Multi-esportesTriatlô

Patrícia Franco e Iuri Vinuto garantem o Brasil no topo do pódio do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro

Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports

Deu Brasil mais uma vez no topo do pódio do IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, segunda etapa da temporada 2023 do Circuito IRONMAN 70.3 no país, realizado na manhã deste domingo, com largada na Praia de Copacabana e chegada na Marina da Glória. A mineira Patrícia Franco venceu no feminino, garantindo o bicampeonato com o tempo de 4h26min25 para os 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, seguida por Mikele Coelho, 4h40min12; e Luiza da Costa, 4h47min42. No masculino, a vitória foi do cearense radicado no Rio de Janeiro, Iuri Vinuto, que marcou o tempo de 4h07min43, seguido por Guilherme Palma, 4h12min32; e Marcelo Bodanese, 4h12min49.

Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports


O Rio de Janeiro sediou, pela sétima vez, o Itaú BBA IRONMAN 70.3. Desta vez, entretanto, a disputa foi repaginada, mudando do Recreio do Bandeirantes para a Zona Sul e Centro da Cidade. A largada da natação foi na charmosa e mundialmente conhecida Praia de Copacabana, com percursos de ciclismo passando por outros pontos turísticos famosos e a corrida no Aterro do Flamengo. Isso acabou dando uma nova dinâmica ao evento, tornando a prova mais plana, rápida e, sem dúvida, ainda mais bela.

As novidades acabaram motivando ainda mais os participantes, que fizeram bonito em todas as modalidades. Campeã no Rio de Janeiro no ano passado, Patrícia chegou na condição de favorita e, mesmo não saindo em primeiro da natação, ela conseguiu tirar a diferença vencendo com uma vantagem de cerca de 14 minutos para a segunda colocada.

Patrícia destacou as mudanças deste ano. “Prova maravilhosa e linda, a organização deu um show. Quem tiver a oportunidade tem de participar no ano que vem. Fiz um prova muito legal e me senti muito bem o tempo todo”, afirmou a vencedora. A triatleta ainda ressaltou o circuito. “Ficou muito melhor, com pistas amplas que possibilitaram a gente fazer um bom ciclismo”, completou a campeã, que agora vai se preparar para o Mundial de 70.3 na Finlândia, em agosto, ficando de fora do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió, no dia 27.

Crédito: Fábio Falconi/Unlimited Sports

Vice-campeão na Cidade Maravilhosa em 2018, ainda competindo como profissional, Iuri voltou a ativa após quatro anos parado, mas desta vez como amador. E sua qualidade ficou mais uma vez evidente vencendo com um grande desempenho. “Competi aqui quatro anos atrás e fui vice. Agora, como amador, é correndo na cidade que escolhi para viver, consigo o topo do pódio. Estar ao lado dos amigos e na minha nova casa colaboraram para esse resultado. Estou muito feliz”, declarou o triatleta. Ele foi o mais rápido que os adversários diretos nas três modalidades completando a prova com cerca de 5 minutos de vantagem.

Resultados


Feminino

1. PATRICIA MENDES FRANCO (BRA), 4h26min25

2. MIKELLE COELHO (BRA), 4h40min12

3. LUIZA PAIS DA COSTA (BRA), 4h47min59

Masculino

1. IURI VINUTO JOSINO (BRA), 4h07min43

2. GUILHERME GUIDO VALENTE PALMA(BRA), 4h12min34

3. MARCELO BODANESE (BRA), 4h12min49

Campeões

2023 – Iuri Vinuto (BRA)/Patrícia Franco (BRA)

2022 – Emmanuel Iodice (ARG)/Patrícia Franco (BRA)

2019 – Yvan Jarrige (FRA)/Pamella Oliveira (BRA)

2018 – Reinaldo Colucci (BRA)/Pamella Oliveira (BRA)

2017 – Paulo Roberto Maciel (BRA)/Pamella Oliveira (BRA)

2016 – Reinaldo Colucci (BRA)/Luisa Baptista (BRA)

2015 – Santiago Ascenço (BRA)/Mariana Borges (BRA)

Mais informações no site www.ironmanbrasil.com.br

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.