Campos e QuadrasTênis

Gustavo Heide é primeiro brasileiro confirmado na chave principal da edição de 10 anos do Rio Open

Crédito: Foto Jump

O tenista Gustavo Heide é o primeiro brasileiro confirmado na chave principal da histórica edição de 10 anos do Rio Open, em 2024. O atleta conquistou a IV Maria Esther Bueno Cup e ganhou um convite para a disputa do ATP 500, que acontecerá entre os dias 17 e 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro. Heide se junta a outros grandes nomes do tênis confirmados, como o espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, o suíço Stanislas Wawrinka, campeão de três Grand Slams e o francês Arthur Fils, representante da nova geração do esporte.

“O Rio Open não é apenas o ATP 500 que acontece no Rio de Janeiro. Tentamos trabalhar em diversas frentes, sustentabilidade, diversidade e como não poderia deixar de ser, no incentivo ao crescimento do tênis brasileiro. Este foi o principal motivo da criação da Maria Esther Bueno Cup. E a cada edição, nosso ideia se mostra mais acertada. Esses jovens garotos que fizeram jogos incríveis nesta semana, certamente estarão em breve despontando no ranking mundial. Não queremos apenas trazer os melhores tenistas do mundo. Queremos ajudar a fazer novos grandes tenistas”, comentou o diretor do torneio, Thomaz Costa.

Na tarde deste domingo, nas quadras de saibro da Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, Heide, que recentemente se mudou de Ribeirão Preto para o Rio de Janeiro, derrotou Gilbert Klier por 6/4 6/4 e coroou a excelente temporada de 2023.

“Estou muito feliz, é um sonho sendo realizado. Estou terminando o ano com chave de ouro, com esse wild card para o Rio Open. Todo tenista sonha em jogar torneios ATPs, ainda mais sendo um ATP 500 disputado no Brasil”, comemorou o atleta de apenas 21 anos.

Em 2024, o Rio Open chega a sua décima e histórica edição. Quando Rafael Nadal levantou o troféu de campeão em 2014, no primeiro ano do ATP 500, Heide tinha apenas 12 anos e assistia pela TV, sonhando em se tornar profissional.

“Em 2014, eu tinha 12 anos. Eu estava jogando campeonatos brasileiros, sonhando em ser profissional, assistindo aos jogos pela TV e agora vou ter a minha oportunidade de jogar”, contou o atual 224 do ranking.

Nomeada em homenagem à maior tenista brasileira da história, campeã de 19 Grand Slams, a Maria Esther Bueno Cup é uma iniciativa do Rio Open para incentivar a nova geração do tênis nacional. O campeão da competição recebe um convite na chave principal do ATP 500 brasileiro, enquanto o vice-campeão se garante no qualifying. Neste ano, a Maria Esther Bueno Cup retornou às quadras de saibro da Sociedade Harmonia de Tênis, clube em que a maior vencedora do tênis brasileiro era associada e praticou o esporte em grande parte de sua vida. 

“Maria Esther é uma lenda, é gigantesca, não tem nem o que falar. Estou muito feliz de ganhar esse Torneio que leva o nome dela, ainda mais na quadra que ela treinava. Só tenho que agradecer a todos por esse torneio, por essa oportunidade”, finalizou Gustavo Heide.

O ano de 2023 tem sido um divisor de águas para a ainda breve carreira de Gustavo Heide. O tenista subiu mais de 200 posições no ranking e hoje ocupa o 244º posto em simples e 228, em duplas. Conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ao lado do compatriota Marcelo Demoliner e também levantou os troféus do Challenger de Santo Domingo e o Challenger de Florianópolis, dessa vez ao lado do também brasileiro Pedro Boscardin.

Em simples, foi campeão do M25 de Trujillo, no Peru; finalista do Challenger de Bogotá, na Colômbia, e semifinalistas dos Challengers de Montevideo, no Uruguai,  e no Challenger de Palms der Mar, em Porto Rico, quando foi superado pelo japonês Kei Nishikori, ex-top 4 do mundo.

O vice-campeão, Gilbert Klier, também fez uma boa campanha na Maria Esther Bueno Cup, chegando invicto até a decisão e garantindo um convite para a disputa do qualifying do Rio Open 2024.

“Hoje foi um dia bom, mas o Heide jogou muito bem, tem todo o mérito dele. Estou feliz por ele e também feliz pela vaga que conquistei no qualifying do Rio Open. A preparação vai ser a mesma se tivesse conseguido uma vaga na chave principal. Vamos seguir os planos”, comentou Klier. 

CAMPEÕES DA MARIA ESTHER BUENO CUP

2023 – Gustavo Heide

2022 – Mateus Alves

2019 – Felipe Meligeni
2018 – Thiago Wild

Resultados de domingo – 10 de dezembro

Gustavo Heide (SP) d. Gilbert Klier (DF), 6/4 6/4

Resultados de sábado – 9 de dezembro

Gilbert Klier (DF) d. Matheus Pucinelli (SP), 7/5 6/3

Gustavo Heide (SP) d. João Lucas Reis (PE), 3/6 6/2 6/2

Resultados de sexta-feira – 8 de dezembro

João Lucas Reis (PE) d. Igor Gimenez (SP), 6/3 7/5

Gustavo Heide (SP) d. Mateus Alves (SP), 6/4 6/1

Matheus Pucinelli (SP) d. Henrique Nogueira (SP), 6/0 6/3

Gilbert Klier (DF) d. Nicolas Oliveira (RJ), 6/4 6/2

Resultados de quinta-feira – 7 de dezembro

Gilbert Klier (DF) d. João Lucas Reis (PE), 6/3 6/1

Igor Gimenez (SP) d. Nicolas Oliveira (RJ), 7/5 6/3

Resultados de quarta-feira – 6 de dezembro

Gustavo Heide (SP) d. Matheus Pucinelli (SP), 7/6(5) 7/6(3)

Mateus Alves (SP) d. Henrique Nogueira (SP), 6/1 6/4

Resultados de terça-feira – 5 de dezembro

Matheus Pucinelli (SP) d. Mateus Alves (SP), 6/2 6/2

João Lucas Reis (PE) d. Nicolas Oliveira (RJ), 6/0 6/2

Gustavo Heide (SP) d. Henrique Nogueira (SP), 6/2 6/3

Gilbert Klier (DF) d. Igor Jiménez (SP), 6/1 6/0

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.