Estradas e Ruas

WTR: ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE MIGUEL PEREIRA (RJ) RECEBE NESTE FIM DE SEMANA PROVAS DE TRAIL RUN E MTB

Crédito: Thiago Diz

Após desbravar trilhas, montanhas e praias de Grumari, Teresópolis e Arraial do Cabo, a World Trail Races chega neste fim de semana, 8 e 9, à Estância Climática de Miguel Pereira, também no Rio de Janeiro. De volta à cidade que marcou a etapa inédita no ano passado, a quarta prova do calendário abre as disputas de Mountain Bike da temporada e terá mais de 900 inscritos. Realizada pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e pela Speed Eventos Esportivos, a WTR Miguel Pereira promete desafios e experiências de muita adrenalina em meio à região serrana.
 

A maior liga de esportes de montanha do Brasil preparou percursos para todos os níveis e para quem curte a natureza. Para os atletas de Trail Run, a prova será no sábado com percursos Short 7km, Mid 16km e Full 30km, além da Kids Race, com largada e chegada no Lago Javary. Já no domingo, as provas de Mountain Bike (MTB) terão dois percursos: a Light de 27 km e a Pro de 52 km. Para a galera do pedal, a largada será na Estação Ferroviária de Portela, mas todas as atividades pós-prova serão na Arena WTR, a poucos metros da Estação. Já o Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava acontecerá em duas provas especificamente e terá premiação à parte. No sábado será no percurso de 16km de Trail Run e, no domingo, durante o percurso de MTB de 52km.
 

Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, ressalta que uma pesquisa realizada pela WTR no início da temporada apontou que Miguel Pereira é uma das cidades preferidas pelos atletas. “Essa pesquisa nos mostrou que tivemos muita assertividade em relação ao percurso e também que o trabalho que vem sendo executado na cidade tem agradado. Tanto que tivemos aumento de aproximadamente 50% no número de inscritos para Miguel Pereira. Isso mostra que é um destino muito apropriado para a WTR e estamos muito felizes de voltar para o segundo ano à cidade”, explica.
 

A Arena WTR será montada às margens do Lago Javary para receber os competidores, familiares e é aberta ao público, que também poderá usufruir das atrações. Haverá shows de bandas locais, Bar Patagonia, ativações de patrocinadores, WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga, food park e Área Kids. Já para os atletas, recovery gratuito com massagem e piscina de crioterapia e test drive de tênis da On Running.
 

Percursos pelos pontos turísticos de Miguel Pereira – Seja para os corredores ou para os ciclistas os percursos e altimetrias diferenciadas terão terrenos irregulares, trilhas, subidas, descidas para todos os níveis de preparo. Isso tudo cruzando os principais pontos turísticos da cidade.
 

No Trail Run o percurso de 7km passará pelo Lago Javary, Mirante Divinéa e Estação Ferroviária de Portela. No 16 km, atravessará todos esses pontos citados no percurso Short, além de passar pela Gruta dos Escravos, Pórtico de entrada da cidade e Morro do Francês. Já no de 30 km, os atletas seguem pelo Lago Javary, Parapente, Fazenda Santa Cecília e Ponte de Ferro Paulo de Frontin.

O percurso de domingo do MTB será um pouco diferenciado. A distância de 27km será pelo Lago Javary, Ponte de Ferro, Cachoeira de Monte Líbano e Estação Ferroviária de Portela. No 52 Km abrangerá, ainda, a Rua Coberta, o Caminho do Imperador, Cachoeira da Usina e a Ponte de Ferro Paulo.

Programação WTR Arraial Miguel Pereira – 4ª etapa

Sábado – 8/7 (Provas Trail Run)
 7h15 – LARGADA – Trail Run Mid 16km
7h35 – LARGADA – Trail Run Full 30km
8h – LARGADA – Trail Run Short 7km
8h30 às 9h30 – Show
9h30 às 10h30 – Premiação Trail Run Short 7km (Geral e Categoria)
10h30 às 11h30 – Kids Race
11h30 às 12h30 – Premiação Trail Run Mid 16km (Geral e Categoria) e Desafio STRAVA
12h30 às 13h – Show
13h às 14h – Premiação Trail Run Full 30km (Geral e Categoria)
14h às 15h – Show
Local: Arena WTR – Lago Javary, Miguel Pereira (RJ)
 

Domingo – 9/7 (Provas de Mountain Bike)
 8h – LARGADA – MTB Light 27km e Pro 52km (Estação da Portela – Maria Fumaça)
10h às 11h30 – Show
12h às 13h – Premiação MTB Light 27km, Pro 52km e Desafio STRAVA
13h às 14h – Show
14h – Encerramento da WTR Miguel Pereira
Local: Arena WTR – Lago Javary, Miguel Pereira (RJ)

P.S. – Horários e programação sujeitos a alteração
 

Calendário World Trail Races 2023
8 e 9/07 – WTR Miguel Pereira (Trail Run e MTB) – Miguel Pereira/RJ
2 e 3/9 – WTR On Campos do Jordão (Trail Run e MTB) – Campos do Jordão/SP
25 e 26/11 – WTR Serra do Mar (Trail Run e MTB) – Vale das Videiras (Petrópolis/RJ)

dungo

Jornalista, corredor e admirador da cidade maravilhosa

E o que achou sobre esse assunto? Contribua com o Esportes de A à Z! Basta preencher o comentário abaixo.