Campos e QuadrasTênis

Brasileiro retorna ao Miami Open e prepara raquetes de Bia Haddad, Monfils e outras estrelas

Pelo terceiro ano consecutivo, o mineiro de Uberaba (MG), Marcelo Ferreira, está no Miami Open, evento disputado em Miami, na Flórida, onde cumpre um dos principais papéis para os melhores atletas do mundo brilharem em um dos maiores torneios do planeta com premiação total de US$ 18 milhões, algo em torno dos R$ 96 milhões.

Ferreira está na equipe da Tecnifibre e é o único brasileiro a encordoar e customizar a raquete dos atletas do evento que começou nesta terça-feira com a chave feminina e larga com a chave masculina nesta quarta-feira, 20. A competição vai até o domingo, dia 31. Marcelo, de 38 anos, é encordoador profissional ERSA Pro Tour Stringer Nível 2, o único com esse certificado ativo no Brasil – apenas 76 possuem tal certificação em todo o mundo.

Entre os destaques que Ferreira já encordoou e vem trabalhando estão as raquetes de Bia Haddad Maia, 13ª do mundo e que estreia na quinta-feira contra a francesa Diane Parry, o francês Gael Monfils, ex-top 10 do mundo, e a da romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo e campeã de dois Grand Slams, Wimbledon e Roland Garros, que marcou seu retorno às quadras.

“Ano passado nossa equipe fez um total de 2835 raquetes no torneio. Cada um de nós em média encordoamos 200 raquetes nas duas semanas de evento, ano passado fui responsável pelas raquetes do campeão masculino, Daniil Medvedev, este ano além de vários nomes encordoei e customizei as raquetes da Halep que está retornando aos torneios. Customizar é trabalhar em cima do peso estático , peso dinâmico e balanço das raquetes. Aqui o trabalho não para, os jogos começam às 11h e vão até de noite, mas recebemos com horas antes da rodada começar e ficamos com raquetes para o dia seguinte seja para treinos, seja para jogos dos atletas”, disse Ferreira.

A competição é uma das maiores do mundo e considerada o quinto Grand Slam. Sempre com muitos brasileiros na plateia, Marcelo é o único brasileiro a encordoar raquetes de grandes nomes do tênis no evento que terá ainda nomes como Carlos Alcaraz, Iga Swiatek, Alexander Zverev e os tenistas brasileiros Bia Haddad Maia, Thiago Wild, Luisa Stefani, Marcelo Melo entre outros.

Além do Miami Open, Marcelo tem no currículo passagens como encordoador pelo Austrália Open de 2018, Masters 1000 de Madrid 2019 além do ATP 500 de Washington.

Marcelo é o Gerente da América do Sul da ERSA , a Associação Europeia de Encordoadores de raquetes de tênis.

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.