Corrida de RuaEstradas e Ruas

WTR PRAIAS SELVAGENS ABRE A TEMPORADA DA WORLD TRAIL RACES, NESTE SÁBADO, EM GRUMARI (RJ)

Crédito: Felipe Almeida

Vai começar a temporada 2024 da World Trail Races! Neste sábado, 9, Grumari, na zona oeste do Rio de Janeiro, sediará pelo quarto ano consecutivo a WTR Praias Selvagens, etapa que reserva aos atletas de Trail Run uma aventura deslumbrante em meio a natureza e as praias da região. Sempre focada no legado socio esportivo, a WTR completa 10 anos em 2024 e se consolida também como uma plataforma de sustentabilidade, com ações e iniciativas que buscam preservar o meio ambiente e desenvolver a economia local das cidades por onde passa.

A WTR Praias Selvagens é uma das etapas favoritas dos atletas de Trail Run de todo o país, pois está localizada dentro de uma reserva ambiental cercada por morros, praias e montanhas, com trilhas ainda pouco exploradas da capital fluminense. Serão três opções de percursos para atletas amadores e profissionais: Short 8km, Mid 12km e Long 22km. No Short o percurso passará pela Praia de Grumari; no Mid além de Grumari passará pelas praias do Inferno, Funda e do Meio; já no Long os atletas percorrem sete praias que inclui também a Praia do Perigoso, das Conchas e Barra de Guaratiba. 

No Kids Race as crianças conhecem desde cedo os benefícios da corrida e do contato com a natureza. A programação tem início com um aquecimento para criançada no palco com recreadores. As largadas e distâncias são divididas conforme a idade: 0 a 2 anos (50m com a presença de um responsável), 3 a 4 anos (50 a 100m permita presença de um responsável), 5 a 6 (100 a 200m), 7 a 8 anos (300 a 400m), 9 a 10 anos (500 a 600m) e 11 a 14 anos (1km a 1,5km). A área Kids oferecerá, ainda, cama elástica, brincadeiras com monitores e mascotes, pintura facial e balões de bichinhos.

Segundo Rodrigo Isaac, diretor da Speed Eventos Esportivos, essa edição chega com novidades: “No geral, a etapa contém no percurso inicial de 1,5km de asfalto e depois aproximadamente 1,5 km de areia, para então entrar em uma trilha bem técnica. Com isso será uma prova com grande variação de terrenos. E esse ano temos uma novidade, uma trilha nova ao final dos três percursos, que é bem agradável e gostosa de se correr e conseguimos incluí-la antes de os atletas chegarem à arena.”

Outra novidade que Isaac destaca é sobre o percurso Long. “A prova passa a ter 22 km, mais do que uma meia maratona. Tem uma mistura de terrenos, praias e visuais deslumbrantes e passa por todas as praias selvagens de Grumari, Barra de Guaratiba, pelo Mirante da Tartaruga, um dos pontos mais altos da prova, e depois também cai na nova trilha, que é um pouco mais longa para eles.” 

Em todas as etapas da WTR acontece ainda o “Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava” e, neste sábado, o desafio será válido para o percurso Short 8km. Para participar os atletas devem se inscrever antecipadamente e correr com o aplicativo Strava. Serão premiados – com troféu e kits exclusivos o homem e a mulher que cumprirem o trecho em menor tempo, seguindo o rankeamento do desafio. 

Programação WTR Praias Selvagens – 9 de março
7h – Início das Largadas por pace (todas as provas)
8h às 9h – Show
9h às 10h – Premiação Trail Run: Short 8km e Mid 12km (Geral e Faixa Etária)*
10h30 às 11h30 – Kids Race
11h30 às 12h30 – Show
12h30 às 13h30 – Premiação Trail Run: Long 22km (Geral e Faixa Etária)*
14h – Encerramento da WTR Praias Selvagens
Local: Arena WTR – Grumari Beach Garden (Av. Estado da Guanabara, Lote 12 – s/n,  Grumari/RJ)
Aberto ao público/ Estacionamento gratuito

*Horários de largada e premiações podem sofrer alterações

Calendário World Trail Races 2024
9/3 – WTR Praias Selvagens (Grumari/RJ)
6 e 7/4 – WTR Nova Lima (MG)
22/6 – WTR Arraial do Cabo (RJ)
3 e 4/8 – WTR Miguel Pereira (RJ)
19 e 20/10 – WTR Campos do Jordão (SP)
23 e 24/11- WTR Serra do Mar (Petrópolis/RJ)

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.