Estradas e Ruas

IMERSÃO NA MATA ATLÂNTICA É UM DOS ATRATIVOS DA WTR CAMELBAK LE CANTON, QUE OCORRE NESTE SÁBADO EM TERESÓPOLIS

Crédito: Pedro Brandão

Teresópolis recebe neste sábado (15/04) a segunda etapa da temporada 2023 da World Trail Races, a maior liga de esportes de montanha do país. A WTR CamelBak Le Canton, cuja arena é montada dentro do Hotel Le Canton, contará com três percursos: 6km (Short), 12km (Mid) e 21km (Long). A prova é organizada pelas empresas 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e Speed Eventos Esportivos.
 

Esta será a sétima vez que Teresópolis sedia o evento, o que a torna uma das etapas mais tradicionais do esporte no país e uma das mais prestigiadas pelos atletas. A expectativa é reunir aproximadamente 1 mil pessoas ao longo do final de semana. A cidade conta com diversas atrações para os atletas, mas a principal delas segue sendo sua natureza exuberante.
 

“Participarei da etapa Le Canton pela terceira vez e a expectativa é grande! Só o fato de ir para a prova já é um passeio, curtindo a paisagem das serras em Teresópolis. Chegando na arena da prova, de altíssimo nível, o grande diferencial da etapa é o percurso, que nos proporciona estar praticamente o tempo todo nas trilhas da Mata Atlântica”, explica Fernando Pessoa, atleta de trail running e integrante do Squad WTR.
 

Todos os três percursos serão realizados em trilhas preservadas, que foram desenvolvidas e abertas pela World Trail Races em 2016, quando foi realizada a primeira etapa em Teresópolis. Elas levam os atletas a uma imersão pela Mata Atlântica, com vistas espetaculares e altimetria de até 1.030 metros. Os atletas que correrem o percurso Long poderão disputar ainda o ‘Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava’, que terá premiação especial da Strava e também da Mombora. A etapa contará também com a Kids Race, que busca despertar nas crianças os benefícios da prática esportiva e do contato com a natureza.
 

Economia local
 

Além de fortalecer o título da cidade como Capital Nacional do Montanhismo, a WTR CamelBak Le Canton movimenta também a economia local, como aponta o prefeito da cidade, Vinícius Claussen: “Para nós, é muito gratificante sediar a etapa da World Trail Races! Receber atletas de diversas cidades fomenta e valoriza o esporte. Além disso, estamos movimentando a cidade e potencializando outros setores, como o turístico e o econômico, por exemplo”, explica.
 

Como em todas as etapas da liga, os organizadores preparam atividades e atrações pós-prova na Arena WTR, que conta com shows de bandas locais, ativações de patrocinadores, Recovery Gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia para atletas; test drive de tênis da On Running, WTR Store com venda de produtos oficiais da liga e o food park será comandado pelo Le Canton. Há, ainda, uma Área Kids, com brinquedos gratuitos, destinada às crianças.

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.