Campos e QuadrasTênis

Norrie é campeão do Rio Open

Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

O Rio Open conheceu seu 9o campeão. O inglês Cameron Norrie foi campeão de virada contra o o espanhol Carlos Alcaraz por 2 sets 1 com parciais de 5/7 6/4 e 7/5 em 2h43min de jogo.

Com o título, Norrie sobe para o 13o no ranking mundial, enquanto que o espanhol se mantém na vice-liderança e perdeu os pontos do título do ano passado, está que foi a primeira vez que ele defendeu um dos sete títulos do ano passado.

  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ
  • Crédito: Bruno Neves Lopes/EAZ

Foi a primeira vez que o inglês venceu um torneio ATP 500 e foi seu 5o título até aqui, tendo vencido antes em 2021 o ATP 1000 de Indian Wells e Los Carbos e em 2022, Lyon e Delray Beach.

Esta foi a segunda final entre Alcaraz e Norrie .Há uma semana, o espanhol conquistava o título de Buenos Aires diante do britânico. Duas finais seguidas com os mesmos rivais não acontecia no circuito desde 2016, quando Djokovic e o britânico Andy Murray decidiram nos Masters 1000 de Madri e de Roma.

Para chegar a final, Alcaraz venceu Mateus Alves na primeira rodada por 2 sets a 0, depois passou por Fabio Fognini por 2 sets a 1, Dusan Lajovic por 2 sets a 0 e Nicolas Jarry por 2 sets a 1.

Já Norrie, começou vencendo J. Cerundolo por 2 sets a 0, Thiago Monteiro por 2 sets a 0, Hugo Dellien por 2 sets a 1 e Bernarde Zapata Mirales por 2 sets a 1.

“Uma final difícil com o Alcaraz, mas saio muito feliz daqui e com otimas lembrançasda cidade. Percebi que ele estava mais cansado e vi que ali poderia ter uma chance de vencer sendo mais agressivo do que fui semana passada. O ambiente não poderia ser melhor e foi legal ter o apoio das crianças que muitas vezes nao sabiam para qurm torcer” – Comentou Norrie pela vitória.

Já Alcaraz, mesmo derrotado, sai feliz com o que encontrou no Rio.

“Foi um jogo muito duro, tive minhas chances , não as aproveitei e é isso o que acontece quando não se aproveita contra um jogador contra o Norrie. Fisicamente não consegui terminar no meu melhor nível . Não há como viver em um calendário tão exigente . É preciso recuperar” – comentou Alcaraz

O Jogo

O primeiro set foi bastante equilibrado. Alcaraz teve a oportunidade de sair na frente, mas Norrie conseguiu sobreviver a três quebras de serviço. Na quarta e derradeira, não resistiu e acabou superado por 7 a 5 em 58 minutos.

Já no segundo Alcaraz começou quebrando o serviço de Norrie e abriu 3 a 0 com direito a uma quadra do jogador em quadra. O que parecia se encaminhar pro fim do jogo, se tornou uma virada para o inglês que devolveu a quebra, empatou, quebrou de novo e fechou o set 6 a 4, empatando em 1 a 1 e adiando o fim do jogo.

O ritmo do terceiro set começou igual ao segundo com Alcaraz quebrando serviço de Norrie. A virada veio mais uma vez no último set quando Norrie devolveu a quebra em cima do espanhol e confirmou o título no saibro carioca.

Campeões do Rio Open

2023 – Cameron Norrie (ING)

2022 – Carlos Alcaraz (ESP)

2021 – Torneio não realizado

2020 – Cristian Garin (CHI)

2019 – Laslo Djere (SRB)

2018 – Diego Schwaertzman (ARG)

2017 – Dominic Thien (AUS)

2016 – Pablo Cuevas (URU)

2015 – David Ferrer (ESP)

2014 – Rafael Nadal (ESP)

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.