac.

A primeira temporada da Liga World Trail Races, após a fusão entre as duas tradicionais provas CamelBak Mountain Race e World Trail Run, vai premiar os campeões do Ranking WTR e oferecerá a premiação mais completa do Trail Run brasileiro para os Top 5 das categorias Short, Mid, Long, Full e Ultra. Serão 30 mil reais em dinheiro de premiação, distribuídos entre os campeões, sendo que a WTR oferecerá 100 mil reais em inscrições e mais de 10 mil reais em produtos oficiais e de patrocinadores.

Plantio de mudas com a REBIO E INEA- Além de reunir os amantes dos esportes de montanha, a WTR visa disseminar a cultura do esporte, o estilo de vida saudável, bem como o ecoturismo, além de deixar um legado socioesportivo. Tanto que as ações de sustentabilidade estão presentes em todas as etapas da temporada como limpeza das trilhas no pré, durante e pós-prova, não utilização de copos plásticos descartáveis, reciclagem dos resíduos gerados no evento e ações pontuais em cada etapa. Em Petrópolis, neste domingo, a partir das 13 horas, haverá plantio de mudas, em parceria com a REBIO (Reserva Biológica Estadual de Araras) e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) com participação de alguns atletas e integrantes das organizações envolvidas.

Arena WTR é aberta ao público – O acesso à Arena WTR (Espaço Cultural Teresinha G. Cunha/Vale das Videiras) – é 100% gratuito, assim como o estacionamento é aberto ao público que deseja prestigiar os dois dias do evento. Na programação, atrações e ativações de patrocinadores, test-drive da On Running, Bar Patagonia; Recovery Gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia para atletas e público; Espaço OMRON, com avaliação com balança de bioimpendância; WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga; cama elástica para as crianças, além do food park.

E o que não pode faltar em todas as etapas é a Kids Race, com largadas e distâncias divididas de acordo com as faixas etárias, de 50m a 1km para crianças de 0 a 14 anos. A atividade foi criada para estimular os pequenos, desde cedo, a praticarem corrida e aprenderem os benefícios do esporte e do contato com a natureza.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.